TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - Ambiente Empresarial

Por:   •  8/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 11
  1. UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  2. ADMINISTRAÇÃO

Renan Manhas Luiz

Simone Barbosa Mascarenhas

  1. PROJETO MULTIDISCIPLINAR
  2. Ambiente Empresarial

SÃO PAULO – SP

                                                   2018

  1. UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  2. ADMINISTRAÇÃO

Renan Manhas Luiz – RGM 17436907

Simone Barbosa Mascarenhas – RGM 17692547

  1. PROJETO MULTIDISCIPLINAR  
  2. Ambiente Empresarial

Projeto Multidisciplinar – ambiente empresarial, apresentado ao Curso de Administração na Universidade Cruzeiro do Sul (Polo Anália Franco), como parte de requisito para a conclusão da disciplina. Professor e Tutor: Rogério Campos

SÃO PAULO – SP

                                                              2018

RESUMO

Trata-se de um projeto multidisciplinar de Ambiente Empresarial de conclusão de modulo com o objetivo de conhecer, descrever e analisar as práticas existentes em uma organização real de uma empresa.

        A empresa aqui descrita é a Ótica Joá Ltda, uma empresa familiar do setor óptico que hoje possuí 9 lojas por toda a São Paulo e um escritório administrativo na Vila Leopoldina.

        A Ótica Joá criou uma estrutura que objetiva atender a demanda de mercado, mas que vem sofrendo junto á economia geral do país, uma queda significativa de seus lucros.

        Ao desenvolver do projeto apresentaremos a História da empresa e de sua administração.

Palavras chave: Administração, Cultura organizacional e desempenho,

  1. SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Este projeto é um trabalho de conclusão de módulo apresentado ao terceiro semestre do Curso Superior de Administração que visa compreender o eixo temático “Ambiente Empresarial”

O Projeto mostra as realizações da Joá, de onde foram extraídos dados de uma empresa do comercio varejista que também é fabricante, no ramo da óptica plena.

Através de pesquisas bibliográficas, obtivemos conhecimentos teóricos que nos permitiu fazer questionamentos à base de perguntas para alguns colaboradores da Ótica Joá, procurando obter dados quantitativos a fim de entender que forma funciona o processo de seus gestores, para que a Administração da empresa seja incorporada e praticada por todos.

Após entender de que forma funciona o processo dos gestores, procurou-se responder como as questões do PIM, aqui solicitadas.

  1. .  DESENVOLVIMENTO - DETALHAMENTO
  1. DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

Razão Social:                Ótica Joá Ltda.

Localização:                         LG. Do Arouche, 91 – São Paulo - SP

CNPJ:                         61.101.820/0001-64

Ano de Abertura:                1957

Ramo de Atividade:        Comércio Varejista do Setor Óptico.

  1. DADOS E FATOS RELEVANTES: BREVE HISTÓRICO DE ORDEM CRONÓLOGICA.

A Ótica Joá é uma empresa de comércio varejista que busca através de suas atividades lucrar com a venda de produtos e serviços ópticos.

O inicio das atividades da empresa se aconteceu pelo ideal de seu fundador, Miguel Altieri aos 20 anos de idade, então estudante de contabilidade, pede emancipação aos seus pais para poder administrar seu próprio negócio.  

Miguel Altieri associou-se a um amigo, inaugurando assim sua primeira loja, até então num setor desconhecido por ambos. Persial foi o nome escolhido, Largo do Arouche, sua localização, e na região central paulistana inicia seu grande empreendimento.

Uma mudança no contrato de locação ocasionou em 1960, e criou uma mudança de endereço da loja, que permanece até hoje, Largo do Arouche número 91, com isso veio à alteração do nome fantasia, que por sugestão do sogro do Miguel a loja passou a se chamar Ótica Joá.

A parceria com o sócio e amigo durou 20 anos, até 1977, quando cada um resolveu tocar a vida separadamente e Miguel assumiu a empresa sozinho, onde atendia seus clientes, montava os óculos e conferia as lentes.

 Em seu acervo pessoal, Miguel Altieri nos concedeu na visita técnica fotos que elucidam este período que sozinho administrava sua empresa.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Mais este cenário, de ser o único a tocar a empresa mudou, pois Miguel

contou com ajuda das filhas e nos dias atuais, toda a família opera a gestão total da empresa.

  1. NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO.

A Ótica Joá é uma empresa que presta serviços de consultoria óptica, vende lentes oftálmicas graduadas ou não das marcas mais conceituadas que busca oferecer a melhor solução estética e funcional no segmento.

  1. PORTE DA EMPRESA

A Ótica Joá atualmente é uma empresa de pequeno porte de Sociedade Limitada, onde Miguel Altieri é sócio majoritário divide a responsabilidade do Capital da empresa com suas três filhas.

2.5 RELAÇÃO DE FILIAIS

A Ótica Joá possui hoje 1 laboratório, 9 lojas com  unidades e o escritório central localizado na Vila Leopoldina.

No decorrer de sua trajetória, a organização consegue conjecturar novos caminhos e novas conquistas e é através de sua história que a empresa constrói a sua identidade dentro de seu contexto social, permitindo que os seus públicos tenham a percepção do seu caminho e com a Ótica Joá não é diferente.

A seguir temos a ilustração da linha do tempo da Ótica Joá, onde observamos seu crescimento através dos anos passados.

[pic 6][pic 7]

  1. NUMERO DE FUNCIONÁRIOS

A equipe da Ótica Joá é composta por 26 colaboradores, sendo um supervisor de vendas, uma coordenadora de vendas, uma coordenadora operacional e todos três atuam nas nove lojas. As unidades Faria Lima, Butantã, Higienópolis e Vila Nova possuem um gerente para cada ponto de venda e mais doze vendedores, já as unidades Arouche, Mario Ferraz, Itapeva, Conj. Nacional e Tatuapé possuem sete vendedores no total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (445.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com