TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAGAMENTO ELETRÔNICO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE AUMENTO DA RECEITA PARA MICROEMPRESAS (ME)

Por:   •  25/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 15

PAGAMENTO ELETRÔNICO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE AUMENTO DA RECEITA PARA MICROEMPRESAS (ME)

Alziclei Marques dos Santos Ferreira

Andressa Vital Henrique

Kamila Rissi Gonçalves da Silva

Professor-Orientador

Marcos Tadeu Simões Piacentinni

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Administração/ Matemática Aplicada a Administração II / 2º Período

17/07/2017

Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever os benefícios da modalidade de pagamento por meio de cartões de crédito/débito como estratégia para aumentar os lucros de micro empresas (ME). O trabalho utilizou método quantitativo e dedutível e teve como base um estudo de caso realizado em um estabelecimento comercial, localizado no município de Cacoal-RO. Demonstrou-se a partir de dados coletados por meio de um questionário, referente à receita, custo, lucro, oferta e demanda, que a aquisição da máquina de cartão múltiplos é viável. Os resultados deste estudo revelaram vantagens na aquisição da máquina de cartão, indicando que, mesmo com o aumento do preço do produto, após o início do novo modelo de pagamento, a quantidade de clientes também aumentou. O que significa que eles conquistaram uma parte do mercado que eram exatamente as pessoas que preferiam pagar com cartão.

Palavras-chave: Comércio eletrônico. Custo. Receita. Lucro.

1 INTRODUÇÃO

O Cenário competitivo atual tem levado as organizações cada vez mais a buscarem métodos inovadores para maximizar suas produções, serviços, vendas, e assim garantirem seus respectivos percentuais no mercado econômico. A busca por novas tecnologias que possibilitem às empresas se manterem competitivas tem sido de fundamental importância, pois, a dinâmica do mercado econômico exige agilidade dos gestores para identificar os fatores que de alguma forma possam contribuir para o desenvolvimento empresarial, independentemente do tamanho da empresa.

A velocidade da informação está diretamente ligada à velocidade do surgimento de novas tecnologias. Constantemente, surgem novas ferramentas que, de certa forma, auxiliam as organizações nos seus processos produtivos e de tomada de decisões, visando um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis reduzindo assim custos e consequentemente aumentando receita e lucro.

         Este trabalho descreve o uso de uma dessas ferramentas, que é o pagamento através da utilização de máquinas de cartão de crédito e débito. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, no ano de 2016 cerca de três milhões de micro e pequenas empresas, além de novecentos mil empreendedores individuais e milhões de pequenos negócios informais não têm acesso aos meios eletrônicos de pagamento nas suas relações comerciais com clientes e fornecedores. Em contrapartida, no mesmo ano, cerca de 72% dos brasileiros já possuíam acesso a algum tipo de cartão de pagamento. (SEBRAE,2016).

Outra ferramenta de essencial importância para os gestores, uma vez que pode demonstrar  resultados financeiros é a matemática. Através de cálculos, como por exemplo, os de função oferta e demanda, função custo, função receita e lucro, pode-se obter os dados que possibilitam fazer uma avaliação sobre os processos administrativos, e localizar desconformidades que possam eventualmente afetar o lucro das empresas.  

Assim, o tema do trabalho fica intitulado como: Pagamento eletrônico enquanto estratégia de aumento da receita para ME, e tem como objetivo geral: Analisar se o cartão de pagamento eletrônico pode servir como ferramenta estratégica para aumentar os lucros no estabelecimento comercial denominado Espetinho do Ronaldo, localizado no município de Cacoal - RO. Para tal, pretende-se fazer uma demonstração dos dados da empresa através de funções matemáticas de custo, receita e lucro, para saber se a aquisição da máquina de pagamento eletrônico foi viável para a empresa e assim os objetivos específicos serão: Identificar se houve aumento de clientes, verificar se houve aumento ou decréscimo no lucro, considerar se é viável ou não a utilização das máquinas de cartões de pagamento eletrônicos.

O estudo justifica-se devido ao grande aumento de microempresas, empreendedores individuais e pequenos negócios informais que movimentam a economia do município de Cacoal – RO e concorrem com empresas de maior porte. Para atender a tais objetivos faz-se necessário a elaboração da seguinte pergunta problema: “O uso das máquinas de pagamento por meio de cartões eletrônicos de débito e crédito pode aumentar o número de clientes e o lucro da empresa”? Para uma melhor percepção do tema, a pesquisa será delimitada à cidade de Cacoal – RO, mais especificamente ao estabelecimento comercial denominado Espetinho do Ronaldo.

Considerando os resultados, estes serão verificados por meio de cálculos de funções matemáticas de custo, receita, lucro e oferta

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 As origens do comércio eletrônico

Os avanços da tecnologia e da globalização, proporcionaram o surgimento de uma ferramenta que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais, as formas de pagamentos eletrônicos. Conforme descreve a VOL – Índice de Varejo Online da E-Consulting  

 

A evolução dos meios de pagamentos, tiveram um considerável avanço a partir do momento em que foi possível separar o valor monetário do seu meio físico. As formas “físicas” de pagamento (moedas, cédulas, cheques etc) estão sendo substituídas, em ritmo acelerado, pelas formas eletrônicas e digitais, com o grande avanço da Tecnologia e Informação, em conjunto com a proliferação do uso da Web e da telefonia celular, transformou tanto a forma e locais de compra, quanto os meios e formas de pagamento. (VOL, 2012, e-consulting/formas de pagamentos ).

 

Dessa forma contribui tanto para a população como para os comerciantes, pois facilita o pagamento e assim acabam comprando mais, gerando mais receita para o comerciante. Essas movimentações de pagamentos eletrônicos são possíveis fazer sem mesmo sair de casa, são muito pratica e eficiente, por esse motivo vem crescendo aceleradamente no mercado.  

 

O avanço da tecnologia possibilitou a abertura de novos canais de utilização de cartões de crédito. Acerca desses canais, SEBRAE (2015) acrescenta que “[...] compreendem as agências bancárias, os terminais de auto atendimento (ATM), as redes de terminais de captura para cartões de pagamento (POS) e os canais de acesso remoto (computadores pessoais, telefone celular etc.)”. No entanto, tem se destacado no mercado os pagamentos através da máquina de cartão de crédito/débito, que possibilitam aos consumidores pagar de duas formas, a prazo, (crédito) ou a vista (débito).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com