TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER RELATORIO PACIAL

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Para que seja possível uma melhor qualidade, efetividade e a eficiência de processos dentro de uma unidade hospitalar, os gestores precisam direcionar os custos da instituição no intuito de diminuir os custos, devem também manter a qualidade ofertada para seus clientes.

Para isso temos a auditoria interna, ela deve está presente em todo processo da instituição hospitalar, devendo ser feita uma avaliação mais aprofundada de cada procedimento e materiais utilizados. Isso ajuda a garantir o controle dos gastos e possíveis medidas corretivas a serem tomadas em um futuro próximo. Para isso é necessário uma equipe, para execução da auditoria interna, essa equipe deve ter maturidade para identificar, aceitar e implantar estratégia para agreguem melhorias no resultado final da instituição.

Quando um serviço de auditoria é implementado dentro da instituição hospitalar, automaticamente estaremos interligando todos os setores, isso gera uma rede de comunicação interna possibilitando o sucesso do resultado final desejado.

Critérios e indicadores que fazem com que uma instituição necessite de auditoria

Sabem que são diferentes sistemas que validam o desempenho, são utilizados com o intuito de melhor avaliar seus processos, e consequentemente, os resultados obtidos. Salientamos que, há muito tempo atrás as avaliações de desempenho era mais voltada para conotação financeira. Sendo que no finalzinho do Século XX que surgiram metodologias capazes de avaliar a excelência organizacional sob um aspecto mais amplo avaliando não só o financeiro, mas também avaliando a parte operacional, ambiental, dos acionistas e stakeholders (pessoas – clientes, fornecedores, colaboradores, credores e outros – que possuam um vínculo econômico com a unidade de saúde).

Assim, para que ocorra uma auditoria é fundamental que se entenda o que é e como funcionam os indicadores, sendo assim faremos aqui algumas considerações sobre indicadores, suas características essenciais, critérios de geração e classificação, isso é importante para que o grupo que ira fazer a auditoria, saiba identificar o que esta certa e o que precisa melhorar.

A auditoria é essencial isso porque possibilita identificar a necessidade de estabelecimento de metas quantificadas ou o desdobramento na organização. As metas são essenciais ao controle porque os resultados apresentados através dos indicadores são fundamentais para a análise crítica do desempenho da organização, para a tomada de decisões e para o replanejamento.

Para que se possa gerenciar corretamente a qualidade e a produtividade de uma organização, é necessário, que exista um sistema de medida que seja conhecido e padronizado, para que todos os envolvidos compreendam o que ele está representando.

A escolha dos aspectos a serem avaliados passa a ser o fator mais importante na determinação da escolha dos indicadores da qualidade.

Se formos considerar a qualidade no processo, devemos buscar o suporte que neste caso é a informação. Não seremos capazes de maximizar a satisfação dos clientes sem conhecer detalhadamente as necessidades e os desejos dos clientes, ou sem averiguar a evolução destas necessidades. Ou seja, é as informações que orientam o planejamento estratégico da organização, e tudo isso baseado nos indicadores da qualidade.

Alguma das características dos indicadores da qualidade.

Alguns administradores acreditam que a composição de indicadores para avaliação de desempenho de organizações, com o foca na qualidade, deve propor alguns indicadores tais como: Simples/Barato: Para que haja uma compreensão e execução dos indicadores, estes devem ser criados e aplicados de forma rápida, eficaz e sem envolver custos significativos. A simplicidade fará com que o indicador "fale por si";

Motivadores: Esses indicadores devem atrair interesse pela sua aplicação, interpretação, também serve de incentivo a ações corretivas adequadas;

Confiáveis: Esses indicadores devem levar ao mesmo resultado em situações idênticas, e inadmissível resultados diferentes em situações iguais as anteriores;

Significativos: Esses indicadores devem mostrar claramente a situação ou característica em que se pretende atuar, nato muito futurístico; Papel fundamental dos indicadores no controle de qualidade.

Os indicadores se ligam ao conceito da qualidade centrada no cliente. Devendo ser gerados a partir das necessidades e expectativas dos clientes, traduzidas através das características da qualidade do produto ou serviço;

Os indicadores permitem um andamento e continuidade de metas em uma instituição e na estrutura organizacional, ela assegura que a melhoria obtida em cada unidade contribua para os propósitos globais; Os indicadores devem, na maioria das vezes, estarem associados às áreas do negócio cujos desempenhos causem maior impacto no sucesso da organização. Assim, eles darão suporte nas análises dos resultados do negócio, nas tomadas de decisão e ao replanejamento; Os indicadores permitem a constante busca pela melhoria contínua da qualidade de um serviço e na produtividade da organização, aumentando a satisfação dos seus clientes, sua competitividade e, consequentemente, sua participação no mercado.

Detalhamento e importância dos indicadores

Os indicadores podem ser agrupados em classes, de forma a serem abordados sistematicamente. Citaremos quatro categorias, proposta pelo grupo que são a base para mensurar a qualidade de um serviço:

Satisfação do Consumidor: Essa classe reúne alguns indicadores considerados mais importantes, devendo ser verificados e acompanhados sistematicamente, é importante a comparação com os indicadores dos concorrentes;

Desempenho de Finanças: Essa classe reúne alguns indicadores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com