TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA BREDA IMPRESSÕES GRÁFICAS

Por:   •  25/6/2020  •  Monografia  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 15

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

DA EMPRESA BREDA IMPRESSÕES GRÁFICAS

Thiago Barcelos Gualberto[1]

Geomarts Lahass[2]

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários da empresa Breda Impressões Gráficas. Localizada na cidade de Vila velha/ES.

Palavras-Chave: Administração, Recursos Humanos e Satisfação.

.

EMPLOYEE SATISFACTION SURVEY BREDA COMPANY GRAPHIC PRINTS

ABSTRACT

This paper aims to identify the level of employee satisfaction of Breda Impressions. Located in the city of Vila Velha/ES.


  1. INTRODUÇÃO

A realização de tarefas procedidas pelo fator humano, mesmo com toda a tecnologia existente no mercado, é o que faz a diferença no mundo competitivo.

Antigamente, acreditava-se que o aspecto econômico era o único fator motivacional na vida profissional do homem. Entretanto, com o desenvolvimento da teoria geral da administração, houve a comprovação de que é essencial para o êxito da empresa conhecer seus colaboradores e saber que os funcionários são diferentes uns dos outros, assim sendo, necessitam de motivações diferentes.

Portanto, é crucial compreender o que de fato motiva um colaborador, e entender que os mesmos possuem necessidades e emoções diferentes. Sendo assim, para aumentar a produtividade e conseguir o resultado desejado é preciso investir em pessoas.

Para o sucesso de uma organização é fundamental obter colaboradores e funcionários motivados. Desta forma, as empresas que querem ser estrategicamente vencedoras estão em busca de pessoas comprometidas e que se sintam satisfeitas com as atividades que desempenham. Os colaboradores, por outro lado, querem uma valorização e reconhecimento como produtores de resultados.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Cultura Organizacional

Em uma definição simples, cultura organizacional é um conjunto de hábitos compartilhados pelos membros da organização.

Para Oliveira (2008, p.206)

“[...] cultura organizacional é o conjunto estruturado de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados de forma interativa pelas pessoas que atuam em uma organização”.

Na visão de Maximiano (2006), a cultura organizacional é a experiência de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida. Sendo assim, essa experiência pode ser ensinada aos novos integrantes como forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas.

A cultura de uma empresa constitui-se de características relacionadas à empresa, de modo que esses aspectos constituem o modo de ser da mesma. Em outras palavras, na mesma proporção que a personalidade está para o indivíduo, a cultura está para a organização, de forma que se torne a identificação da empresa e o reconhecimento dos funcionários (LUZ, 2003).

  1. Clima Organizacional

Segundo Luz (2003), o clima organizacional é o nome dado ao ambiente interno entre os indivíduos de uma empresa. Dessa forma, o clima de uma organização está relacionado com o grau de motivação dos membros da mesma, de modo que à medida que o nível de satisfação dos colaboradores aumenta o clima organizacional da empresa também se eleva, e dessa forma apresentar consequências positivas em relação à satisfação dos funcionários. Por outro lado, quando o nível de motivação está baixo, o clima organizacional tende a baixar-se, e desse modo acarretar baixa produtividade, causar desinteresse, apatia, insatisfação e depressão dos membros da organização.

Segundo Oliveira (2010, p.168),

Clima organizacional é o resultado da análise de como as pessoas se sentem em relação à organização, com seu modelo de administração, bem como aos relacionamentos interpessoais existentes. O clima organizacional está correlacionado ao nível de moral, aos valores, bem como aos comportamentos e atitudes dos profissionais das organizações.

Dessa forma, o clima organizacional não é algo explícito e jamais é algo nítido. Portanto, é um conjunto de percepções que os colaboradores têm de diversos aspectos que influenciam sua satisfação no dia-a-dia do trabalho e seu bem-estar, embora nem todos os membros possuam a mesma percepção e opinião. O clima organizacional reflete diretamente no comportamento humano, pois é considerado um elemento que resulta da cultura de uma empresa, na qual pode ser definido da forma de como as pessoas percebem e vêem a organização, levando em consideração, as decisões tomadas, a coordenação das tarefas e o modo de como estas são comunicadas aos membros (LUZ, 2003).

Dando seguimento a linha de pensamento de Luz (2003), é concluído pelo autor que para alcançar a qualidade desejada na organização, é necessário satisfação na vida pessoal e profissional, para que os membros da organização consigam desempenhar bem suas tarefas, de forma a alcançar melhoria em termos de desempenho e produtividade. Assim, percebe-se que gerenciar o clima organizacional por meio da área de recursos humanos, torna-se indispensável para qualidade de vida das pessoas envolvidas na empresa e principalmente ao sucesso dos negócios.

  1. Satisfação no Trabalho

Geralmente, avalia-se a satisfação dos colaboradores utilizando-se da aplicação de questionários ou entrevistas, e por intermédio destes, analisar o modo de como se sentem no trabalho. Ainda, algumas vezes, devem-se solicitar algumas idéias e opiniões de supervisores, para então avaliar a satisfação de outros indivíduos (SPECTOR, 2003).

Spector (2003) enfatiza o papel do líder como fundamental para o desenvolvimento da satisfação dos membros no trabalho, pois o mesmo influencia na motivação destes, de modo a gerar credibilidade, criar comprometimento, segurança e valorização do indivíduo de acordo com seu desempenho, e assim criar uma relação de respeito e confiança. Logo, deve-se ressaltar o líder como uma das principais influências da satisfação das pessoas no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (103.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com