TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRE PROJETO TCC

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

FABIANO FERREIRA DA SILVA

GOELMA FERREIRA DE MIRANDA SANTOS

COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Maceió

2016

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

FABIANO FERREIRA DA SILVA

GOELMA FERREIRA DE MIRANDA SANTOS

COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Estácio de Alagoas como requisito parcial à aprovação na disciplina Estágio Supervisionado em Administração.

Maceió

2016

  1. COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
  2. A COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS
  3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Os conflitos da comunicação interna, que impedem o andamento dos processos.

4) PROBLEMA

Quais os conflitos de comunicação interna, que geram falhas no andamento dos processos?

5) HIPÓTESE

  • Os ruídos existentes, que fazem com que os processos parem.
  • Problemas de relacionamentos Interpessoais.
  • Utilização inadequada das ferramentas de comunicação interna. 

6) OBJETIVOS                

        6.1 GERAL        

                Pesquisar e identificar os conflitos causadores, da paralisação dos processos.

        

        6.2 ESPECÍFICOS        

  • Estudar o processo de comunicação;
  • Identificar as principais formas de comunicação interna;
  • Identificar formas, para minimizar os ruídos de comunicação e consequentemente a melhora no fluxo de processos.

7) JUSTIFICATIVA

A escolha da temática apresentada, se deu através de experiências profissionais que passamos, onde por diversas vezes, ocorreram problemas (conflitos) que poderiam ser evitados caso houvesse uma comunicação mais assertiva, junto as pessoas envolvidas, evitando desta forma a paralisação de processos

Então a pesquisa vem para aprofundarmos no tema, afim de identificar métodos que possam ser utilizados para melhorar a comunicação interna nas organizações.

8) REVISÃO DA LITERATURA

A comunicação é a máquina que move o mundo, se comunicar nos dias de hoje é tão importante quanto, comer, vestir e dormi.

Morais (2013) afirma que: “A Comunicação é uma necessidade de sobrevivência. Extrapola o universo profissional e é condição cada vez mais imprescindível na sociedade moderna. ”

Não existe outra forma de sobrevivência sem a de se comunicar seja pela fala, ou sinais, a comunicação falada ou escrita, de alguma forma a pessoa vai se comunicar, só não pode deixa de se expressa. Porque a comunicação é a melhor forma de expressão.

Melo (2006) fala que:

O conteúdo da comunicação é geralmente uma mensagem e o seu objetivo é a compreensão por parte de quem recebe. A comunicação só ocorre quando o destino (quem recebe) a compreende ou a interpreta. Se a mensagem não chega ao destino à comunicação não acontece.

Comunicar-se vai além de palavras ou símbolos, a mensagem tem que ser clara, objetiva, sem rodeios, direto ao que ser quer dizer, para o receptor entender, e atender o que se estar pedido na mensagem, se não, não fara sentido se comunicar.

De acordo com Maximiano (2010), “Destinatários devem aprender a reconhecer os objetivos, a coerência entre os componentes e a organização da mensagem. Em qualquer lugar dela. ”

Já para Matos (2005), a falta de cultura do diálogo, de abertura à conversação e a troca de ideias, opiniões, impressões e sentimentos, é, sem dúvida alguma, o grande problema que prejudica o funcionamento da organização e países. A comunicação corporativa é um processo diretamente ligado a cultura da empresa, ou seja, aos valores e ao comportamento das suas lideranças e às crenças dos seus colaboradores.

Cada pessoa tem sua própria construção de significado, sendo influenciada por toda carga cultural adquirida durante sua vida. Ou seja, os indivíduos não são iguais, portanto pensam e agem de forma diferentes, e dentro das organizações não é diferente, esses valores são levados para dentro das empresas, as vezes trazendo problemas maiores que seus bons currículos profissionais, fazendo assim deles, colaboradores inviáveis para as organizações.  

Maximiano (2010) afirma que:

Aprender a ouvir é competência de primeira necessidade.

Da comunicação dependem ainda a coordenação entre unidades de trabalho e a eficácia do processo decisório. Muito mais do que isso o processo de comunicação é uma extensão da linguagem e, como tal, um componente fundamental da condição humana. (MAXIMIANO,2010)

A comunicação nas organizações depende da qualidade da comunicação pessoal. Se as pessoas de uma organização comunicam-se eficazmente, os processos organizacionais tendem a ser eficaz também. (MAXIMIANO,2010)

Para o bom andamento da comunicação e seus processos na organização temos que saber muitas vezes calar, ouvir, entender, para que tudo flua em perfeita ordem, em uma organização nós somos parte de uma máquina, que não funcionamos sozinhos, o combustível para o bom andamento dos processos hoje dentro das organizações é uma boa comunicação.

Marques (2004) completa dizendo:

A comunicação interna é uma via de mão dupla, portanto, tão importante como comunicar é saber escutar. E que, os 5 ‘Cs’ de uma comunicação eficaz são: clara, consciente, continua e frequente, curta e rápida e completa.

Aqui Marques, faz uma alusão ao método 5s da qualidade, falando de como tem que ser uma comunicação eficaz e eficiente em uma empresa, se seguimos esse ciclo como nos 5s, não vamos errar, teremos sempre resultados positivos, ou pelo menos saberemos de onde partiram os problemas, e onde poderemos muda-los, trazendo assim para a empresa eficiência nos processos e menos reprocesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com