TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, Controle e Gestão da Produção

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

NOTA: 9,5

Johnatan Oliveira de Paula

Aprendiz Operador Inspeção de Qualidade

Planejamento, Controle e Gestão da Produção

SONORA / MS

2018-2019

Planejamento, Controle e Gestão de Produção

[pic 2]

SONORA / MS

2018-2019

  1. Sumário

1.        Introdução        3

2        Just in Time        4

3        Kanban        5

4        MRP - Planejamento de necessidades de materiais        6

5        Bibliografia        7

  1. Fonte 12

  1.  Introdução

Para que uma empresa possa fornecer seus serviços de maneira eficiente e eficaz, de modo a atender as expectativas dos clientes, a adoção de algumas ferramentas durante as etapas de planejamento, controle e gestão operacional, são de grande valia, pois possibilitam a visualização de diversas variáveis que podem influir no processo, alguns destes instrumentos serão apresentados a seguir.  


  1. JIT - Just in Time

Em tradução literal, “No tempo Certo”, consiste no ato de comprar, produzir na hora certa, de modo a ter um estoque mínimo ou  nenhum, normalmente tal sistema é empregado em serviços que requerem encomendas, como aeronaves, automóveis, onde a compra da matéria necessária para produção se da somente após a venda do produto final ainda inexistente, ou seja não fabricado. A vantagem de tal sistema pode ser visualizada na inexistência ou mínimo estoque seja de matéria prima, ou de produto final, o que implica em menos instalações e logo menos custos, evita ou no mínimo reduz a possibilidade de prejuízos por conta da baixa liquidez do produto, já que este só é produzido após a venda, (certos casos). A grande desvantagem evidente, é que para haver o mínimo de inesperado deve-se ter o mínimo de fornecedores, e isso leva a problemas de abastecimento em casos de crises.

Exemplo:

Governo compra 15 aeronaves, devido ao alto custo de fabricação, a fabricante não mantem estoques, diante disso a fabricação so tem inicio após a assinatura do contrato de compra das aeronaves, ocasião que então, a fabricante, buscara com seus fornecedores os suprimentos necessários para a produção, ao fim da produção de cada aeronave, ocorre a entrega, ou seja não há estoques nem antes da fabricação, nem após a produção, reduzindo assim prejuízos oriundos da baixa liquidez do produto, e custos relacionados a estocagem. Temos nesse exemplo a clara aplicação do momento certo, de compra, produção e transporte. [pic 3]Esquematização do sistema Just In Time - JIT

  1. Kanban

O Kanban, palavra japonesa que significa sinal, utiliza cartões para sinalizar que há necessidade de se produzir mais. Na forma mais simples, seu funcionamento consiste no uso de cartões por um estágio de produção para avisar ao seu estágio de produção antecessor (também chamado como fornecedor) que está precisando de mais material. Por proporcionar um sistema de trabalho “puxado”, na pratica este sistema torna-se muito útil quando utilizado junto ao JIT, pois evita a criação de estoques, e uma parte da linha de produção só funciona quando a anterior disponibiliza material para que esta trabalhe.

Kanban, é um sistema simples e extremamente barato de ser implantado, vantagem esta que o torna atrativo, pois em uma linha de produção, poderíamos usar sistemas para indicar aos operadores o ritmo e quantidade de produção, mas isso requer investimento alto, já o Kanban requer apenas treinamento, organização e disciplina.

Exemplo:

Vejamos como tal ferramenta poderia ser aplicada em um restaurante. O cliente faz um pedido, o garçom anota, este o deixa no “painel kanban” onde os cozinheiros disponíveis, mudam o cartão do status pedido para andamento, e elaboram o prato solicitado, concluído tal etapa, o garçom muda o cartão para o status concluído e anota um código junto ao pedido original, o prato já elaborado encontra-se disponível na seção de pratos prontos, o código junto ao prato sera útil para o reconhecimento deste, bem como para posterior cobrança.

Mesa 1

Mesa 2

Mesa 3

Mesa 4

Mesa 5

Mesa 6

Mesa 7

Mesa 8

Mesa 9

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Quadro Kanban


  1. MRP - Planejamento de necessidades de materiais

Possui certa semelhança com o JIT, no que se refere a entender o momento certo e quantidade de certa de material a possuir em estoque, de modo que haja um equilíbrio; não havendo excesso, o que significa dinheiro parado, além dos custos logísticos envolvidos; nem que haja falta, onde a produção pare por conta do baixo estoque, havendo um equilíbrio físico, também haverá um equilíbrio financeiro.

Esta ferramenta, tem por objetivo realizar uma análise de processo, de modo a entender o que, quanto e quando são necessários produtos para que haja a produção de algo, tal analise normalmente é feita partindo do produto acabado, retornando o processo, até seu início.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (265.1 Kb)   docx (384.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com