TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise da Mobilidade Urbana em São Paulo

Por:   •  25/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO (itens para resumo do artigo)

- Região Metropolitana de SP, cerca de 6 milhões de veículos. 10 milhões de deslocamentos em transporte público, e outros 10 em individual -  dentro de 30 milhões de deslocamentos diários.

- Porém, o aumento absurdo de veículos não é o problema da crise, mas o aumento da deterioração do trânsito, portanto degradação urbana.

- De 1992 a 1997, a média de quilômetros de congestionamento no sistema viário principal, foi de 40 a 120 km.

*CET - Companhia de Engenharia de Tráfego.

*viscosidade -  propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento. Quanto maior a viscosidade, menor a velocidade que o fluido se movimenta. (o autor chama a circulação da cidade de São Paulo de “viscoso”)

- Duas realidades em SP, a oficial com leis de planejamento urbano, e a clandestina, atrasada e fora da lei. O segundo gera mobilidade clandestina sem planejamento e controle.

- “Divórcio entre as políticas de uso de solo, transporte e trânsito."

- “Habitação cresce em direção do extremo leste da cidade e o trabalho avança no quadrante sudoeste. Resultando em mais viagens, maiores distâncias percorridas e, portanto, mais congestionamentos." Causa inviabilidade.

- Verticalização no centro da cidade. Porém essa mesma "cidade legal" carece de estacionamentos, causando as altas tarifas.

- Juntar urbanistas, técnicos de transporte urbano e trânsito seria a solução para um sistema viário eficiente. Acabar com esse divórcio mencionado anteriormente.

- Racionalizar a infraestrutura já existente seria a solução principal. Ou seja, não seria viável destruir a existente e construir outra, mas melhorar a ajá existente.

- Década de 60, contratação de consultoria estrangeira pela administração municipal.

- Demanda de viagens, algumas soluções - alguns existentes que não solucionam o problema completamente. Como as tarifas.

- Desafio de convencer a todos sobre mudanças de hábitos, esse é o verdadeiro desafio. A melhoria do sistema viário não vem apenas de soluções técnicas, mas também da disposição de quem a usa.

- ABSURDO para o autor: quem não tem veículo próprio, e depende de ônibus, sofre a mercê dos que têm. Diante da escassez de um bem público - espaço para circular - cobrança: zona azul.

- Forma de solução mencionada pelo autor: semáforos inteligentes (um exemplo), adicionar mais tecnologia, usá-la a seu favor e melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com