TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I NATURA COSMÉTICOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PIM I

ARARAQUARA/2020

PROFESSOR MAURO TRUBBIANELLI

Nº.

NOME

RA

01

Amanda de Almeida Sena

2036880

INTRODUÇÃO

Para um bom desempenho organizacional a empresa precisa estar disposta a pensar e a realizar tarefas como um todo. É necessário ter uma visão inovadora e estratégica, que não deixe de lado o colaborador que é designado para que a tarefa venha ser desenvolvida.

No atual mercado, empresas vem se destacando por seus métodos de administração, que visa um ótimo desempenho do funcionário na organização, sem deixar de lado a qualidade do produto e serviço a ser oferecido e a preocupação com o cliente e o meio ambiente. A comunicação aberta é uma ferramenta essencial no mundo corporativo, onde engloba o respeito para com todas as pessoas que estão dispostas a colaborar com o crescimento da empresa que também gera um desenvolvendo pessoal.

O sucesso de uma organização não é apenas seu faturamento mensal, ou seus números de vendas, o seu sucesso está ligado a forma em como ela faz o trabalho acontecer,  pode ser uma corporação que tem um faturamento ótimo, mas se não houver uma colaboração e respeito mútuo na base organizacional, o faturamento se torna prejuízo. Uma vez que o funcionário se sente oprimido em seu âmbito de trabalho, não está motivado a dar seu melhor, sendo assim, irá desperdiçar recursos e tempo na empresa.

Este projeto visa analisar os Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. O objeto de estudo será a empresa Natura, a maior organização de cosméticos brasileira, que deu início as suas atividades em 1969, sempre visando a sustentabilidade, qualidade em seus produtos e serviços, comunicação com seus contribuidores e mantendo uma preocupação em preservar o meio ambiente.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A Natura está no mercado há meio século, criada em agosto de 1969 por Antônio Luiz Seabra, a empresa se tornou a maior multinacional brasileira de cosméticos. A organização tem como um princípio gerar impacto positivo para as pessoas e para o meio ambiente. O seu número de colaboradores vem crescendo a cada ano, somente no Brasil em 2018 foi constatado 4.958 funcionários, a empresa atua também com vendas internacionais, presente na Argentina, Chile, Estados Unidos e França, contendo ao todo 45 lojas físicas.

A empresa é responsável por desenvolver, fabricar, produzir e distribuir cosméticos, tais como: perfumes, maquiagem, hidratantes para corpo e mãos, e entre outras variedades de produtos sustentáveis. Para que a distribuição seja de forma eficiente e eficaz a companhia conta com time de colaboradores capacitados e treinados para que os produtos e serviços cheguem ao cliente de forma mais rápida e que economize tempo, sem que denigra o meio ambiente.

Com o planejamento estratégico, a empresta agregou novos elementos a diretrizes existentes, dando força ao crescimento e ao futuro da organização. Sob a visão estratégica, a mesma adquiriu agilidade para acompanhar as mudanças que acontecem no mundo organizacional e na empresa como um todo. Uma das propostas feita pela Natura, engloba o crescimento do mercado brasileiro e internacional através das vendas. Para que isso ocorra, a empresa busca melhorar de todas as formas possíveis, desde a área estratégica até operacional.

Buscando a inovação contínua de produtos por meio de investimentos e inovação, a eficiência operacional é um fator de suma importância para que resulte no aumento de produção sem que haja riscos de desperdícios, é um dos fatores que corroboram para o crescimento da marca e de sua competitividade. A sua missão para com os clientes é criar produtos e comercializá-los para que promova bem-estar/estar-bem.

Um dos objetivos da administração, é garantir o máximo de prosperidade para o patrão e ao funcionário ao mesmo tempo. Para o trabalhador o máximo de prosperidade seria um salário alto, referente a carga de serviço que o mesmo oferece a organização, já para o empregador, o máximo de prosperidade é além do lucro para companhia, também seria o baixo custo de produção.

Para que o baixo custo na linha de produção ocorra, é necessário o investimento no treinamento de pessoal adequado para desempenhar tal função, uma vez que o treinamento é feito e padronizado em organizações, o funcionário se torna apto para exercer funções que a empresa o designa. Antes do treinamento ocorrer, o contratante precisa enxergar o talento natural do subordinado, para que ele venha ter o maior proveito de desempenho em sua função. Taylor tinha cinco objetivos gerais, e eles eram:

  • Eliminação do desperdício de esforço humano.
  • Adaptação dos operários à própria tarefa.
  • Treinamento para atendimento das exigências do trabalho.
  • Maior especialização nas atividades.
  • Normas de trabalho bem detalhadas.

A Natura Cosméticos, sendo uma empresa grande e capacitada, tem um excelente treinamento de pessoal, sempre ativa e disposta a oferecer treinamentos que não prejudique a saúde e integridade do funcionário.

Em setembro de 2018 a empresa adquiriu um robô colaborativo em sua linha de produção na Natura Plant, onde atuou no processo de colocação de tampas e válvulas e o fez com muito êxito. Este processo, demanda esforços repetitivos do trabalhador, que consequentemente a curto prazo desenvolveria alguma deficiência em seu âmbito de trabalho que traria uma doença ocupacional.

O intuito da empresa ao adicionar os robôs na linha de produção, além de garantir ainda mais segurança no ambiente de trabalho, foi aumentar a rapidez na produtividade, assim deixando um custo baixo na produção.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Natura Cosméticos é uma empresa completamente capaz de desenvolver um treinamento adequado para todos os seus colaboradores, sendo assim, quando oferece cursos de treinamentos a mesma comunica a todos através de e-mail, internet, banners, folders, avisos em cartazes e entre outros meios.  Sempre lembrando-os de concluir tais treinamentos, sempre há um prazo estipulado, e a Natura os preza, então encontrou uma forma de 90% da companhia fazer seus treinamentos, sendo que 100% foram notificados a fazê-lo, no ano de 2018 foram feitas inúmeras ações para lembrar os funcionários de finalizar os treinamentos, incluindo também o engajamento de diretores e gestores de cada área. Além dos treinamentos presenciais na companhia, a Natura oferece também um treinamento online para que tenham total desempenho em suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com