TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Estilos de Liderança

Por:   •  30/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

                                           INTRODUÇÃO À PESQUISA

Estilos de liderança

 

Aryanne Jardim Carvalho

Gabriel Correa de Almeida

José Ary Carvalho Jr

Jhonatan da Silva Oliveira

Susan Nathaly Santos de Sousa

Wirland Teixeira

         

RESUMO

 

O presente trabalho tem por objetivo compreender o conhecimento na relação do líder com seus colaboradores (funcionários) e analisar de que maneira o líder dirige sua conduta e seu estilo de liderança. Seja na vida pessoal ou organizacional, liderar é de fundamental importância para que a organização seja efetiva e bem direcionada. A aptidão de estimular pessoas para trabalharem mais  motivadas resulta em um bem comum, visto que desafios e metas propostos pela organização foram alcançados.

Palavras-chave: Liderança, Organização, Relacionamento.  

 

  1. INTRODUÇÃO

Líder, chefe, empreendedor, empresário, administrador e investidor são denominações utilizadas de forma semelhante, porém não possuem o mesmo significado. Existem alguns indivíduos que ocupam um cargo de gestão bem requisitado, mas não são bons líderes, não conseguem motivar seus colaboradores, não possuem facilidade de relacionamento interpessoal, exigem de maneira inadequada, entre outros pontos negativos. Por outro lado, existem pessoas, que independente de cargo, conseguem influenciar outras e ainda mobilizá-las em busca de uma meta e um objetivo. No mundo empresarial, liderar está sendo cada vez mais importante, pois o papel do líder vem tomando crescente notoriedade. Um desafio extremamente fundamental e importante para o líder na organização é fazer com que o potencial da capacidade, do conhecimento, das competências e atributos de personalidade sejam alcançados e produzindo resultados positivos na organização. O líder não só provoca e motiva como também, age perguntando, e não gerando respostas. Ele faz com que as pessoas reflitam, sintam e façam uma autoanálise de seus comportamentos, estimulando-os a realizar seu potencial máximo para obter o sucesso na organização. A liderança está presente em diversos momentos e situações, seja na vida pessoal ou organizacional. A habilidade de liderar visa atingir os objetivos identificados sendo para o bem comum, ou seja, ela ocorre como um fenômeno social. Na sequência será abordado sobre aquilo que chamamos de liderança e como alguém que ocupa um cargo gerencial pode se desenvolver para atuar como um líder.

Para CHIAVENATO (1994) a Liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Pode-se defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Com isso, o desenvolvimento deste paper terá como objetivo mostrar, por meio de revisão bibliográfica, como os vários estilos de liderança podem influenciar no comportamento dos colaboradores e no clima organizacional, deixando o ambiente mais produtivo, ou por outro lado, diminuindo a satisfação e o comprometimento dos funcionários.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Chiavenato define três tipos básicos de liderança

Liderança autocrática: todas as decisões passam a ser centralizadas com a máxima participação do líder, que impõe as regras, ações, e tarefas que os liderados devem seguir, o que muitas das vezes gera um clima de desvalorização por parte do subordinado que pode se oprimir ou simplesmente aceitar... Há casos em que o lider não estando presente no grupo, as ações não podem ser tomadas sem ordem, caracterizando a centralização do poder liderança.

Liderança democrática: o lider difere do autocrático pois aceita as opiniões e ideias dos subordinados, as implanta se for viável, e orienta se for possível, há uma comunicação direta que garante um sentimento de valorização, o que encoraja uma colaboração recíproca em melhores resultados, os subordinados podem propor intervenções e ações criativas.

Liderança liberal: diferente das outras formas de liderar, tem a participação mínima do líder, onde os subordinados estão livres a decidirem as ações e intervenções na equipe, sendo que espera-se maturidade do grupo, pois caso contrário o líder pode perder o respeito já que o clima de inércia por parte do líder não se impondo, pode gerar inconformidade.

Além das três formas básicas de liderar existem outras cinco que também possuem importância para os gestores.

Liderança situacional: é uma forma de liderar sem ter um modelo único pra liderar, tendo em vista os efeitos ruins de algumas lideranças sobre certos subordinados, então a liderança situacional varia de uma liderança a outra de acordo com o perfil de cada profissional para que reaja de forma positiva, evitando erros ou desmotivação garantindo melhores resultados, levando em conta a força do líder, forças pessoais e do subordinado para melhor encontrar a liderança a ser desempenhada conforme a situação.

Liderança servidora: é um modelo que vem ganhando adeptos ao longo dos anos, e uma forma de garantir a produtividade, o líder passa a entender e se voltar mais aos interesses dos colaboradores, nesse contexto ganha a autoridade pelas atitudes, difere das outras forma de liderar pois o líder tem a máxima participação mais  com empatia, além de encorajar os liderados dando assistências e agindo com mais tolerância gerando um clima agradável e resultados satisfatórios.

Liderança carismática: o líder passa a tomar uma atitude de persuasão, utiliza de diversos meios de discurso e até mesmo exemplo pessoal, passando a ser até mesmo inspiração, gerando um efeito positivo na equipe, ou uma visão ideologica sobre o sucesso e metas a serem atingidas, há um clima de confiança nos subordinados que estarão motivados, e diferente da liderança servidora o líder passa a ser associado ao seu carisma feitos e formas de motivar, garantindo resultados satisfatórios tanto para a equipe quanto para os resultados alcançados.

Liderança transacional: diferente da liderança autocrática o líder passa a conhecer as motivações e ambições individuais dos subordinados, sejam promoções, aumentos de salários, comissões, conciliando resultados e satisfação geral da equipe, visando metas estabelecidas e comprimento de regras mais não em um sistema fechado como no caso de outras formas de liderar, garantindo recompensa proporcional ao desempenho e resultados, evitando o clima de desvalorização apesar do ar de troca entre o líder e o subordinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com