TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM RECURSOS HUMANOS 1º SEMESTRE UNIP

Por:   •  8/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

SEPI- SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

        

[pic 2]

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III e IV)

PANIFICADORA PAI E FILHO ME

RADASSIA ARAUJO DA SILVA MANÇANO

Recife

2020

[pic 3]

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III e IV)

PANIFICADORA PAI E FILHO ME

Recife - PE

2020[pic 4]

RESUMO

A Panificadora Pai & Filho ME atua no ramo de Panificadora e varejo de produtos alimentícios há cerca de 6 anos e vem crescendo seu quadro de funcionários devido a abertura de outras unidades e aumento da produção. O presente Projeto tem por objetivo alinhar os conceitos estudados com as práticas organizacionais da Empresa abordada. Com a Matriz localizada no bairro de San Martin, Recife – PE, e uma filial e Camaragibe – PE, estuda a possibilidade de aumentar mais uma unidade no bairro Vasco da Gama, Recife – PE. O PIM I tem como base as disciplinas de Suprimento de mão de obra, onde serão analisados os tipos de seleção que a empresa utiliza e suas etapas; Desenvolvimento dos recursos humanos, que analisará a forma de atuação do RH na empresa e seu planejamento de desenvolvimento na área de recursos humanos; e Contabilidade, que mostrará uma análise da estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício as Empresa.


Sumário[pic 5]

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        SUPRIMENTOS DE MÃO DE OBRA        6

2.1        Recrutamento Externo        6

2.2        Recrutamento Interno        6

2.3        Processo de Seleção        7

3.        GERENCIAMENTO DE PESSOAS        7

3.1        Motivação e Produtividade        7

4.        CONTABILIDADE        7

4.1        Balanço Patrimonial        8

4.2        Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)        9

5.        DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        11

5.1        Comunicação nas Relações Interpessoais        11

6.        ESTATÍSTICA APLICADA        11

7.        DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS        12

7.1        Organograma        12

7.2        Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento de RH na Empresa        13

8.        CONCLUSÃO        13

9.        REFERENCIAIS BIBLIOGRAFICOS        14


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto objetiva a utilização de conceitos estudados no ambiente acadêmico, relacionando-os com a prática organizacional adotada pela Panificadora Pai & Filho ME, abordando as disciplinas de Suprimento de Mão de Obra, Gerenciamento de Pessoas, Contabilidade, Dinâmica das Relações Interpessoais, Estatística Aplicada e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

A história da Panificadora Pai & Filho começou efetivamente no ano de 2014, na cidade de Recife, quando o patriarca da família Santos, Sr. José Francisco dos Santos, decidiu deixar sua vida de empregado de usinas e engenhos de cana no interior de Pernambuco para montar seu próprio negocio na capital. Juntamente com seus três filhos e sua esposa, Sr. José Francisco iniciou as atividades da Panificadora Pai & Filho e vem crescendo gradativamente e expandindo, gerando mais oportunidades de emprego e renda. Hoje a empresa conta com 21 empregados diretos e mais de 10 fornecedores que garantem o pleno funcionamento e atendimento aos clientes das 3 unidades da Panificadora Pai & Filho. Com o uso dos conceitos estudados nas disciplinas e os dados disponíveis da empresa é possível desenvolver um trabalho analítico, aliando os conhecimentos teóricos com as práticas organizacionais.


  1. SUPRIMENTOS DE MÃO DE OBRA

Quando falamos de suprimento de mão de obra estamos nos referindo exatamente à questão de fornecer pessoas ideais para o local exato para cumprir determinada demanda de trabalho em uma empresa.

A Panificadora Pai & Filho atua no ramo de panificação e varejo de gêneros alimentícios, e tem o intuito de atender as necessidades dos consumidores da região. Para isso busca ter uma produção de pães e afins, que é o seu principal produto, que possa satisfazer as expectativas de seus clientes. Para que isso ocorra, o processo de suprimento de mão de obra da empresa é bem enfático quando se trata da qualificação de seus empregados para executarem, principalmente, os serviços relacionados à produção de pães, bolachas, bolos, etc.

  1. Recrutamento Externo

O Recrutamento Externo é a metodologia utilizada para procurar, fora da empresa, candidatos que possuam condições mínimas para preencher uma vaga de emprego.

A maneira que a Panificadora Pai & Filho adotou para fazer seu recrutamento externo foi colocar cartazes e anúncios na porta da Panificadora para atrair possíveis candidatos às vagas de emprego. Tal escolha foi devido ao baixo custo, apesar de ter uma desvantagem, que é a limitação da possibilidade de atrair candidatos mais distantes.

  1. Recrutamento Interno

Conforme Pontes (2008),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (103.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com