TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  13/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

Magazine Luiza

  1. Descrição Organizacional

Razão Social – Magazine Luiza S/A

Nome fantasia – Magazine Luiza

CNPJ – 47.960.950/0001-21

Tipo de empresa – Sociedade Anônima Aberta – Código 2046

Porte – Grande Porte (com mais de mil colaboradores).

Market share - O Magazine Luiza registrou um lucro líquido de R$ 95,5 milhões no 2º trimestre de 2021. O resultado foi influenciado pelo aumento das vendas e reverteu o prejuízo de R$ 64,5 milhões registrado no mesmo período de 2020, no início da pandemia de covid-19....

  1. Breve Histórico

Um sonho de um casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo, fez nascer a rede de varejo Magazine Luiza S.A. Para escolher um novo nome para a loja de presentes adquirida por eles em 16 de novembro de 1957, os donos fundadores criaram um concurso cultural numa rádio local, onde convidavam os clientes a participar com sugestões. E, como Luiza era uma vendedora muito popular na cidade, os ouvintes escolheram o seu nome. Assim surgia o Magazine Luiza. Inovação e comunicação transparente sempre nortearam os princípios da Companhia. Em 197 com a aquisição das Lojas Mercantil, o Magazine Luiza abre as primeiras filiais em cidades do interior de São Paulo. 1992 são criadas as primeiras lojas virtuais.  O Magazine Luiza é a empresa de capital aberto que mais se valorizou no mundo.  Os vendedores atendem utilizando um smartphone, pelo aplicativo do Mobile Vendas. Lançamento da plataforma de Marketplace, onde cerca de 50 parceiros passam a vender seus produtos dentro do site do Magazine Luiza. 2008 bate o total de 46 loja inauguradas no mesmo dia na cidade de São Paulo, e mais de 1 milhão de novos clientes são conquistados. 2020 Magalu iniciou o ano com a aquisição do Market place de livros Estante Virtual. Frente as limitações de isolamento impostas pelo combate à disseminação da covid-19, a empresa acelerou seu processo de desenvolvimento e implementação do Parceiro Magalu. MagaluPay foi lançado como nova funcionalidade do super aplicativo da companhia. Entre outras datas marcantes essas são as principais da Magazine Luiza, sendo uma empresa que sempre está se renovando para agradar seu público-alvo.

  1. Diagnóstico do ambiente de marketing

Análise SWOT

S – FORÇAS

  • Marca nacionalmente conhecida.
  • Mais de 1000 lojas físicas espalhadas pelo território nacional.
  • Atendimento de ótima qualidade nas plataformas sociais e digitais.

W – FRAQUEZAS

  • Lojas com baixo índice de venda e desempenho.
  • Controle desenfreado sobre o crescimento do número de lojas.

0 – OPORTUNIDADES

  • Entrada de empresas de pequeno e médio porte na plataforma digital para vendas de produtos.
  • Expansão das vendas nas plataformas digitais.

T – AMEAÇAS

  • Grandes concorrentes no mercado virtual.
  • Crise econômica por conta da COVID-19.
  • Fechamento das lojas físicas por conta da COVID-19

  1. Segmentação de mercado

2.1 Produto

Os produtos oferecidos pela empresa são tangíveis e duráveis, são celulares, computadores, geladeiras, sofás, ferramentas das melhores marcas e modelos destinados ao consumidor final.

2.1.1 Níveis de produto

A empresa oferece vários níveis de produto. Desde os produtos de segundo nível, ou básico, passando por produtos de terceiro nível, que é aquele “Produto real ou esperado” pois oferece ao consumidor final o produto pronto, o computador que ele espera comprar, o produto de quarto nível, ou o “Produto ampliado” buscando superar as expectativas dos clientes através de um melhor atendimento, chegando até a oferecer a seus clientes o produto de quinto nível, que são os produtos com as máximas qualidades e de preço superior.

2.1.2 Ciclo de vida do produto

2.1.3 Matriz BCG

2.1.4 Elementos do produto

Qualidade; Produto de qualidade superior, quatro vezes mais resistente a quedas, com componentes de última geração desenvolvidos pela própria fabricante.  

Funcionalidade; Celular com função para ligação, câmera para gravar e tirar fotos, calculadora, carteira digital, localização, agenda e muito mais.

Aparência; Formato retangular com bordas arredondadas e com tela Super Retina de 6,7”.

Embalagem; Caixa de papelão colada, com base na parte interna para o celular e todos os seus acessórios. Peso bruto com o produto 228 gramas.

Marca; Apple.

Rótulo; Esse produto não possui um rotulo por se tratar de um computador onde as especificações ficam dentro do sistema operacional dele.

Serviço de apoio e garantia; 1 ano de garantia (9 meses de garantia contratual junto ao fabricante + 3 meses referentes à garantia legal, nos termos do artigo 26, II, do Código de Defesa do Consumidor).

Conjunto de atributos; Por se tratar de um produto eletrônico, ele é considerado um bem durável e tangível, vendido com agregação de serviço que no seu caso é o armazenamento na nuvem onde o cliente pode adquirir o quanto desejar.

Relação produto X meio ambiente. Para manter um ambiente limpo e saudável para todos, a Apple age ativamente para melhorar a criação, a fabricação, o uso de energia e os programas de reciclagem de seus produtos, incluindo:

  • A seleção de materiais e substâncias aceitáveis ambientalmente.
  • A redução de resíduos do processo de fabricação.

2.2 Preço

O Magazine Luiza pratica preços justos em relação ao mercado e o seu diferencial está na qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. Sua política de preços é descentralizada e pode trabalhar individualmente em cada ponto de venda e site, de acordo com os fatores regionais, concorrência, hábito dos consumidores e nível de renda. A autonomia de preços dos produtos fica 100% nas mãos dos Gerentes, Encarregados e vendedores da loja que são estimulados a serem francos com o consumidor, pois existem inúmeras campanhas de incentivo de vendas, por exemplo, a campanha motivacional “Olímpiadas do bilhão" citado no site do Magazine.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com