TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_IV

Por:   •  10/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

GESTÃO FINANCEIRA -3º SEMESTRE

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_IV


Marcelle Ribeiro Martins 9570386460

Pamela Castanhari Santos 9573423319

Rebeka Cerqueira Cardoso9498532039

PROINTER_IV

São Bernardo do Campo, 27 de Outubro de 2015

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_IV

[pic 2]

São Bernardo do Campo, 27 de Outubro de 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................5
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................9

INTRODUÇÃO

Este desafio nos mostrara que para sobreviver as empresas necessitam de toda uma estrutura financeira, que sem uma boa administração e sem um financeiro com conhecimento, as empresas não crescem, pois através dos conhecimentos financeiros podemos verificar nosso caixa, onde podemos atingir e até qual ponto podemos chegar.

Mostraremos formas analisadas para melhoras e para manter um caixa sem prejuízos.

Introdução com embasamento teórico sobre administração e análise financeira nas organizações.

O administrador financeiro ocupava-se, tradicionalmente, com a administração do “capital de giro”, deixando a maior parte do seu tempo a visitas a estabelecimentos bancários.  Hoje, o administrador financeiro desempenha uma função operacional. É um dos membros da alta administração, incumbido de assumir responsabilidades de planejamento, organização, execução e controle das atividades financeiras da empresa. Em empresas de maior porte, é designado vice-presidente para assuntos financeiros, tesoureiro ou “controller”. Em organizações de menor porte, tal função é geralmente desempenhada pelo presidente, no caso de sociedade anônima, ou pelo proprietário, quando a empresa é organizada de outra forma; neste caso, essa função é exercida cumulativamente com outros encargos que normalmente lhe competem.

O conjunto de responsabilidades do administrador financeiro reúne cinco funções principais:

  • Análise financeira em profundidade dos registros e demonstrativos financeiros;
  • Estimativa do movimento (entrada e saída) de caixa, para o trimestre ou ano seguintes, com o objetivo de determinar o provável grau de liquidez da empresa;
  • Escolha do investimento mais interessante, de retorno rápido, para os excedentes de caixa ou quase moeda da empresa;
  • Fornecimento à alta administração de informações relativas às condições financeiras atuais e futuras da empresa, como base para a tomada de decisões sobre operações de compra, comercialização e fixação de preços;
  • Por último e como função mais importante, a elaboração de planos financeiros detalhados para a obtenção (fontes) e utilização (aplicações) de fundos pela firma, tanto a longo prazo quanto a curto prazo. O administrador financeiro é responsável pela avaliação do custo provável dos recursos, comparado com o lucro previsto na aplicação desses fundos em diferentes unidades operacionais.

Em resumo, o administrador financeiro é responsável pelos seguintes setores básicos e deve ter os conhecimentos nessas áreas: a análise financeira, o planejamento financeiro, controle financeiro e mercados de capitais.

Em uma organização, os principais cargos de um administrador financeiro são ilustrados no Organograma dos cargos financeiros em uma organização.

Além desses, cargos há outros como: Consultor Tributário e Presidente de Financeira Subsidiária.

Os objetivos do administrador financeiro são: a maximização da riqueza nela aplicada pelos seus proprietários e a manutenção de adequado grau de liquidez da empresa. O principal é a maximização da riqueza dos proprietários e acionistas da organização e a preservação da riqueza também. O administrador financeiro irá, além disso, analisar custo explícito e implícito de fundos e avaliar liquidez e rentabilidade. É claro, que o mesmo deseja um “feedback” do processo de planejamento para se ter controle dos seus planos. Assim sendo, o objetivo é providenciar a existência de recursos para o pagamento das contas em dia e procurar maximizar o valor atual dos lucros futuros dos proprietários.

Estudo de um investimento financeiro através do VLP

Para a análise do orçamento de capitais - planejamento de investimentos a longo prazo. Usando o método VPL um projeto de investimento potencial deve ser empreendido se o valor presente de todas as entradas de caixa menos o valor presente de todas as saídas de caixa (que iguala o valor presente líquido) for maior que zero. Se o VPL for igual a zero, o investimento é indiferente, pois o valor presente das entradas é igual ao valor presente das saídas de caixa; se o VPL for menor do que zero, significa que o investimento não é economicamente atrativo, já que o valor presente das entradas de caixa é menor do que o valor presente das saídas de caixa.

Análise e Calculo do Payback

Este método tem como principais vantagens:
• O fato de ser bastante simples na sua forma de cálculo e de fácil compreensão;
• Fornece uma ideia do grau de liquidez e de risco do projeto;
• Em tempo de grande instabilidade e pela razão anterior, a utilização deste método é uma forma de aumentar a segurança dos negócios da empresa;
• Adequado à avaliação de projetos em contexto de risco elevado;
• Adequado à avaliação de projetos com vida limitada;

Sua fórmula de calculo de calculo é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com