TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PlanejamAdministracaoAeropor.doc

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento e Administração Aeroportuária

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: CLEO MARCUS GARCIA

Nome do estudante: Paulo Lucas da Rocha

Data:30/03/2015

Para responder as questões 1 e 2, assista ao vídeo – Gigantes da Engenharia/Aeroportos elaborado pelo History Chanel e disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QQuYpwZQ8zE>. (Acesso em: 12 ago. 2014).

 Questão 1: O Planejamento Aeroportuário deve prever a integração do transporte aéreo com outros modais de transporte. Conforme leituras e vídeos assistidos:

  1. Descreva quais são outros modais de transporte aos quais deve estar conectado um complexo aeroportuário? (1,5 pontos

 Resp.: Os modais de transporte aos quais deve estar conectado o complexo aeroportuário          são modais de acesso do passageiro ao aeroporto (carro, metrô, ônibus etc.)

  1. Em qual componente deve ser priorizada esta conexão? (1,5 pontos)

      Resp.: Esta conexão deverá ser priorizada no componente interface de         acesso de passageiros.

Questão 2: O terminal 5 de Heathrow foi planejado para atender mais de 30 milhões de passageiros ano. Utilizando a matriz de conceitos da FAA, estabeleça qual a melhor configuração para um Terminal com esta capacidade em relação ao Conceito e Aspectos de Infraestrutura, justificando sua resposta. (3,0 pontos)

Resp.: A melhor configuração para um Terminal com esta capacidade em relação ao Conceito e Aspectos de Infraestrutura será a configuração do terminal Satélite, que possibilita criar acessos subterrâneos e Sistemas Automatizados de Movimentação de Passageiros (Automated Passenger Movement Systems - APMS), interligando as áreas de processamento no terminal por meio de um metrô ou por conectores).neste conceito, aeronaves são posicionadas na posição nose-in.Visando agilizar o fluxo de passageiros e bagagens e seguindo as recomendações previstas na Tabela FAA (1988), Uma operação em dois ou mais níveis trará vantagens de utilização máxima do complexo e poderá fornecer boas performances de fluxo com um mínimo de conflitos, possibilitando o embarque e desembarque separados verticalmente,(em níveis distintos). O meio fio em múltiplos níveis será apropriado por tratar-se de um terminal de múltiplos níveis e por ser mais adequados para volumes de tráfego intenso.

Questão 3: Conforme a Política Nacional de Aviação Civil (PNAC), para o Desenvolvimento da Aviação, medidas como o estímulo à formação e capacitação de profissionais do setor são essenciais por diversos aspectos.

Descreva, em um texto dissertativo de aproximadamente 7 linhas:

Por que há necessidade do setor aeroportuário capacitar seu efetivo, seja na gestão ou operação? (2,0 pontos)

Resp.: Atualmente o setor aeroportuário é equiparado a qualquer tipo de organização empresarial, possuindo uma grande variedade de fatores organizacionais, metas, medidas de desempenho e requisitos operacionais os aeroportos devem ser administrados de forma semelhante a qualquer organização empresarial. Por estar associada à crescente demanda do setor aéreo, necessitam cada vez mais profissionais capacitados e preparados para atender não só às operações aéreas, mas aos fluxos de receitas e despesas que são geradas na operação diária de um aeroporto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com