TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA TAN SHOP DA EMPRESA

Por:   •  12/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

JOSEANE APARECIDA TOBIN

MARTA PEGORARO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA EMPRESA LOJA DO TIC.

CONCÓRDIA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 REFERENCIAL TEÓRICO        4

2.1 MATRIZ DE CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER        4

2.2 ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS        5

2.3 MATRIZ SWOT COM ELABORAÇÃO DO PLANO 5W2H        5

2.3.1 Análise Matriz SWOT        5

2.3.2 Plano 5W2H        6

2.4 NEGÓCIO DA EMPRESA        7

2.5 MISSÃO        7

2.6 VISÃO        7

2.7 VALORES         7

2.8 OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA 2019        8

2.8.1 Metas para atingir os objetivos        9

2.8.1.1 Plano 5W2H para as metas         9

2.8.1.2 Ações para controlar o alcance das metas         10

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS        12

APÊNDICE A – Roteiro de entrevista (perguntas e respostas)        13

ANEXO A – Imagens da Loja do Tic        6

1 INTRODUÇÃO

A empresa que escolhemos para realizar o trabalho é uma loja de roupas situada no município de Irani, escolhemos essa empresa devido já possuirmos um conhecimento da mesma, a empresa é familiar e atua no ramo varejista à mais de 22 anos, onde fornece produtos como roupas e calçados  (masculinos, femininos e infantil), brinquedos e bazar.

A loja atualmente possui 3 (três) funcionários, onde os mesmos tem por função atender os clientes, vender as mercadorias, fazer a cobrança no caixa e manter a loja sempre limpa e organizada.  

Quem faz a parte administrativa e burocrática da loja são os próprios donos e sua filha mais velha Vanessa, sendo que os donos possuem apenas o ensino fundamental completo, e sua filha é formada em direito e no momento está cursando pós graduação, a loja não possui um administrador para gerenciar os processos.

No inicio os donos trabalhavam vendendo mercadorias nas casas, porta a porta, só depois conseguiram um local para montar a loja física e hoje possuem local próprio, o que facilita muito, pois se tivessem que pagar aluguel tudo seria mais difícil.

Durante a entrevista realizada com Vanessa no dia 26/10 notou-se que os donos não possuem muito conhecimento sobre planejamento estratégico, sendo que a loja não possui um planejamento. Vanessa permitiu que nós realizássemos o trabalho em sua empresa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 MATRIZ DE CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

  • Rivalidade do concorrente: como o município de Irani possui uma pequena população de 10.202 habitantes segundo dados do IBGE (2016), existem varias loja que dividem mercado com a Loja do Tic, o que faz as empresas criar uma rivalidade entre si, assim as mesmas tentam buscar um diferencial, seja no preço ou na qualidade dos produtos oferecido.

 

  • Novos entrantes: no município a cada pouco tempo se instala novas empresas, ou seja, novos entrantes recentemente abriram uma loja que oferece produtos similares aos oferecidos pela loja do tic, o que seria mais um forte concorrente. Vanessa comenta na entrevista que em na cidade tem varias empresa que se instalam com o mesmo meio de comercio, pôr uma maneira de contornar a concorrência que isso traz é continuar ofertando produtos de qualidade e de baixo custo, buscando sempre a satisfação do cliente.

  • Produtos substitutos: o mercado online (compras online) esta em grande crescimento e já está afetando o mercado varejista (lojas fixas), devido a grande facilidade das compras e preços melhores, também possui as empresas que buscam se especializar mais, trazendo sempre novidades para os clientes.

  • Poder de barganha dos clientes: devido à grande facilidade das compras online, as lojas varejistas devem ficar atentas a concorrência, pois os clientes estão requisitando aumento da qualidade do produto vendido e preços justos. os produtos oferecidos pela loja  possuem um preço acessível para todos os tipos de consumidores, pois além de comprar de fornecedores que tem um preço mais reduzido, realizam viagens para compras o que possibilita encontrar preços muito bons para assim revender os produtos.
  • Fornecedores: Vanessa cita que em sua empresa encontram vários fornecedores dos produtos que vendem. Além disso, buscam sempre o que possui o melhor preço, para poder oferecer produtos com custos baixos para os consumidores, pois nos dias atuais a realidade do aumento do preço nos produtos esta interligado com fornecedores que vendem produtos únicos e diferenciados. Como a loja adquire produtos do Paraguai o aumento do dólar também faz com que o produto venha com um preço maior nas prateleiras.

2.2 ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS

        Ao longo do tempo as empresas tendem a adotar estratégias para se diferenciarem da concorrência. Existem três tipos de estratégias, que são: Estratégia em foco, onde se direciona para um nicho bem específico de atuação.  A Estratégia de Enfoque na Diferenciação, onde preocupa se menos com os custos e a Estratégia de Enfoque em Custos, que visa baixo custo produtivo e controle total dos custos.

Durante a entrevista Vanessa fala que a loja não possui uma estratégia genérica competitiva, mas acredita que a estratégia que mais se encaixaria seria a estratégia de enfoque em custos, que segundo Porter, o enfoque desenvolvido na empresa tem uma posição de baixo custo com seu alvo estratégico definido, com potencialidade de retorno econômico (Porter, 2004, p. 40).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (340.8 Kb)   docx (346.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com