TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim V - Recursos Humanos

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA DE SÃO PAULO

AMANDA FERREIRA DOS SANTOS

RA 1727455

NOME DA EMPRESA ANALISADA: ESTILO ACADEMIA LTDA - EPP

PIM V

 

SÃO PAULO

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA DE SÃO PAULO

AMANDA FERREIRA DOS SANTOS

RA 1727455

NOME DA EMPRESA ANALISADA: ESTILO ACADEMIA LTDA - EPP

PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista de São Paulo

Orientador: Mauro Trubbianelli

 

        

SÃO PAULO

2019

RESUMO

O trabalho realizado tem como principal objetivo discorrer sobre as técnicas de avaliação e desempenho como um método eficaz para avaliar os colaboradores independente do nível hierárquico. Trata-se de um recurso que afeta financeiramente à empresa pois, na avaliação é possível identificar no nível de motivação dos colaboradores e planejar soluções de melhorias. A empresa estudada tem como principal objetivo oferecer serviços de saúde e bem estar, por este motivo, adere métodos de avaliação de seu quadro de pessoal e estimula seus colaboradores a realizarem atividades físicas.

Palavras-chave: avaliação, etapas e empresa.

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO

        A empresa estudada é a Academia Estilo. Localizada no bairro Assunção em São Bernardo do Campo. Atualmente a academia possui em torno de 68 colaboradores. A razão da empresa é promover saúde e bem estar, preocupando-se com seus clientes e oferecendo-os serviços de qualidade e respeito. Conhecida pela maior aula de natação do mundo, devido a proporcionar grandes campeonatos de natação e formação de atletas, fornecendo treinos de travessia. A Estilo já foi patrocinada por grandes marcas, entre elas a Suvinil Tintas.

        O presente trabalho tem como objetivo aplicar o conceito estudado referente às matérias de: Avaliação de Desempenho, Administração de Cargos e Salários e Matemática Financeira.

        A matéria principal é: Avaliação de Desempenho. Dispõe do objetivo de mostrar formas de avaliar o quadro geral de colaboradores independente do nível hierárquico. A empresa estudada disponibilizou um teste de avaliação técnica, realizado trimestralmente pela Coordenação junto ao colaborador. O teste tem mostrado bons resultados de desempenho e unido mais a equipe de trabalho.

        A matéria de Administração de Cargos e Salários dispõe formas de pesquisas salariais e discorre de maneiras para elaboração de pesquisas visando equiparar o salário oferecido com o de outras empresas. Por último, a matéria de Matemática Financeira Que dispõe o método de aplicação de recursos nas finanças empresariais.

Para a realização do trabalho, fora realizado um interrogatório diretamente com a Diretora Inês Pedron e a sócia Cecilia Pedron Del Rey, permitindo acesso à academia e realização de entrevista com o setor Financeiro e Recursos Humanos.         Portanto, todas as informações contidas neste trabalho, foram discorridas conforme interpretação pessoal após disponibilização dos gráficos e pesquisas dispostos pela diretora da Academia e informações disponíveis no site da empresa.

  1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

         

A matéria de Avaliação de Desempenho tem como objetivo primordial, demonstrar formas de melhorias no funcionamento da empresa. Apresentando aspectos positivos, negativos ou passíveis de melhorias provenientes à realização com os colaboradores. Mas, não deixando de realizar uma Análise Crítica em todos os problemas existentes dentro da organização. Buscando assim, o aperfeiçoamento dos processos e melhoria contínua da empresa.

Para Chiavenato (1999), a avaliação de desempenho é uma aplicação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ele desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

O resultado da Avaliação de desempenho de uma empresa pode ajudar de várias formas o seu andamento e possíveis tomadas de decisão. Um exemplo seria a postura de um colaborador com a cultura organizacional, esse funcionário pode propagar e orientar os outros colaboradores a aderirem a cultura organizacional, fazendo com que todos se empenhem quanto a mesma.

Um Recrutamento e Seleção bem elaborado ajuda no resultado da Avaliação de Desempenho, pois, assim permite-se descobrir novos talentos que contribuam com suas respectivas funções e assim facilitando o remanejamento de outros colaboradores de seus respectivos cargo, a fim de melhorar a produtividade.

 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Existem diferentes formas de realização da Avaliação de Desempenho. Pelo superior (coordenação ou gerência); Uma autoavaliação com duas etapas, sendo a primeira uma própria autorreflexão do funcionário e a segunda com o superior avaliando as reflexões do colaborador; A avaliação 360º que avalia simultaneamente todos os colaboradores independente da sua posição, sendo aplicada de uma forma que garanta o anonimato de cada um.

Como forma de avaliação, a empresa estudada realiza reuniões individuais entre os colaboradores junto a coordenação, apontando as qualidades e defeitos em relação ao trabalho executado. Abaixo, segue o modelo de avaliação utilizada pela empresa:

[pic 1]

[pic 2]

 Após realização da pesquisa acima, possibilitam-se avaliar: Medição do nível de satisfação dos colaboradores; Aderência para com a cultura organizacional; Necessidade de treinamentos; Promoção ou Substituição.          

  1. ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

         

        A administração de cargos e salários tem como principal objetivo realizar planos de carreiras através de uma politica salarial. Junto a esse plano de cargos e salários é importante a realização de Descrição de Cargos dispondo todas as tarefas realizadas pelo colaborador. Tornando-se assim uma organização mais sólida e justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com