TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERRENGUE – O DESAFIO DA MOBILIDADE EM SÃO PAULO

Por:   •  6/6/2019  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 3

PERRENGUE – O DESAFIO DA MOBILIDADE EM SÃO PAULO

Diretor: Murilo Azevedo

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o53FSMNfDio. Consultado em: 11 de março de 2019

Trata-se de um documentário sobre a vida de 4 trabalhadores da capital paulista que gastam, em média, 3 à 4 horas para se deslocar de suas residências até seu local de trabalho. A história desses trabalhadores é acrescida pela opinião de urbanistas e gestores públicos. O documentário pode ser assistido gratuitamente pelo Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=o53FSMNfDio.[pic 1]

O documentário dirigido Por Murilo Azevedo que tem duração de 25m51s mostra a história de 4 trabalhadores que vivem o mesmo drama: o drama da mobilidade em São Paulo. Além disso, em São Paulo há o agravante da distância o que torna o simples fato de ter compromisso com hora marcada ser uma tarefa impossível.

Uma das principais discussões é com relação a qual meio de transporte utilizar: transporte coletivo (ônibus, metrô) ou carro próprio. Vantagens e desvantagens para ambos são apresentadas: carro é confortável, prático e mais rápido, mas custa muito mais (até 3 vezes mais do que o transporte público). Já o transporte público é sempre muito lotado, não tem lugar para sentar sempre e muitas vezes não funciona.

Fato é que todos querem ter carro, pois é um símbolo de status e mobilidade. Mas, a frota de São Paulo é tão grande que não há novo viaduto ou anel viário que consiga resolver o problema. Não tem espaço para todo mundo. Na verdade, de acordo com a opinião de um especialista no documentário é de que São Paulo está vivendo um colapso e que é impossível imaginar uma solução para a frota atual de São Paulo. Segundo ele se toda a frota de veículos for para as ruas de São Paulo ao mesmo tempo haverá um apagão da mobilidade em São Paulo, não tem lugar pra todo mundo. De acordo com um dos trabalhadores, a única forma de melhorar essa situação em São Paulo é destruir tudo e começar do zero. De acordo coma Urbanista, uma solução possível seria melhorar o transporte coletivo que desde a década de 80 deixou de receber investimentos por [arte do governo e por outro lado existem as pessoas que utilizam seus carros apenas pelo status.

E porque as pessoas precisam que os meios de transporte sejam mais eficientes em São Paulo? Esses 4 trabalhadores vivem o mesmo dilema: moram muito longe de seus trabalhos. De acordo com a opinião de um dos especialistas isso ocorre porque o governo oferece a moradia aos trabalhadores me locais extremos da cidade, mas não oferece infraestrutura (criação de emprego) para que essas pessoas fiquem próximas às suas residências. Assim, surge o grande desafio: transportar essas pessoas dos extremos da cidade até o centro da cidade onde ficam seus trabalhos (por exemplo: Zona Leste até a Avenida Paulista).

Os quatro trabalhadores, mesmo sem se conhecer expressaram o mesmo sonho: morar mais perto de seus trabalhos para que possam ter qualidade de vida, para que possam passar mais tempo com seus familiares, praticar alguma atividade física, um hobbie, sair com os amigos. Sendo consenso de que isso é de fato importante, um dos especialistas comenta que um sistema de transporte eficiente é aquele que reduz o tempo de deslocamento e devolve a qualidade de vida às pessoas.

Em suma, o documentário mostra o problema da mobilidade das pessoas na cidade de São Paulo, mas essa é com certeza a realidade nas maiores cidades do país. Assim, é importante ressaltar a incontestável importância do trabalho dos tecnólogos em logística de transporte nesse aspecto, seja ajudando a decidir onde investir, melhorar rotas, etc. Esse profissional é importante para o estabelecimento ou devolução da qualidade de vida para as pessoas, além de outros ramos de transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (158.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com