TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III e IV RH

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.565 Palavras (15 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

DANIELE DE MELO ALMEIDA

Projeto Integrado Multidisciplinar III e IV

Supermercado São Judas

Macapá

2019


DANIELE DE MELO ALMEIDA

Projeto Integrado Multidisciplinar III e IV

Supermercado São Judas

Macapá

2019

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade mostrar características e práticas organizacionais de uma empresa para identificar, analisar, concluir e dar sugestões para melhoria da organização referente aso Recursos Humanos, com o intuito de fazer com que possamos desenvolver de maneira prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas até o momento a fim de aumentarmos a nossa capacidade e nos tornarmos profissionais diferenciados. As disciplinas no qual o trabalho foi baseado são: suprimento de mão de obra, desenvolvimento de recursos humanos e dinâmica das relações interpessoais. Onde foram abordados e analisados como são feitos o recrutamento e seleção dos candidatos, a atuação do RH se ela é estratégica, tática ou operacional e análise dos líderes, se eles são democráticos ou autocráticos. A metodologia usada para elaborar este trabalho foi pesquisa de campo, realizada na empresa São Judas, localizado no bairro Agreste em Laranjal do Jari/ AP.

Palavras-chave: desenvolver – prática – recursos – humanos – empresa


ABSTRACT

This paper aims to show organizational characteristics and practices of a company to identify, analyze, conclude and make suggestions for improving the organization regarding Human Resources, in order to make it possible for us to develop in a practical way the knowledge acquired in the disciplines studied until the moment in order to increase our capacity and become differentiated professionals. The disciplines on which the work was based are: labor supply, human resource development and interpersonal relations dynamics. Where they were approached and analyzed how candidates are recruited and selected, HR's performance whether it is strategic, tactical or operational and analysis of leaders, whether they are democratic or autocratic. The methodology used to elaborate this work was field research, carried out in the company Supermercado São Judas, located in the Agreste neighborhood in Laranjal do Jari / AP.

Keywords: develop - practice - resources - human - enterprise


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................05
  2. SUPRIMENTO DE MAO DE OBRA..............................................06
  1. Recrutamento................................................................................07
  2. Recrutamento do Supermercado São Judas................................08
  3. Seleção.........................................................................................09
  4. Processo de seleção do Supermercado São Judas.....................10
  1. GERENCIAMENTO DE PESSOAS..............................................12
  2. CONTABILIDADE.........................................................................13
  1. Balanço Patrimonial......................................................................14
  1. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.........................15
  2. ESTATISTICA APLICADA...........................................................16
  3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS...................17

CONCLUSÃO....................................................................................18

REFERÊNCIAS..................................................................................19


  1. INTRODUÇÃO

A área de Desenvolvimento de Recursos Humanos tem por objetivo elaborar estratégias, infraestrutura, contribuição dos trabalhadores e mudança organizacional, na qual mantém políticas éticas e normas organizacionais.

Suprimento de mão de obra, uma área estratégica, pois, através de seus recrutamentos e seleções beneficiam a empresa, contratando pessoas qualificadas e com perfil para o cargo em pauta.

Dinâmica das relações interpessoais prioriza o conhecimento dos diversos conceitos que ajudam em nossas interações, com o nosso interior, unem pessoas com perfis, ideias e princípios diferentes, a empresa procura trabalhar com funcionários motivados, com espírito de trabalho em equipe, assim a produtividade aumenta e os seus colaboradores se realizam profissionalmente e socialmente.


  1. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Os clientes do mercado atual estão muito exigentes. Devido ao fácil acesso de informações, encontradas em sua maioria na internet, as pessoas estão ligadas e possuem certos padrões que devem ser atendidos para a sua satisfação e o estabelecimento de fidelidade com empresas.

Com isso em mente, o planejamento de mão de obra é de suma importância para o sucesso das organizações. Em sua concepção, procura a quantidade e qualificação de mão de obra necessária para que cumpra suas demandas e também entregue um produto com qualidade no cliente, o que são requisitos básicos na cabeça dos clientes hoje em dia.

A principal finalidade do recrutamento, etapa muito importante para os aspectos humanos que a empresa deseja seguir, trata-se da ocupação de cargos e posições de trabalho na organização. Para isso, as pessoas devem ter as características profissionais que a empresa almeja em seu ambiente interno, e também o conhecimento técnico para o cargo pretendido. Os tipos de recrutamento estão divididos em três:

Interno: o preenchimento da vaga é concedido a pessoas que já fazem parte da empresa e tem o potencial e requisitos para tal cargo;

Externo: as vagas são preenchidas por concorrência externa, ou seja, por pessoas que não fazem parte da organização;

Misto: abre o processo de seleção tanto para os atuais colaboradores da empresa, quanto também para pessoas de fora da organização.

A empresa tem muita consideração pelas pessoas e acredita que estas são o maior patrimônio que a empresa possui. Com isso, o processo seletivo que a empresa realiza é um tanto exigente, com exames psicotécnicos, exames de conhecimento técnico sobre a vaga (a depender do cargo) além das entrevistas com RH e o gestor da área. Todas estas medidas são tomadas para garantir que a organização como um todo esteja saudável, e para que os gestores de tomadas de decisões tenham certeza que as atividades estão sendo executadas com o melhor material humano possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com