TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO FERLIN SEMIJOIAS

Por:   •  29/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.638 Palavras (15 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 15

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO FERLIN SEMIJOIAS

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO FERLIN SEMIJOIAS

ALUNOS (AS):

Edinamar Oliveira – 11411ADM247

Eduardo Bossolani – 11121ADM008

Fernanda Bermaia Dutra – 11011ADM008

Kamilla dos Santos Silva - 11421ADM203

Laila A. Ferreira de Almeida – 96699

Uberlândia, 07 de Julho de 2015.

1. INTRODUÇÃO

2. A EMPRESA

3. MACROPROCESSO

4. PROCESSO DE PRODUÇÃO

5. LOCAL DE PRODUÇÃO E ESTOCAGEM

1. INTRODUÇÃO

Em meio à grande crise que o país está vivendo, nota-se cada vez mais a necessidade de retenção de gastos e busca de novos clientes por parte das empresas. Isso inclui evitar prejuízos, não manter estoques abarrotados, cumprir prazos prometidos aos clientes, entregar produtos de qualidade, alem de uma série de quesitos aprofundados em um Planejamento de Controle e Produção.

O PCP (Planejamento de Controle e Produção) é de grande importância e necessário às empresas. Ele busca responder a questões sobre o que, quanto, quando produzir. Sem ele as coisas acontecem de forma desordenada, não se consegue equilibrar fornecimento e demanda, podendo recair em grandes prejuízos, ao ponto de falir uma micro ou até mesmo grande empresa.

Portanto este estudo foi realizado com o objetivo de analisar o processo de produção de uma empresa e avaliá-lo, evidenciando as etapas que buscam a sua formação. Para isso é necessário lhe dar com aquilo que é recebido, a fim de saber trabalhar seu manuseio para que no fim esteja adequado para a próxima fase. Foi utilizado como referencia a empresa Ferlin Semijoias. Trata-se de um atacadista de Semijoias, localizada na cidade de Uberlândia – MG.

Para conhecermos melhor e podermos estudar a empresa em questão, foi feito uma visita técnica, onde em conjunto com a equipe de produção puderam-se coletar importantes informações e fazer uma cobertura a respeito das pretensões da empresa, dando visões correspondentes a seus períodos de curto, médio e longo prazo, para finalmente sugerirmos novas decisões a gestão da empresa.

2. A EMPRESA

A Ferlin é uma empresa distribuidora atacadista de Semijoias, tendo como forma de trabalho a venda em atacado para parceiros comerciais pré-estabelecidos via contrato com exclusividade. Atualmente a Ferlin possui 11 (onze) parceiros comerciais que atendem a seis estados brasileiros. O objetivo dos fundadores é aumentar esses parceiros a fim de atender todo o território nacional, e assim ter uma marca forte e reconhecida nacionalmente. Esse ano está previsto de pelo menos mais um parceiro comercial.

A empresa foi fundada em Agosto de 2000 em Uberlândia-MG, pelo empresário Wagner Dutra e sua esposa Lindalva, ambos de Londrina-PR. A escolha da cidade para a fundação da empresa é de estratégia geográfica, pois como o objetivo é distribuir Semijoias para todo o país eles viram Uberlândia como uma cidade central para o escoamento das mercadorias. Atualmente a empresa está situada no bairro Brasil e tem como horário de atendimento das 08h00min às 17h30min, fechada pra o horário de almoço que é das 12h00min às 13h00min, e não tem atendimento ao público no local. A venda de mercadorias para os parceiros comerciais são realizadas mediante pedidos e enviadas para os mesmos para o endereço a sua escolha.

A empresa Ferlin enquadra em na categoria pequena empresa, tendo apenas oito funcionários, uma responsável pelo financeiro, uma compradora, um supervisor de vendas, uma assistente administrativa, uma supervisora de produção e três assistentes de produção. Se tratando de uma empresa familiar não existe uma hierarquia entre os donos da empresa, sendo assim a estrutura organizacional pode ser representada seguindo esse formato:

O principal foco da empresa é a qualidade do produto oferecido. Em um mercado extremamente competitivo, onde existem muitas empresas focando no preço escolhem trabalhar com produtos com baixa qualidade, a Ferlin na contramão, tem como principal objetivo ter Semijoias com alta qualidade onde o preço é proporcional a sua durabilidade.

As Semijoias (ou folheados) são confeccionadas de maneira muito parecida à das jóias. A diferença aqui é a resistência do material. Mais simples e frágil que o material nobre da jóia, as Semijoias recebem uma espécie de cobertura (ou banho) de material nobre. Elas ficam belas e duráveis, porém seu interior não é de material 100% nobre. Por exemplo: a peça de ouro recebe camadas de ouro, mas não é produzida a partir do próprio ouro. Quanto mais camadas a peça receber, mas durável será o produto e é nesse produto com várias camadas onde a Ferlin atua.

Atualmente, a Ferlin não investe muito na divulgação da marca, se tratando de uma atacadista, muitas vezes até o produto dela chegar para o consumidor final, a marca é trocada pela marca do cliente varejista. Mesmo assim ela possui uma fanpage na rede social Facebook, uma página no Instagram, e um site oficial, que oferecem algumas informações sobre a empresa a alguns produtos que ela trabalha.

3. MACROPROCESSO

Podemos separar na empresa Ferlin três grandes processos, a compra que acontece em São Paulo, a “produção” que acontece em Uberlândia, e a venda que é através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com