TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDCA - Proposta de Melhoria

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Proposta de Melhoria de Processo

Empresa: Lavadora de Automóveis

Processo a ser melhorado: Lavagem mais rápida com economia de água e oferta de serviço diferenciado para aumento na margem de lucro.

Diagnóstico da situação atual:

Empresa atua no bairro Country Clube da cidade de Poços de Caldas-MG atendendo, em média, cerca de sete automóveis por dia e faz o uso médio de 1800 litros de água diários para realizar a lavagem dos mesmos.

Nos finais de semana a empresa fica superlotada não dando conta de atender todos os clientes. Em média são nove veículos atendidos, e a busca pela lavagem é maior.

O tempo gasto para lavagem de carro é de 40 minutos, de moto 20 minutos e caminhão 1 hora e 20 minutos. Deixando o cliente esperando por um longo período.

Indicadores de Desempenho:

Proposta PDCA:

Plan:

Meta a atingir: Reduzir de 1800 para 1600 litros de água a serem gastos por dia; Atender até onze clientes diários; Reduzir o tempo gasto de cada lavagem.

Do:

Treinamento de funcionários para redução do tempo gasto na lavagem de veículos. Com objetivo de redução entre cinco e quinze minutos a menos para cada veículo, aumentando a eficiência e podendo atender mais veículos nos finais de semana.

Com a intenção de reduzir o volume de água gasto a sugestão é a troca de bico da mangueira para um bico com abertura menor. Também a instalação de um sistema com equipamentos exclusivos para captação, tratamento e armazenamento da água, visando seu reuso em atividades que admitam o uso de água de qualidade não potável.

Reduzindo o tempo gasto de atendimento por veículo se obtém mais tempo disponível, podendo atender até mais dois ou três veículos por dia.

Check:

Observar durante o mês o fluxo de veículos atendidos e acompanhar o volume de água gasta, obtendo assim o resultado das ações implementadas.

Action:

Após a verificação de como está sendo trabalhado o plano sugerido, é preciso fazer a correção dos erros apontados e indicar a melhoria, além de manter a proposta sugerida.

Conclusão:

Atualmente a empresa encontra-se atendendo um baixo número de veículos, gasta um volume de agua excedente do que o desejado e atende um pequeno número de clientes.

Foi sugerido nesta proposta de melhoria, diminuir o gasto médio de agua em cada lavagem, aumentar o número de clientes e diminuir o tempo de cada lavagem.

Ao implementar esse plano, a empresa obteve um custo menor em sua receita, aumentou sua carteira de clientes e expandiu seus atendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com