TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÕES

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL

AV. SANTOS DUMONT, 5335-PAPICU

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA - CEAD

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

                             DISCIPLINAS NORTEADORAS:

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

ANA CHRISTINA FERNANDES CARRERA

                                            RA: 9929034934

                                            SÉRIE: 2

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÕES

FORTALEZA-CE

2015

ANA CHRISTINA FERNANDES CARRERA

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÕES

Tutora: Anália Jubanski

ADM - Teoria da Contabilidade - ADIADM - Teorias da AdministraçãoADM - Responsabilidade Social e Meio AmbienteADM - EconomiaADM - Direitos HumanosADM - Direito Empresarial e TributárioADM - Contabilidade IntermediáriaADM - Ciências SociaisADM - Atividades ComplementaresCCO - Responsabilidade Social e Meio Ambiente - ADICCO - Teoria da ContabilidadeCCO - Teorias da AdministraçãoCCO - Responsabilidade Social e Meio Ambiente,CCO - EconomiaCCO - Direitos HumanosCCO - Direito Empresarial e TributárioCCO - Contabilidade IntermediáriaCCO - Ciências SociaisCCO - Atividades Complementares.

Fortaleza-Ce

2015

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÕES

Sumario

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO.............................................................5
  1. Entendendo um pouco acerca da sustentabilidade............................5
  2. Os impactos da construção civil para o meio ambiente......................7
  1. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA....................................8

3.1 Propostas de ações............................................................................8

  1. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.....................................9

4.1 Propostas de ações............................................................................9

  1. SUSTENTABILIDADE SOCIAL...........................................11

5.1 Propostas de ações..........................................................................11

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................13
  2. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS................................... 15

1 INTRODUÇÃO

    A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem.  Esses “reflexos” são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico. Nunca se ouviu tanto, como na atualidade, falar-se em sustentabilidade. Por conta do mercado altamente competitivo e cada vez mais existente, entende-se que uma empresa que respeita questões sociais, é uma empresa merecedora de credibilidade, uma vez que o respeito ao social é sinônimo de respeito ao humano, à sua comunidade, ao seu local de moradia, ao seu habitat.

   Baseado nestes princípios, este trabalho tem o objetivo de ser um norteador para a empresa L&Construção, tendo em vista à necessidade da mesma na adequação à nova ordem mundial acerca da sustentabilidade. Para isso, subsiste a necessidade do conhecimento dos impactos causados ao meio ambiente, tendo em vista as práticas altamente degradantes aplicadas pelas empresas do ramo da construção civil. Não obstante, prima-se o entendimento de que a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, bem como valorização da marca empresarial, aumento da margem de lucros, potencializarão da competitividade, bem como ainda, maior credibilidade. Os autores mencionados no decorrer do trabalho e referências bibliográficas darão subsídios teóricos para embasamento da questão e cumprimento do proposto.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Entendendo um pouco acerca da sustentabilidade

    Baseado na necessidade de adequação e manutenção no mercado, grandes empresas tem adotado novas práticas sustentáveis, e em diversos setores. Seja na adequação à exploração de recursos naturais, no uso da tecnologia, na forma de reaproveitamento ou reciclagem de matérias ou detritos, redução do consumo desnecessário, dentre outros setores. Para que se tenha um melhor entendimento, apesar dos diversos conceitos, torna-se necessário entender o que é sustentabilidade. De forma sucinta, entende-se como estratégia ecologicamente correta; sinônimo de exploração e uso racional dos recursos naturais e outros elementos, com intuito do aumento da economia, e preservação do meio ambiente, não só para esta, como as gerações futuras. Estando inseridas nesse contexto, não só as questões ambientais e sociais, mas as energéticas e econômicas. De acordo com Repetto (1986), a sustentabilidade tem foco no aspecto econômico:

“A idéia central da sustentabilidade é a de que as decisões atuais não devem prejudicar as perspectivas de qualidade de vida futura. Isto significa que a gestão do nosso sistema econômico deve ser feita a partir dos dividendos dos nossos recursos.”

    Paradoxalmente, nesse sentido, as questões sociais e ambientais dão lugar especial aos aspectos econômicos e aumento de lucros, divergindo do senso comum. Ao longo da história, sabe-se, portanto, que surgiriam as primeiras teorias sobre sustentabilidade e, concomitantemente, as organizações começaram a praticá-la visando obterem resultados positivos. Obtidos os primeiros resultados, as empresas começaram a difundir os benefícios oriundos das ações em torno da responsabilidade sustentável empresarial.   Iniciava-se, ainda, a tímida formação de uma consciência ecológico-social, embora muitas empresas continuassem percebendo a responsabilidade sócio-ambiental apenas como aliada na manutenção da empresa no mercado competitivo, devido à expressividade que a organização adquire junto aos consumidores, ao promover ações sociais e ambientais corretas. Ressalte-se, portanto, que o desenvolvimento da sustentabilidade visando à lucratividade e permanência no mercado é um desvirtuamento de seu objetivo primeiro: diminuir os problemas sociais e contribuir com a qualidade de vida e bem-estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com