TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE PIACATU - SP

        

Cássia Maria Juliana de Souza 412092

Tais Aparecida Rodrigues da Silva – 412217

Beatriz Spadari Gouveia – 417345

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

TUTOR PRESENCIAL: LUCILA DE TORO GOMES MARCHI

TUTOR (EAD): MARCELO CARVALHO

Piacatu/SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO        

2 – FINALIDADES E FUNÇÕES DO PCP        4

3 – SISTEMAS DE PRODUÇAO        4

4 – PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTOLE DA PRODUÇAO        5

CONCLUSÃO......        6

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

O trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo sobre o Planejamento e controle da Produção nas empresas e compreender toda sua eficiência.

Neste trabalho explicamos o quanto é importante a função do Planejamento no cenário da economia empresarial fazendo assim a manutenção da saúde financeira da empresa esteja sempre equilibrada e ajustada ás várias realidades econômicas mundial dando embasamento pra seus administradores agirem conforme suas expectativas sendo cientes de seus riscos e retornos.

Planejamento e Controle da Produção

A atualidade empresarial é caracterizada pela alta competitividade, pelo grau de instabilidade, e pelo processo veloz de globalização. Diante desta realidade, um número cada vez maior de empresas, está buscando ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial.

Dentre estas ferramentas destaca-se o Planejamento e Controle da Produção, contemplando a gestão dos procedimentos. Uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos juntamente ao processo produtivo visando atender as demandas.

“O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. Sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos” Chiavenato.

A facilidade de gerenciamento aumenta ao se iniciar um processo produtivo que tenha um planejamento, pois é necessário saber o que fazer, quando fazer, quem deve fazer e de que maneira em momento futuro.

O controle por outro lado consiste na melhoria e no desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira. Confere-se como está sendo feito, dentro do que foi planejado e organizado, conforme as ordens, a fim de corrigir os desvios e falhas, evitando novos erros.

A atuação de planejamento e controle de produção ocorre antes, durante e depois do processo produtivo, há uma inter-relação com algumas áreas da empresa como suprimentos, vendas e produção, engenharia industrial, compras, recursos humanos e financeiros.

O seu desempenho impacta diretamente ao desempenho da manufatura e caracteriza-se pelos seguintes objetivos de desempenho, qualidade, custo, velocidade, flexibilidade, pontualidade e está relacionado com o sistema de produção adotado pelas empresas que dele depende para planejar e controlar a produção.

Cada sistema exige um sistema específico de PCP; como a produção sob encomenda. A empresa produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos. Através disto, será efetuada a definição de como a produção deverá ser controlada.


Finalidades e Funções do PCP

Planejamento e controle da produção nada mais é que decidir qual a melhor forma de empregar os recursos de produção, executando o que foi previsto. O planejamento e controle são utilizados em todos os momentos da produção, objetivando traçar objetivos bem definidos, utilizando os recursos de maneira racional, corrigindo possíveis falhas, chegando em resultados mais satisfatórios. Controlar e planejar garante que os recursos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.

Utilizando o PCP alguns dos resultados encontrados serão, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; altos índices de produtividade e qualidade; menor índice de falhas; menor custo de produção; facilidade em atingir metas e objetivos;  decisões mais acertadas; satisfação do cliente; melhor fluxo de informações; compatibilização dos diversos setores da empresa. A empresa produz com maior perfeição, rapidez e menor custo, com maior lucratividade. O planejamento e o controle são essenciais para uma organização produtiva, pois qualquer operação requer plano e controle para alcançar os objetivos com qualidade e no prazo estipulado.

As empresas necessitam de duas palavras que fazem toda a diferença na gestão de qualquer empresa quando aplicada da forma precisa e correta; eficiência e eficácia. Eficiência acontece quando se utilizam adequadamente os recursos, e está diretamente ligada aos métodos, normas, procedimentos e programas. Já a eficácia acontece quando se pretende alcançar os objetivos propostos pela empresa, ou seja, está relacionada aos fins. Para se ter sucesso no mercado competitivo em que nos deparamos, essas duas palavras precisam andar juntas, lado a lado, pois tem empresas que são eficientes, mas não são eficazes e vice versa.

Sistemas de Produção

O PCP está relacionado com o sistema de produção adotado pela empresa e dele depende para planejar e controlar a produção. Cada processo de produção exige um sistema específico de PCP; aos quais são:

  • Produção sob encomenda: A empresa apenas produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos. É a encomenda ou o pedido efetuado que vai definir como a produção deverá ser planejada e controlada.

  • Produção em lotes: A empresa produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção.
  • Produção contínua: A empresa produz um produto em ritmo acelerado, durante longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança.

Planejamento Programação e Controle da Produção

O Planejamento, Programação e Controle da Produção são uma parte do plano de negócios, do qual o departamento de manufatura é responsável pelo desenvolvimento. O plano em termos gerais, a quantidade total de produção que o departamento de manufatura deve produzir em cada período no horizonte do planejamento. A produção é expressa, normalmente, em termos de pesos ou outras unidades de medida (por exemplo, toneladas, litros, quilogramas) ou unidades do produto agregado (refere-se à média ponderada de todos os produtos de sua empresa). O plano de produção é a autorização do departamento de manufatura para produzir os itens a uma velocidade consistente com o plano corporativo global da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com