TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Mercadologica

Por:   •  9/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

1. RESUMO EXECUTIVO

1.1 Resultados Principais

O Objetivo principal deste projeto de pesquisa foi realizar uma análise da viabilidade de um novo segmento no mercado de Itabuna. A pesquisa foi baseada na coleta quantitativa de dados obtidos através de aplicação de questionários. A pesquisa obteve os resultados esperados, chegando ao fechamento que o serviço seria aceito por mais de 80% das pessoas entrevistadas.

1.2 Conclusões

A pesquisa inicial para analisar a viabilidade de um novo segmento de serviço foi bem-sucedida, a partir dessa primeira análise acontecerão pesquisas de mercado, de melhor localização, da possibilidade de oferecer o serviço em outras cidades e outros.

1.3 Recomendações

A pesquisa de aceitação é apenas a fase inicial, visto que é um serviço novo e inédito em Itabuna, durante o percurso de implementação, ainda serão analisados outros fatores de viabilidade do serviço, bem como o desenvolvimento do uso de tecnologias.

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

2.1 Fundamento para o Problema

A definição de um problema ao fazer uma pesquisa de mercado é essencial para determinar, claramente, quais as reais necessidades e informações que se precisa obter. No caso da Ecolog-CARDelivery, os problemas de decisão gerencial e de pesquisa mercadológica, buscaram respostas quanto à aceitação do serviço e a viabilidade do mesmo em termos financeiros, mercadológicos e publicitários.

Desta maneira, a pesquisa foi baseada, primeiramente, no cotidiano das pessoas, que cada vez mais precisam lidar com a falta de tempo no dia a dia. Consecutivamente, é valido ressaltar que cada vez mais existe uma necessidade de se preocupar com o meio ambiente. Logo, procuramos identificar se esses fatores influenciariam as pessoas a adquirirem o hábito de lavarem seus carros através de um serviço rápido, ecologicamente correto e de fácil agendamento.

Dando sequencia aos problemas, procuramos responder se, caso a aceitação do serviço pelo público fosse positiva, o serviço seria viável através de que preços, já que vivemos um momento de crise e nem todas as pessoas estão dispostas a pagar um preço maior pela comodidade. Identificamos também, o melhor meio de divulgação para ele, uma vez que, por se tratar de um serviço delivery, a pretensão é que não exista um lugar físico, apenas virtual ou por telefone e assim, constatar a viabilidade do negócio, com base em uma visão gerencial.

2.2 Enunciado do Problema

2.2.1 PROBLEMA DE PESQUISA MERCADOLÓGICA

Aceitação do serviço no mercado da cidade de Itabuna que será verificado através da aplicação de questionários.

2.2.2 PROBLEMA DE DECISÃO GERENCIAL

Viabilidade do negócio em termos financeiros, mercadológicos e de publicidade.

3. MÉTODOS (METODOLOGIA)

O projeto, inicialmente, foi desenvolvido com o auxílio de uma pesquisa exploratória para identificar o setor de lavagens de automóveis na região de Itabuna e consecutivamente, uma pesquisa descritiva.

Segundo Gil, (1987) a pesquisa exploratória tem como principal função esclarecer e formular hipóteses sobre um assunto a ser estudado. O autor cita que, normalmente, suas principais ferramentas são levantamento bibliográfico, documental, entrevistas e estudos de caso. No desenvolvimento da Ecolog-CAR o instrumento utilizado foi o levantamento bibliográfico de informações.

O mesmo autor conceitua a pesquisa descritiva como um método de descrever as características de uma determinada população ou fenômeno, estabelecendo uma relação entre as variáveis. “São incluídas neste grupo,as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população”. (GIL1987, pág.“45”).

Para coleta de dados, foram aplicados 50 questionários. A partir das informações coletadas, foi feita uma análise da viabilidade do serviço com a contribuição do público-alvo, identificando a disponibilidade financeira de contratação do serviço, o melhor meio de promovê-lo, bem como as críticas da clientela quanto ao diferencial e atributos oferecidos. Neste ínterim, Lakatos e Marconi definem questionários como “um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador”. (LAKATOS e MARCONI 2003, pág. “200”). No mesmo contexto, Gil (1987) descreve o uso de questionários como uma técnica de investigação, que objetiva conhecer opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas e situações experimentadas por determinado grupo de pessoas.

A pesquisa foi aplicada em setembro de 2015 no município de Itabuna – Bahia a uma amostra aleatória, porém não esquecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com