TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREGÃO-EFICIÊNCIA, TRANSPARÊNCIA E SUAS VANTAGENS PARA A GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.475 Palavras (14 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 14

PREGÃO-EFICIÊNCIA, TRANSPARÊNCIA E SUAS VANTAGENS PARA A GESTÃO PÚBLICA.

TANGARÁ DA SERRA – MT

2018


Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em gestão de pessoas.

TANGARÁ DA SERRA – MT
2018

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade divulgar e demonstrar a evolução da nova modalidade de licitação denominada Pregão, a qual tem demonstrado ser uma das melhores maneiras para concretizar aquisições pelos entes públicos. A metodologia cuida dos caminhos a serem seguidos para se chegar ao alcance dos objetivos estabelecidos em um projeto de pesquisa. É ela quem organiza a sequencia das atividades que serão realizadas.

A metodologia empregada para a elaboração deste trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica sendo utilizadas diferentes fontes de consulta, como livros, artigos, textos publicados na web e legislação pertinente e também através de visitas a sites da internet.

Palavras-Chave: Pregão, Eficiência e Administração Pública

Introdução

Os recursos públicos devem ser bem administrados sendo que a gestão pública sempre deve se pautar pelo uso racional do dinheiro público. O governo precisa buscar a melhor forma para atender a demanda da população com o máximo de economia, rapidez, lisura, transparência e atendendo a legislação.

Neste trabalho será feita uma abordagem sobre uma das modalidades de licitação - o Pregão. Esta modalidade é uma das maneiras que a Administração Pública possui para efetuar as suas compras sejam elas produtos ou serviços comuns. Será verificado se o uso desta modalidade de licitação é a melhor opção para a Administração Pública quando se fala no poder de compra por parte do ente publico.

A criação do Pregão, como modalidade de licitação, buscou simplificar os procedimentos burocráticos e assim gerar resultados positivos tanto para a Administração Pública quanto para os licitantes. Sendo assim este estudo se justifica pela importância que o Pregão assumiu quando se fala em aquisição de bens e serviços comuns por parte do poder público.

O objetivo fica por conta de demonstrar os benefícios e vantagens que a utilização do Pregão pode trazer para a Administração Pública, principalmente, por inovar, desburocratizando e simplificando os atos e reduzindo o tempo das compras, ampliando a transparência dos atos da administração e possibilitando economia nos negócios com o aumento da competitividade e a consequente redução de preços e prazos.

Licitação

A Licitação é o procedimento utilizado pela administração pública para realizar suas contratações, selecionado a proposta mais vantajosa, ou seja, aquela que melhor atender o interesse público tanto no preço como na qualidade dos produtos ou serviços.

Licitação não é apenas um ato, mas todo um complexo procedimento administrativo pelo qual a Administração elege, entre várias possíveis, a proposta mais vantajosa ao seu interesse – que é sempre o interesse público -, com vista a algum contrato que pretenda celebrar”. (RIGOLIN, BOTTINO 2002, p. 22).

Dentre as modalidades de licitações temos: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Estas modalidades estão na lei 8.666/1993 que institui as normas da licitação e dos contratos da Administração Pública. Há também o pregão que foi instituído pela lei 10.520/2002.

Vejamos abaixo a definição das modalidades de licitações constantes da lei 8.666/1993:

§ 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

§ 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

§ 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

§ 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

§ 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. 

E como nova modalidade de Licitação a legislação instituiu o Pregão.

Sob tal ótica, o pregão nada mais é do que uma modalidade de licitação, a sexta modalidade, que se agrega àquelas outras expressas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Junta-se, então, à concorrência, à tomada de preços, ao convite, ao concurso e ao leilão. (SANTANA, 2008, p. 34).

O pregão

O Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns e foi instituído pela Lei Federal 10.520/2002. No Pregão ocorre a disputa de fornecimento através de propostas e lances tentando ofertar á Administração Pública o melhor preço para realizar suas compras. Digamos que é um leilão ao contrário. Bens e serviços comuns são aqueles usuais sem maior complexidade. “O pregão é modalidade adequada para obtenção de fornecimento de bem ou serviço comum.” (JUSTEM FILHO, 2003, p. 22).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com