TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Mercadologica curso TTI

Por:   •  7/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.711 Palavras (11 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 11

O corretor de imóveis  trabalha com transparência e muita seriedade, com o objetivo de encontrar um caminho melhor para satisfazer as expectativas de vendedores e compradores nas transações imobiliárias. Respondendo civil e juridicamente a tudo aquilo que envolve o trabalho.

O trabalho do corretor de imóveis compreende desde a negociação até o fechamento de todas as transações imobiliárias para que o fechamento do negócio se de forma correta e segura.

O fim da transação imobiliária não se dá com a assinatura do contrato e dinheiro na conta, mas sim no feedback, do pós venda que é onde o corretor fideliza o cliente.

Através de uma analise da profissão Corretor de Imóveis, listei algumas características comportamentais inerentes aos profissionais do ramo.

As características particulares dos corretores de imóveis aqui apresentadas, são determinantes para o seu comportamento e necessárias para uma adequada distribuição e venda do produto imobiliário.

O comportamento humano orienta-se basicamente para a consecução de objetivos, ou seja, geralmente é motivado pelo desejo de alcançar um objetivo. Segundo PHILIP KOTLER, um professor universitário estadunidense, “o comportamento é entendido como o mecanismo que um indivíduo utiliza para dar resposta a um determinado evento, na busca de satisfazer seu conjunto de necessidades".

Esta definição é melhor explicada através de um modelo de processo comportamental, proposto pelo mesmo autor, representado por uma seqüência de etapas em que o indivíduo percorre para responder a um determinado evento. 
Os eventos são acontecimentos capazes de produzir um estímulo que influencia diretamente no comportamento. Os eventos são identificados em um processo de percepção que se transforma em estimulo, sendo assim, capaz de motivar um individuo.

A motivação é o impulso fundamental para gerar um comportamento. Segundo HERSEY&BLANCHARD [1986, p.18], "a motivação das pessoas depende da intensidade dos seus motivos, que podem ser definidos como necessidades, desejos ou impulsos oriundos do indivíduo e dirigidos para objetivos, que podem ser conscientes ou subconscientes". No processo comportamental, a motivação será responsável pela energia que o indivíduo alocará para executar a ação.

 É uma relação entre o grau que se encontra a necessidade e a oportunidade de satisfaze-la.

Ao detectar a motivação do vendedor ou comprador em potencial, o corretor de imóveis apresenta uma sequencia de características comportamentais visando atender os motivos pessoais de seus potenciais clientes.
 

COMO TRABALHA UM CORRETOR DE IMÓVEIS

Acreditando-se que a corretagem é o instrumento utilizado pelo profissional imobiliário para satisfazer  necessidades, em consonância com  valores, conhecimentos e habilidades.
Um bom corretor de imóveis deve possuir um conjunto de atributos baseado nas características determinantes do comportamento voltado para a realização das vontades pessoais dos seus clientes em potencial, atributos estes, que são indispensáveis para um processo de corretagem seguro e satisfatório para as partes envolvidas no negócio imobiliário.

Conhecimentos

A corretagem é uma atividade profissional que requer um certo conhecimento generalizado de variadas áreas técnicas e humanas. Desta maneira, o conhecimento relacionado ao corretor de imóveis é apresentado da seguinte forma:

Conhecimento do ramo imobiliário: Refere-se ao conhecimento que o corretor de imóveis possui do mercado imobiliário. É preciso que o corretor de imóveis domine conhecimentos de outras áreas como a engenharia civil e arquitetura, para que seja capaz de interpretar e ler tecnicamente todos os elementos básicos que concretizam o projeto arquitetônico (planta baixa, cortes e fachadas); direito comercial, para ter um bom entendimento da área jurídico-fiscal e a legislação que rege a profissão como, direitos, deveres, obrigações e limitações; economia, com noções básicas sobre o sistema financeiro de habitação; finanças, dominando operações simples de matemática financeira e tipos de moedas e; operações imobiliárias, relacionadas com os procedimentos e formalidades legais da profissão. Cada uma destas áreas tem alguma relação com o produto imobiliário.
Além dos itens relacionados acima, o corretor de imóveis necessita estar permanentemente atualizado sobre os acontecimentos nacionais e mundiais importantes, pois o mesmo precisa possuir cultura geral suficiente para manter um diálogo adequado com clientes que possuam formação, educação e posição social diferenciada.

Conhecimento técnico do produto imobiliário: Um dos fatores decisivos para conquistar a confiança do cliente é o pleno conhecimento do imóvel por parte do corretor de imóveis. De nada adianta possuir habilidade para contato e experiência em vendas sem o domínio deste atributo.
É necessário que o intermediador imobiliário conheça do imóvel os aspectos físicos (tamanho número de quartos e suítes, etc.); localização, incluindo informações como a zona, via de acesso, transportes, bairro e vizinhança e, quanto ao acabamento e material usado na construção do imóvel.

Conhecimento de técnicas de vendas:  A venda imobiliária é estruturada em diversas etapas que podem ocorrer em uma ou mais entrevistas, nas quais corretores tentam atrair o interesse do suposto pretendente à aquisição do imóvel através de uma negociação objetiva a respeito do produto imobiliário. É necessário um determinado nível de conhecimento técnico na forma de anunciar, descrever e demonstrar o imóvel; na forma de negociar e na forma de discutir o plano de financiamento usado pela imobiliária.

Conhecimento Empresarial: Refere-se ao conhecimento das atividades responsáveis pela administração de uma empresa como um todo. São elas: marketing, visa à otimização dos lucros de uma empresa com a plena satisfação das necessidades do cliente; finanças, referentes aos procedimentos financeiros na negociação do imóvel, como o estudo de fluxo de caixa de uma aplicação financeira; administração de recursos humanos, é a atividade que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização; gestão empresarial, no sentido de conhecer a política administrativa que determina os objetivos da empresa e; gestão da produção, que envolve o conhecimento do processo de desenvolvimento do produto imobiliário, desde a elaboração do projeto até a sua distribuição.
A importância desta variável está no fato de que determinados corretores de imóveis possuem um adequado conhecimento empresarial, geralmente aqueles que possuem formação acadêmica em administração ou que já possuíram uma pequena empresa, podendo ocupar uma posição de maior destaque na empresa como de gerente de vendas.

Formação Complementar: São os conhecimentos adquiridos em experiências passadas com outras atividades que aparentemente não têm nenhuma relação com a profissão atual do indivíduo, mas que podem ter uma participação decisiva para resolver uma determinada necessidade gerada pelo próprio negócio. No caso da corretagem, as experiências que mais contribuem para um bom exercício da profissão de intermediador imobiliário, são: experiência empresarial, de construção civil e de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com