TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL

camila ramos –

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Guarulhos

2016

ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

CAMILA RAMOS –

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Trabalho de Conclusão de Módulo de Planejamento e         Controle de Pessoal da Faculdade Eniac, apresentado à disciplina de Projeto de Planejamento e Controle de Pessoal.

Guarulhos

2016

Características que influenciam no clima e comportamento do indivíduo na organização.

Resumo

Com a evolução organizacional, houve a necessidade de que as pessoas  atendessem às exigências estabelecidas pela organização e principalmente o papel que cada pessoa possuí, a relação que existe entre sua cultura, e o impacto positivo ou negativo que o mesmo irá causar no clima organizacional. Baseado em pesquisas e referências observaremos o quanto, fatores como, motivação, satisfação e insatisfação podem interferir no ambiente de trabalho.

Palavras- chave: Organização, cultura e clima, comportarmento.

Introdução

Com a era da globalização, o ser humano progrediu junto, e fica clara as mudanças na era tecnológica, na cultura, costumes, processos e organização.

Quando nos referimos a organização, logo pensamos em pessoas, pois as mesmas que fazem todos os processos acontecerem.

As pessoas tomam um lugar ativo dentro da organização, e junto consigo trazem uma bagagem de conhecimento, costumes, crenças, onde compartilham com demais e onde começam também a gerar os mais diversos conflitos que interferem no clima da organização.

A organização como um todo, tem um papel fundamental na influência de sua cultura, e deve dar importância em todos os aspectos, sabendo que o clima organizacional vivenciado e o comportamento do indivíduo influenciarão definitivamente nos resultados.

Surge então a necessidade de se obter uma organização mais atenta ao seu funcionário, que acompanha de perto suas expectativas, seus momentos críticos e busca criar um ambiente de harmonia, onde o colaborador tem satisfação em estar.

O tema e os demais itens propostos neste artigo, visa mostrar, o quão importante é o acompanhamento dos gestores com sua equipe, o quanto a empresa deve desenvolver seus colaboradores e serem ouvintes de seus telespectadores.

Compreende-se que o fator motivação é uma das ferramentas mais importantes para o alcance dos objetivos estabelecidos.

O objetivo principal é mostrar que o clima e o comportamento organizacional se interligam, e uma organização que busca sua compreensão e importância terão sucesso, pois a forma como o ser humano se sente em relação ao seu local de trabalho, refletirá em suas atividades e resultados.

 Evolução da cultura e clima organizacional

Com o passar dos anos a organização percebeu a necessidade de se dar a devida  importância ao comportamento humano e a forma como ele impactaria em seu clima. O aprofundamento das análises e estudos  foram a chave para o avanço da organização.

Segundo Robbins (2007, p.2), “Antigamente na avaliação dos currículos se dava importância aos aspectos econômicos, contábeis, e métodos quantitativos, pouco importava as habilidades e comportamentos interpessoais”.

Porém com o passar do tempo houve a necessidade de reconhecimento das habilidades interpessoais junto com o estreitamento das necessidades da organização.

Robbins (2007, p.6), esclarece que: “ Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos, e a estrutura que tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhor eficácia organizacional”.

Diversidade da força de trabalho

Um dos maiores desafios enfrentados hoje em dia pela organização, é a diversidade das pessoas e sua adaptação, para melhor defini-lo, ele é citado como a diversidade da força de trabalho.

A diversidade da força do trabalho significa que a organização vem se tornando heterogênia em termos de etnia, raça, sexo, a questão da diversidade é algo que vem se tornando uma questão importante em todo o mundo.( ROBBINS, 2007)

Dentro de uma organização existe a interação entre cultura e clima organizacional, no qual o clima se afeta por fatores externos à organização, como por exemplo, questões de saúde, habitação, assim como pelas próprias condições sociais, a cultura organizacional é uma das suas principais causas.

Logo, entre clima e cultura , há uma relação de causalidade, onde cultura é a causa e clima é a consequência.

Diante dos aspectos apresentados, sua definição e papel dentro da organização, a cultura organizacional muito interfere na forma como seus colaboradores interagem e se apresentam perante a sociedade e é necessário uma área que acompanhe de perto.

Para Luz (2014, p.22), “empresas devem ouvir seus funcionários através da área de RH, porque faz parte de sua missão proporcionar-lhes um bom clima organizacional”.

Fatores que influenciam no clima e cultura organizacional

A organização tem expandido cada vez mais, e para que seja um diferencial competitivo é necessário repensar suas estratégias, elaborando mecanismos mais eficazes para se sobressair diante da concorrência.

Diante da atual situação a aprendizagem organizacional se tornou um diferencial para se destacar no cenário competitivo.

De acordo com Robbins (2007), a aprendizagem organizacional são os diversos conhecimentos adquiridos, qualquer mudança relativamente no comportamento resultante de uma experiência, e que essa aprendizagem é uma mudança no comportamento.

Na formação de um grupo de trabalho, se tem estabelecido vários aspectos, nos quais estes serão a chave para o alcance das metas desejadas, a forma como o grupo é conduzido e reconhecido conta muito no produto final, a forma como os funcionários são tratados e as políticas criadas para que o comportamento do indivíduo seja homogêneo influenciará na cultura organizacional.

Diante deste cenário os valores de cada indivíduo tem um papel muito importante no clima e cultura da empresa, pois pode ser considerado um modo de conduta ou de condições de existencias individualmente ou socialmente de modo contrario ou oposto à conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com