TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

CURSO DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

POLO: RIO DAS OSTRAS

TUTOR: ALEXANDRE LUIZ DOS SANTOS

03.JULHO.2016

TUTORA: PATRICIA NUNES BRITO

1. Disserte sobre o conceito de “Estado Necessário” e o diferencie dos conceitos de “Estado Herdado” e “Estado Neutro”.

Com base nos conteúdos apresentados e diante da questão apresentada, analiso imediatamente o momento atual que estamos vivenciando no Brasil. Estamos atravessando uma crise econômica, social e política. Onde a sociedade clama por necessidades básicas tais como: saúde, educação e segurança. Essa reflexão é imediata e pertinente ao desenvolver a questão pois o Estado Necessário deve ser entendido como capaz de atender as demandas da população, onde o Estado faça com que se alavanque quanto ao atendimento das prioridades, anseios e necessidades da população e projetar os cenários necessários desejados. O Estado Necessário é aquele que está sempre atento, vigilante e atuante em tudo que possa aprimorar a qualidade de vida de sua população. Diante dos cenários atuais e das necessidades, um grande passo em direção a esta construção está sendo dado, que é um ponto imprescindível para os gestores públicos, a conscientização e a preocupação de profissionalização desses gestores, que poderão através de estudos e pesquisas e de posse de ferramentas científicas, identificar as reais necessidades e, posteriormente, promover um Plano Estratégico que coordenará o processo evolutivo. A distinção entre os termos é justamente o foco, pois há uma mudança de cultura politica e social onde o Estado Herdado caracteriza-se pela herança da ditadura militar com base no patrimonialismo, autoritarista e clientelista. Registrando-se como consequência da concentração do poder econômico e politico do país. Caracterizando-se por um momento indesejado, como já ocorreu no Brasil. Dando seguimento ao estudo, vamos analisar o conceito de Estado Neutro, que diferente do Estado Necessário , tem a obrigação de se abster de tomar parte de conflitos, e ser capaz de promover mudanças e implementar políticas públicas de forma neutra, fazendo com naturalmente as relações, as diferenças e dificuldades se resolvam, parece um conceito um tanto utópico (Dagnino, p.109).

Portanto, para que esses objetivos do “Estado Necessário” se consolidem, e se supere situação anterior do “Estado Herdado” e a concepção ilusória do “Estado neutro”, faz-se imprescindível o planejamento, e que este se apresente estrategicamente, pois dessa maneira, dá condições para atuar com eficiência, eficácia e efetividade em favor da sociedade (Matias-Pereira, p. 8).

Com base nos termos estudados, é possível definir neste contexto que são essenciais o planejamento estratégico e o avanço de reformas, principalmente, política, administrativa e tributária, para que crie meios de combate à corrupção, de obtenção de uma boa governança, de controle fiscal e das contas públicas, e de melhor distribuição de renda e bem-estar social. Somente assim, propiciará a efetiva transição do “Estado Herdado” para o “Estado Necessário”.

2. Discuta a evolução da “Administração Geral” para “Administração Pública” e a contribuição da “Administração Política”. Nesse processo, detalhe o significado dos termos “Organização” e “Administrar”.

É importante o desenvolvimento conceitual do termos para que possamos discutir esta questão, inicialmente, para Chiavenato, a Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa (empresas) ou não lucrativa. Para este, a Administração trata do planejamento, da estruturação, da direção e de controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a tarefa básica da Administração é fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados.

Em qualquer tipo de organização humana, busca-se o alcance de determinados objetivos com eficiência e eficácia, a partir do esforço dos grupos organizados, objetivos estes que seriam inatingíveis para uma pessoa.

De forma objetiva, Dagnino (2012, p. 50-51) entende que administrar “é dirigir uma organização (grupo de indivíduos com um objetivo comum, associados mediante uma entidade pública ou privada)”; e administrar uma organização (ou organizar) remete à atribuição de responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas).

Durante um longo período, este conceito de Administração Geral, aplicado à administração de empresas, ou administração privada, foi adaptado para servir de base, de modelo para a conceituação e aprendizado da Administração Pública. Todavia, foi necessário haver não só uma evolução como também uma superação desses conceitos aplicados à iniciativa privada, para se chegar a um resultado mais condizente com o que deve ser a Administração Pública. Logo, ao longo das últimas décadas, essa segmentação se intensificou no Brasil e no mundo. Em sua estruturação, existe uma diferenciação muito intensa entre a Administração Pública e o funcionamento e estruturação do mundo empresarial e corporativo (Torres, p. 13).

A Administração Pública num sentido amplo, sustenta Matias-Pereira, deve ser entendida como todo o sistema de governo, todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana, que estabeleçam o meio de distribuir e exercer a autoridade política e como se deve atender aos interesses públicos. Dessa feita, a Administração Pública pode ser percebida como a estrutura do poder executivo, que tem a missão de coordenar e implementar as políticas públicas (2009, p. 09-10).

Para juristas como Hely Lopes Meirelles, em sentido formal, Administração Pública é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo; em sentido material, é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral; numa visão global, é todo aparelhamento do Estado preordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.

O que se pode observar é que não é fácil fixar com previsão o conceito de Administração Pública, ante a sua complexidade e caráter multiforme de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com