TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP)

Por:   •  7/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. A ORGANIZAÇÃO        5

2.1 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP)         5

2.2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL         5

2.3 CULTURA ORGANIZACIONAL        6

2.4 ESTILO DE LIDERANÇA        6

3. ATIVIDADES DESEMPENHADAS        7

4. CONCLUSÃO        9

PROJETO DE INTERVENÇÃO        10

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um período que tem como objetivo vincular aspectos teóricos vistos em sala de aula com aspectos práticos dentro de uma organização, criando oportunidades para o aluno aprofundar os conhecimentos e desenvolver suas habilidades.  Segundo a Lei n° 11.788 que dispõe sobre o estágio de estudantes o estagio é:

Art. 1o  Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

O contato com a realidade organizacional é capaz de proporcionar um grande aprendizado, um amadurecimento e um interesse em aumentar a capacidade de absorver conteúdos teóricos aplicados em sala de aula.

Não é possível enfrentar o mundo competitivo do mercado de trabalho apenas com conceitos e teorias apresentados no âmbito da sala de aula. A prática em uma estrutura organizacional desde a fase de observação, a de co-participação e análise das atividades realizadas, torna possível a percepção do que seja a responsabilidade da escolha e atuação em uma área ou profissão específica.

O presente relatório descreve as atividades de estágio supervisionado realizadas na Secretaria de Apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Recôncavo UFRB/PROGEP/SECAP e no Núcleo de Avaliação de Desempenho (NUGAV) em cumprimento as exigências curricular o estagio 1 de cunho obrigatório com carga horária de 100 horas e do estagio obrigatório 2 com carga horária obrigatória de 200 horas.

A escolha por esta organização ocorreu devido o fato do estudante já estagiar na mesma, o que facilita a conciliação dos horários, e o acompanhamento das atividades, o estagio supervisionado ocorreu de 8 a 30 de Abril de 2013 e de 12 de Setembro a 31 de Outubro

.

2. A ORGANIZAÇÃO

 

A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) é uma Autarquia criada pela Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, a partir do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia.

A UFRB possui um modelo multicampi com sede e foro em Cruz das almas e unidades instaladas nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira.

Sua estrutura organizacional é constituída pela Reitoria que é o órgão executivo da administração superior, sendo responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e controle da Universidade, conta também com sete Pró-Reitorias: Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Politicas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que são órgãos auxiliar da administração superior.

A Instituição também possui cinco centros de ensinos Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAAB), Centro de Artes Humanidades e Letras  (CAHL), Centro de Ciências da Saúde  (CCS), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e Centro de Formação de Professores (CFP). Juntos os centros possuem 33 cursos de graduação e mas 19 cursos de Pós-Graduação.

A universidade ainda conta com um quadro de 547 Professores equivalentes e mais de 500 servidores Técnicos administrativos ativos segundo o ultimo levantamento.

Figura 01: Organograma

[pic 1]

Fonte:http://www.ufrb.edu.br/portal/a-ufrb/estrutura-organizacional/2-uncategorised/32-organograma

2.1 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas é um órgão auxiliar da administração superior da UFRB que tem como Atribuições planejar, coordenar, orientar, acompanhar e avaliar as políticas de gestão e de desenvolvimento de pessoal da universidade. Sua estrutura é constituída por duas Coordenadorias e uma secretaria: Coordenadoria de Desenvolvimento Pessoal (CDP) e Coordenadoria de Administração (CAD) e pela Secretaria de Apoio Administrativo (SECAP) e pelos núcleos subordinados as coordenadorias.

2.2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A comunicação organizacional pode ser entendida como o tipo de comunicação formal ou informal que ocorre no contexto de uma organização publica ou privada. De acordo Scroferneker (2006, p.48) Entende-se que a comunicação organizacional abrange todas as formas/modalidades de comunicação utilizadas e desenvolvidas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos.

Na organização onde foi realizado o estagio, a comunicação interna é  realizada  tanto de maneira formal quanto através de (CI) comunicações internas quanto de maneira informal. Para comunicação com o ambiente externo utilizam-se mais de procedimentos formais através de documentos como ofícios, memorandos entre outros.

2.3 CULTURA ORGANIZACIONAL

Segundo Maximiano (2000) a cultura organizacional pode ser compreendida como, as experiências que um determinado grupo à medida que resolve seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser válida. Sendo que essas experiências podem ser ensinadas a novos integrantes como forma correta de agir.

Nota-se que na organização onde foi realizado o estagio a cultura organizacional bem estabelecida dentro de alguns padrões, como horários preestabelecidos, comportamento ético, bom relacionamento com os colegas entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (243.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com