TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim I ´- RECURSOS HUMANOS

Por:   •  5/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.403 Palavras (22 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

O presente projeto de pesquisa apresenta um breve estudo sobre comunicação empresarial, fundamentos da administração e técnicas de informática. Além do exemplo de aplicação de cada um desses recursos em uma empresa de pequeno porte que trabalha no ramo alimentício. Além de apresentar os problemas encontrados através da pesquisa feita na empresa, este trabalho apresenta um tópico de ponto de visa que traz algumas dicas de como aplicar os temas estudados na construção da comunicação e organização da empresa.

PALAVRAS-CHAVES: comunicação; administração; organização.

ABSTRACT

The research project presents a brief study of business communication, management of foundations and computer techniques. Apart from the example of application of each of these features in a small company working in the food industry . In addition to presenting the problems encountered by research done in the company , this paper presents a point of topic aims to bring some tips on how to apply the topics studied in the construction of communication and organization of the company.

KEYWORDS : communication; administration; organization.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO_________________________________________________

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL________________________________

2.1. Operação nas comunicações da empresa___________________________

2.2. Fluxos da comunicação________________________________________

2.3. Relação interpessoal___________________________________________

3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO__________________________

3.1. Administração e Organização___________________________________

4. TÉCNICAS DE INFORMATICA__________________________________

4.1. Internet_____________________________________________________

4.2. Programas de computador______________________________________

5. PONTOS DE VISTA____________________________________________

6. CONCLUSÃO__________________________________________________

7. REFERENCIAS________________________________________________

PIM I- SUPERMERCADO CENTRAL

1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas vivem em constantes mudanças, cada vez mais as relações de consumo se proliferam e ganham complexidade. Essas mudanças se devem pela competitividade das empresas e pela busca de melhorias no atendimento de seus clientes, além de garantir crescimento patrimonial e de qualidade das empresas que a aderem. O interessante é que não só a empresa ganha mas também seus clientes que buscam qualidade e atendimento diferenciado. Essas mudanças são necessárias pois, o que antes era considerado dispensável passou a ser imprescindível com a modernização.

O mercado brasileiro começava a oferecer boas perspectivas. De um lado, sentia-se a necessidade de as empresas desenvolverem publicamente a identidade, na tentativa de criar imagens compatíveis e adequadas ao surto de modernização do momento. De outro, impunha-se a meta de integração interna, tradicionalmente perseguida pelos programas do setor de Recursos Humanos, mas não necessariamente com a eficiência que o mercado e a sobrevivência da empresa requeriam (TORQUATO, 2002, p. 3).

Este trabalho baseia-se em fatos que atualmente tem envolvido o mundo empresarial, apresenta uma empresa de pequeno porte atuante no mercado brasileiro no ramo alimentício (secos e molhados), que conta com padaria, produtos de limpeza, utensílios para cozinha, além de cama, mesa e banho, sua qualidade no atendimento e amplicidade no estoque tem atraído cada vez consumidores de diversos lugares da região.

O supermercado central é assim denominado pois situa-se na Avenida Brasil, no centro na cidade de Acrelândia e é um dos mais antigos, e mais completos da cidade em termos atendimento, estoque e formas de pagamento, além disso oferece uma linha de crédito de 500 reais para seus clientes, que vai aumentando de acordo com a quantidade de compras do cliente. Para que seja possível atender os cerca de 400 clientes que passam por aqui todos os dias esta empresa conta com 18 funcionários considerados capacitados para exercer as funções exigidas.

O objetivo desta pesquisa é mostrar como o supermercado central tem utilizado os recursos de comunicação empresarial, fundamentos da administração e de técnicas de informática na organização da empresa e na melhoria do atendimento da clientela.

Estes recursos são importantes pois ajudam o líder a planejar a organização da empresa. De acordo com Garcia (2011):

a comunicação empresarial deve ser objeto de atenção especial por parte das empresas e dos empresários, pois, dela depende a qualidade da imagem institucional que a empresa terá na sociedade. (...) envolve todas as ferramentas de comunicação, escolhidas especialmente para cada um dos públicos a serem trabalhados. ( GARCIA, 2011, p.10. p. 45) .

A comunicação empresarial envolve comunicação interna, externa, interdepartamental, interpessoal, além dos fluxos de comunicação que ocorrem no interior da empresa e serão discutidos no primeiro tópico.

Os fundamentos da administração ajudam na organização da empresa. De acordo com Santos (2011) a administração “ consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, (...) visando atingir os objetivos organizacionais (SANTOS, 2011, p. 13). A organização envolve princípios gerais como planejar, organizar, dirigir e controlar. É o desenvolver desses quesitos que determinam o bom andamento do processo administrativo. Nesse tópico será feita uma análise da pratica atual da organização e gestão da empresa pesquisada.

As técnicas de informática são importantes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com