TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II NATURA COSMÉTICOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  1.513 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

ARARAQUARA/2020

PROFESSOR MAUROTRUBBIANELLI

Nº.

NOME

RA

01

AMANDA DE ALMEIDA SENA

2036880

INTRODUÇÃO

A empresa a ser estudada é a Natura Cosméticos S/A, uma das maiores companhias de cosméticos do Brasil, que aborda sistemas contemporâneos, para que sempre haja um renovo em suas atividades internas e externas. A Natura é muito conhecida por suas abordagens sustentáveis que não corrompem o meio ambiente, muito pelo contrário, suas ações implicam para a sua melhoria. Além de oferecer produtos excelentes, ela tem um cuidado constante com suas ações, tudo o que faz internamente, acaba refletindo para o que acontece externamente.

A economia gira em torno de nossas ações e lucros, tudo o que fazemos e produzimos implicam para o que acontece dentro e fora da organização. Uma vez que a empresa somente pensa em lucros, ela está focando na visão errada, uma companhia, principalmente de grande porte, precisa olhar como um todo para dentro e fora da organização, para que lucros sejam consequência de suas boas ações. Todas as ações geram impacto positivo ou negativo, e o objetivo da Natura é sempre gerar algo positivo, tanto para o meio ambiente, como também para as pessoas que trabalham para empresa, e logo seus clientes.

Este estudo é baseado na matéria de Economia e Mercado, onde buscamos entender a influência econômica da organização interna e externa. Outra matéria que também abordaremos é Recursos e Patrimoniais, analisando a logística da empresa, em determinados tópicos. E por último, analisaremos a Matemática Aplicada da empresa, onde o cálculo é feito para que as tomadas de decisões não se tornem prejudicial a empresa, mas também buscando a forma mais prática e econômica na empresa em geral.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

Diante do cenário atual em que o mundo vivemos, é uma necessidade que as empresas sejam sustentáveis, tanto em seus processos de produtos, quanto em seu relacionamento com seus investidores. Segundo Savitz(2006) para gerenciar um negócio, devem ser consideradas seus pontos econômicos, sociais e ambientais. devido a crescente necessidade das empresas, instituições, e governos de adequar as estruturas de produção e manutenção em prol dos cidadãos e da sociedade, é um assunto que está cada vez mais forte e torna-se uma necessidade dentro das corporações.

A Natura, inaugurada em 1969 como uma pequena empresa, era inimaginável que a empresa cresceria tanto e ser tornaria uma das maiores corporações de cosméticos nacionais, e uma das provas disso, em 2019 a Natura comprou sua concorrente, Avon, ou seja, seu alcance se tornou enorme, comparado a outras organizações do mesmo ramo. Os níveis de procura pelos produtos da Natura vêm crescendo muito, tanto pela qualidade de seus produtos, quanto pelos preços acessíveis que se adequem ao financeiro de seus consumidores. É através da microeconomia que a Natura estuda os níveis individuais da economia para distribuir preços que seus clientes estão dispostos a pagar, e isso gera uma satisfação dos que utilizam seus produtos.

Observando a empresa, pode-se dizer também que ela utiliza da macroeconomia também, que é o estudo da economia em geral que analisa a renda, produtos, emprego e desemprego, taxa de juros, balança de pagamentos e entre outros. A macroeconomia possui algumas metas, e uma delas é aumentar a empregabilidade, e fazer crescer a economia, e a Natura está fazendo isso com muito êxito, atualmente a empresa conta com 6,6 mil contribuidores, somente no Brasil, ao total são 18 mil profissionais, atuando em 73 países, nos cinco continentes.

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

O gestor de Recursos de Materiais e Patrimoniais precisa administrar de uma forma eficaz e correta para que seu desempenho seja voltado em lucros para a organização. É necessário dominar as escolhas de matérias, administrar corretamente os suprimentos de armazenagem e controlar todo o processo, desde sua compra até a comprovação de preço e qualidade.  Para uma boa administração o gestor precisa conhecer e dominar as aplicações: matéria-prima, materiais em processos, materiais semiacabados e produto final.

A Natura em seu processo de fabricação de produtos, conta com uma grande demanda de fornecedores no Brasil, e no comércio exterior. A Natura conta com uma base aproximadamente de 4.257 fornecedores, onde 5,5% deles oferecem insumos que são ativos da biodiversidade, matérias primas, materiais de embalagem e produtos de acabamento. E 94,5% de seus fornecedores oferecem serviços, ou materiais indiretos que não são diretamente ligados a produção. Para DRUCKER (1975, p. 119) “Toda empresa precisa, portanto, de objetivos de produtividade para cada um dos três recursos principais: recursos naturais, trabalho e capital.”

Sua estratégia está ligada a todo movimento de eficiência, qualidade e melhorias, que envolve toda a organização.  A Natura busca um envolvimento de longo prazo com seus fornecedores, pois reconhece da necessidade e importância que cada um tem para a empresa, uma vez que seus fornecedores são féis e a empresa é fiel com eles, um elo estratégico é formado, para que cada um sempre cumpra com seus deveres sem que um denigra o outro, há uma troca favorável entre ambos. A empresa busca analisar as demandas de seus fornecedores, e faz uma pesquisa de satisfação anual, para que através disso, venha se posicionar em fazer melhorias onde se acha que é necessário.

  1. MATEMÁTICA APLICADA

A matemática aplicada é uma ferramenta muito importante na gestão. Com seu uso, conseguimos determinar custos sobre toda a cadeia organizacional. Sua função permite prever comportamentos e calcular as variáveis que ajudam na tomada de decisões. Há uma grande variedade de softwares para as áreas da gestão que ajudam nos cálculos, uma delas são as planilhas de Excel e seus gráficos. As calculadoras permitem agilidade nos cálculos para as tomadas de decisões envolvendo juros, custos financeiros prazos, montantes e capitais. É importante que o gestor domine os princípios da matemática aplicada, para que aplique corretamente esses conceitos na organização e tome decisões concretas favorecendo a companhia em trabalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com