TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO-INTEGRAÇÃO DE PESSOAS

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

RECURSO PRÉVIO

Profª Débora Scardine da Silva Pistori

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO-INTEGRAÇÃO DE PESSOAS

Conforme exposto nas aulas anteriores, o processo seletivo é o processo no qual a empresa “escolhe” através de técnicas variadas, o melhor candidato de acordo com o perfil requerido pelo cargo e pela empresa. A partir daí, inicia-se formalmente o processo de contratação. Após cumprir com as exigências em relação à apresentação de diversos documentos, exame médico entre outras, o candidato passa a ocupar o cargo almejado.  Em algumas organizações, antes de iniciar as suas atividades, os novos membros participam do processo de “socialização” que nada mais é que a forma como as empresas recebem esses funcionários e os integra a sua cultura, contexto e ao seu sistema para que eles possam conhecer os seus direitos e deveres e assim poder adaptar-se mais facilmente a nova realidade de trabalho.

        Alguns dos métodos de socialização organizacional mais utilizados são: processo seletivo; conteúdo do cargo; supervisor como tutor; equipe de trabalho e programa de integração.

Pode-se concluir que o processo de socialização organizacional é o evento de recepção, de boas vindas aos novos colaboradores. Essa etapa é importante, pois facilita um bom relacionamento a longo prazo entre indivíduo e empresa, além de manter a cultura organizacional em alta.

OBS: Nem todas as empresas utilizam o processo de socialização formalmente por razões diversas tais como: desconhecimento, por não achar importante ou necessário, por falta de tempo, etc. Em outras organizações, porém, o processo pode durar dias e mesclar métodos diferentes para integrar de maneira mais eficiente o novo funcionário. O programa de integração pode ser complementado com o programa de orientação das pessoas que visa alcançar os seguintes objetivos: reduzir a ansiedade das pessoas; reduzir a rotatividade; economizar tempo e desenvolver expectativas realistas.

Esse programa proporciona maior segurança e melhora a comunicação tornando as relações de trabalho mais transparentes.

BIBLIOGRAFIA:

GIL, A.C. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com