TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DA EMPRESA POUSADA NATUREZA

Por:   •  21/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

                     UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO[pic 1]

KELLY GONÇALVES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DA EMPRESA POUSADA NATUREZA

        

Rio de Janeiro

2018

INTRODUÇÃO


Pousada Natureza

  O projeto desenvolvido foi uma pequena pousada no Centro do bairro Anil em Jacarepaguá que está em operação a mais de um ano, e não possui nenhum plano mercadológico até o momento.

A pousada possuem ao total de 6 funcionários, no qual se divide em duas auxiliares de limpeza, um gerente, um jardineiro, 1 segurança e uma cozinheira. É um empreendimento familiar de pequeno porte.

Sua missão é prestar um serviço de qualidade com um preço justo.

Sua visão ser reconhecida como um serviço de hospedagem de qualidade.

O objetivo geral foi elaborar um plano de marketing para a empresa Pousada Natureza, com o propósito de aumentar sua carteira de clientes na cidade do Rio de Janeiro e fazer parcerias com empresas próximas.

Objetivos específicos:

- Avaliar o mercado de turismo no Rio de Janeiro

- Identificar a concorrência e outros estabelecimentos de hospedagem da região.

- Verificar as oportunidades e ameaças do negócio

Os principais fornecedores da empresa são: Rosa das Flores, Assaí, Linho e linha.

  O foco da pousada é atender clientes que viajam a turismo e negócios.

Os Concorrentes

Através de uma pesquisa não estruturada foi identificado três empreendimentos de hospedagem próxima ao local que se divide em pousadas e hotéis, são: Íbis Barra, Pousada Rio do Sul, Pousada dos Pássaros.

Porém o Hotel Ibis e a Pousada Rio do Sul possuem valores mais altos e a localização não é próxima ao centro do Bairro. O café é opcional e é pago, porém possui tv, ar condicionado, banheiro, wifi. O Estacionando de ambos é pago.

A Pousada dos Pássaros tem uma estrutura precária e não serve café da manhã. Porém possui tv , banheiro e ventilador nos quartos. Não Possui estacionamento.

O primeiro passo foi traçar metas, objetivos e fazer um planejamento ao longo prazo. Identificar os clientes, a imagem pública, mercado, produtos e serviços, os colaboradores.

Diagnóstico

Através de um diagnóstico de mercado foi possível perceber que o local possui muitas empresas que realizam cursos em diversas áreas e poucos empreendimentos para hospedagem, além disso, esses clientes em sua maioria veem do interior do Rio de Janeiro, e tem dificuldades em localizar locais próximos para se hospedar com preços acessíveis.

Sendo que foram edificados três aspectos ambientais favoráveis: a população do local está aumentando e possuem uma renda acessível, existem aproximadamente cinco empresas no local com interesse em fazer parceria e não existem meios de hospedagem próximos, somente um hotel o Íbis que está localizado há 6 km de distância do centro do bairro Anil.

A Análise Ambiental

A análise ambiental foi realizada levando em conta a o ambiente externo e interno. Também foi possível coletar informações nas empresas que sentem uma carência de empreendimentos de hospedagem e tem interesse em fazer parcerias.

O estudo das forças busca saber o grau de atratividade ou competitividade em um determinado setor, no caso do projeto desenvolvido é importante fazer essa análise das forças no ramo de hospedagem e determinar o posicionamento da empresa. Pois quanto menores e mais bem contidos forem às pressões exercidas pelas cinco forças, mais chances serão do empreendimento obter vantagens competitivas e conquistar resultados satisfatórios e diferenciados.

Portanto é necessário identificar os concorrentes diretos, se suas marcas estão consolidadas, quais as vantagens competitivas dos concorrentes. Identificar os produtos e serviços substitutos, o poder de barganha dos fornecedores, evitar a entrada de novos concorrentes e qual o poder de barganha de dos clientes. Pois essa pesquisa foi realizada através de reuniões e discussões com colaboradores de todos os níveis hierárquicos da empresa e com a comparação com concorrentes do ramo hoteleiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (300.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com