TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  17.800 Palavras (72 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 72

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PIM - II

Projeto Integrado Multidisciplinar

Graúna Aerospace S/A

Trabalho apresentado a UNIP – Universidade Paulista no curso de Gestão em Recursos Humanos, tendo como meta apresentar aos discentes a análise dos aspectos das práticas de gestão organizacional, estrutura, comunicação, aspectos éticos - legais e mercadológicos.

DATA DA APROVAÇÃO ____/____/____

________________________________ ________________________________

Prof. Antonio Carlos Coutinho Reis Profª. Claudinete Salvato

Titulação_____________________________________

São José dos Campos

2008

Dedicatória

Dedicamos este trabalho a nossa equipe e aos Professores que nos ajudaram na elaboração deste trabalho.

Epígrafe

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

Dalai Lama

Resumo

Sociedade Anônima de Capital Fechado, a Graúna Aerospace S/A foi fundada em 16 de maio de 1990 e é composta por assembléia geral, conselho administrativo, diretoria e conselho fiscal, tornando-se fortalecida e expansiva.

A empresa possui tecnologia de ponta e é membro fundador da HTA (High Tecnologies Aeronautics), um consórcio formado por fornecedores do segmento aeronáutico.

O grande propulsor de desenvolvimento da Graúna é melhorar processos, reduzir custos e atender ao mercado-cliente.

O porte em que a empresa se encaixa no quesito número de funcionários é o de grande porte, pois conta com mais de 510 funcionários.

Seus principais produtos são peças usinadas de aeronaves, peças de turbina e montagem de subconjuntos, com matérias primas como o alumínio, aço inox, titânio, etc.

Brasil, Canadá, Estados Unidos e Europa são clientes-alvo, sendo a Embraer a principal cliente no país.

Quanto à Gestão de Pessoas, a Graúna estimula o capital humano considerando que o treinamento e o desenvolvimento são fundamentais, pois a saída de um funcionário é dispendiosa e requer tempo e assim como o motor que pára de funcionar caso alguma peça se deteriore, a empresa também sente com uma eventual saída.

Uma arma eficaz para a redução da rotatividade, ou o chamado Turn Over, é através da motivação de seus funcionários por meio de treinamento que resultará em conhecimento adquirido, contando com a parceria dos recursos humanos. Atingir o auto desenvolvimento em busca do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude).

Uma maneira que a Graúna Aerospace S/A usa para estimular a motivação de seus funcionários, além de apresentar estilos de liderança do tipo coercivo em caso de algum problema ou crise, autoritário em busca de uma nova visão, democrático para atingir consensos e treinador para melhorar performances, é fazer uso de uma ferramenta de seleção importante: o recrutamento interno. É econômico, rápido e tem maior segurança, mas também utiliza do recrutamento externo para renovar o quadro e quando necessário adota o recrutamento misto.

Através de entrevistas, provas de conhecimento específico e técnico, assim como uma prévia triagem para selecionar o perfil, a empresa fundamenta o processo seletivo na excelência e experiência.

Para que a Gestão de Pessoas seja exercida de maneira eficaz, há um planejamento estratégico com as seguintes etapas: análise do ambiente interno e externo de RH e das necessidades organizacionais; características de cargos; inventário de RH e um plano de ação. Observou-se, através de visitas técnicas, que a Graúna apesar de não possuir um setor de RH específico, já opera com muitos dos recursos citados nas etapas supracitadas.

Quanto à análise do balanço patrimonial no mês de julho de 2008, a Graúna encerrou com o ativo circulante mais alto em função da implementação do sistema de estoque de produtos em janeiro do mesmo ano; o ativo permanente reduziu em função da taxa de depreciação que aumentou em 10% em relação a 2007; o passivo circulante ficou igual ao ano anterior e o passivo exigível reduziu. O patrimônio líquido cresceu R$1.771 mil reais em relação a 2007, sendo responsável por isso, novamente, o estoque.

A Graúna em sua política da qualidade enfatiza “atuar com foco em seus clientes” com a diretriz “Manter contato permanente com o cliente”. Portanto, de modo a valorizar e reforçar o conceito e a prática de ações focalizadas no cliente, a Graúna implantou o SAG – Sistema de acompanhamento de clientes Graúna, que constitui num instrumento para medir a satisfação dos clientes em relação às principais variáveis que influenciam a qualidade dos produtos e serviços.

Abstract

Capital Closed public companies, the Aerospace Graúna S / A was founded on May 16 in 1990 and is composed

...

Baixar como (para membros premium)  txt (117.9 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com