TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III E IV GESTÃO RECURSOS HUMANOS

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  3.426 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic 1]

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar III E IV

JOSÉLIA FERREIRA DE OLIVEIRA REINALDO

UP 19115332

CAMPINA GRANDE-PB

2019

JOSÉLIA FERREIRA DE OLIVEIRA REINALDO

UP19115332

          Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, apresentado como requisito para obtenção da aprovação do  Período do Curso de Gestão De Recursos Humanos da UNIP – Universidade Paulista, sob orientação de Índiny Kethelen Da Silva Ferreira.

                     

CAMPINA GRANDE-PB

2019

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar III e IV do curso Gestão de Recursos Humanos aborda o levantamento de informações da empresa Epgraf Equipe Editorial e Serviços Gráficos Ltda, que atua no ramo da indústria gráfica.

No PIM III foram relacionados dados que insere o aluno nas práticas gerenciais de recursos humanos com base em estudo das disciplinas: suprimento de mão de obra, gerenciamento de pessoas e contabilidade.

No PIM IV foi aplicado o conhecimento adquirido com base em estudo das disciplinas: dinâmica das relações interpessoais, estatística aplicada e desenvolvimentos de recursos humanos, apontando ações  visando melhorar a atuação da empresa estudada e o inter-relacionamento entre a mesma e seus colaboradores.

Palavras-chave: indústria, gestão, conhecimento.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................

05

PIM III

2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA ........................................................

06

3. GERENCIAMENTO DE PESSOAS .........................................................

07

4. CONTABILIDADE ....................................................................................

09

PIM IV

5. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ....................................

12

6. ESTATÍSTICA APLICADA ......................................................................

14

7. DESENVOLVIMENTOS DE RECURSOS HUMANOS ............................

15

8. CONCLUSÃO ..........................................................................................

17

REFERÊNCIAS ............................................................................................

18

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto é transformar o conhecimento adquirido através das disciplinas do segundo período do Curso Gestão de Recursos Humanos, em  ações para melhorar o relacionamento interpessoal entre a organização e seus colaboradores, visando o crescimento da empresa estudada.

PIM III

2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Quando falamos em planejamento de mão de obra, podemos entender que se trata de fornecer pessoas ideais para atingir os objetivos de uma organização.

Conforme Dutra (2009, p.63) “É a quantidade e qualidade de pessoas necessárias para cada uma das operações ou negócios da empresa”.

A Epgraf Equipe Editorial e Serviços Gráficos Ltda,  faz seu planejamento baseado no fluxo de pessoal, mapeando através do cálculo de desligamentos, admissões e promoções, buscando a manutenção da sua estrutura.

2.1 RECRUTAMENTO

Segundo Chiavenato (2002), “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.

A Epgraf Equipe Editorial e Serviços Gráficos Ltda, utiliza o recrutamento interno e externo.  

No recrutamento interno, a empresa  possibilita ao colaborador uma mudança de setor,  por ser um método mais vantajoso quanto à formação e o entrosamento com os demais.

No recrutamento externo, a empresa divulga a vaga em sites de emprego, e principalmente, busca profissionais capacitados na área gráfica no SENAI para o setor produtivo.

2.2 SELEÇÃO

Segundo Pontes (2001, p.159), “seleção de pessoal é o processo de escolha do profissional para o preenchimento das posições abertas entre os recrutados”.

Como a Empresa Epgraf dar oportunidades a candidatos vindos do SENAI, os mesmos já vem com o conhecimento e formação inerente ao cargo. Daí é feita uma entrevista, e se necessário uma redação. Logo após, os dados são analisados e o proprietário seleciona o candidato mais adequado para vaga, fazendo o acompanhamento do mesmo para verificar sua adaptação à empresa.

3. GERENCIAMENTO DE PESSOAS

A empresa estudada tem uma visão tradicionalista e ainda não despertou para a área de Gerenciamento de Pessoas, essencial para o crescimento de qualquer organização.

Conforme  modelo de gestão adotada, com o poder centralizado na mão do diretor, percebeu-se que os colaboradores tem uma tendência a características da Teoria X de McGregor  apresentando aversão ao trabalho, evitando responsabilidades  e muitas vezes precisam de punição para atingir as metas.

3.1 DESCRIÇÃO DOS SUBSISTEMAS DE RH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (82.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com