TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DOS ESTÁGIOS:SAÚDE COLETIVA

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE TEOLOGIA APLICADA – INTA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

CURSO DE ENFERMAGEM

DISCIPLINA: SAÚDE COLETIVA

PORTFÓLIO DOS ESTÁGIOS

PROF.: HERMINIA PONTES

ACADEM.: FRANCISCO GUTHIERRE ANDRÉ FREITAS

TURMA: 08/TURNO: NOITE

SOBRAL-CE

2010

INTRODUÇÃO

        Este portfólio relata a história, comentários, críticas, elogios sobre as visitas realizadas durante o período dos estágios de enfermagem. O portfólio contém fotos dos locais visitados e alguns assuntos, bem resumidos sobre os locai: APAE, PSF, Casa Bom Samaritano, entre outros. O portfólio realizado na disciplina de Saúde Coletiva I sobre a orientação da professora Hermínia Pontes.


Relato que no curso de enfermagem das faculdades INTA, na disciplina de Saúde Coletiva sob a orientação da professora Hermínia Pontes, foi realizado no estágio da turma 08, tarde, 4º período visitas nos PSF (Programa Saúde da Família) com o intuito dos acadêmicos terem os primeiros contatos com a atenção primária, familiarizando com o objetivo de aprender tudo. Nossa equipe ficou com PSF da Estação Sobral-CE, visitas que ocorreram todas as segundas-feiras, tivemos o auxílio da perceptora Sandra que nos explicou sobre o PSF e sua estrutura por completa como as equipes SAME parte burocrática, profissionais e os serviços prestados à comunidade. Tivemos dificuldades nesses estágios, apesar de ter adquirido conhecimentos sobre pré-natal, prontuários, SAME, verificação de pressão arterial, farmácia e vacinação. Ficou muito a desejar, pois não vimos nada sobre prevenção que é um fato importante no PSF, porque os profissionais eu estavam nestes serviços não aceitavam pelo fato de sermos homens, em grande parte do tempo ficávamos parados sem nenhuma ocupação devido o turno da tarde não ter movimento nenhum. Portanto, apesar dos esforços de nossa perceptora e do ótimo acolhimento de poucos profissionais do PSF com a gente e outros nessas visitas não foi obtido um bom resultado por conta de profissionais sem dedicação alguma, preconceitos e porque muitos fatos importantes não foram vistos como triagem, prevenção, etc. Estas visitas foram realizadas nos dias 13, 20, 27 de setembro e 18 de outubro.

Mapa da territorialização do bairro da Estação.

Nossa equipe não teve apoio de nenhum ACM (Agente Comunitário de Saúde). Não tinha nenhum profissional disponível para nos acompanhar por conta que nenhum deles tinha vontade de sair pela tarde, então tivemos que fazer a territorialização nós mesmos, o que resultou neste trabalho. O único auxílio foram informações de onde ficavam localizados os locais que tínhamos eu conhecer foi a conselheira de saúde.


Conselheira de Saúde Municipal do Bairro da Estação, Sra. Raimunda de Melo Alcântara.

Esta senhora nos ajudou bastante em nosso seminário da territorialização, nos acolheu muito bem em sua casa nas diversas vezes que a visitamos, respondendo todas as perguntas necessárias para nossa territorialização em sala de aula.


Sala de Situação – PSF

Local de Vacinação



Consultório Odontológico

Área de Aerosol


Consultórios


Farmácia


SAME

LEITE NATADO


LOCAL DE VERIFICAÇÃO P. A. e PESO (Balança Antropométrica Pediátrica)


Foi realizada uma visita na casa Bom Samaritano.

        Casa Bom Samaritano é uma casa de apoio a idosos com/sem deficiências mentais, a casa abriga 30 idosos que as famílias colocam na casa para que cuidem deles. Há casos em que idosos não tem família e são desconhecidos. Esta organização é mantida com apoio da prefeitura municipal de Sobral, doações, aposentos dos moradores da casa. Ao visitar essa casa tão especial nos emocionamos e nossa equipe resolveu fazer uma festinha para alegrar os idosos. Visita realizada no dia 25 de outubro.


Festa com idosos da Casa Bom Samaritano



        

        Visitamos a APAE de Sobral-CE, propriamente dita uma escola para pessoas com deficiências mentais, constituída por pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos portadores de deficiência. A entidade atua há dois anos nos serviços de atenção às pessoas com necessidades especiais. Atualmente atende a 222 portadores de necessidades especiais de faixa etária de 01 mês a 39 anos de idade, das mais variadas deficiência em seus dois turnos de funcionamento. Visita realizada em 27 de outubro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com