TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Governamental

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - 2015

Aluno (A): Fábia Novais Montenegro

Turma: C

Tutor (A): Gadara Luzia Rezende B. Cavalcante

Disciplina: Planejamento Estratégico Governamental

Professora: Rosiane Chagas, Dra

Tarefa I

1- Em que período e de que maneira a experiência com planejamento foi aprofundada no Brasil?

R: A experiência em planejamento foi aprofundada durante o Regime Militar, período marcado por medidas impositivas e pela implementação de planos estruturantes com ênfase na industrialização do país. Para por em ritmo acelerado o crescimento econômico, fez-se necessário sedimentar o planejamento governamental a fim de produzir resultados.

2. Diz-se que todas as decisões têm um custo e que, se equivocadas, demandam a absorção de custos de oportunidade econômicos e políticos. Explique isso.

R: Frenquentemente utilizado na área econômica e contábil, o denominado custo de oportunidade tem seu conceito empregado também na administração para auxiliar o gestor na tomada de decisão.

            Segundo a interpretação de Nascimento (1998, p.28), custo de oportunidade quer dizer que o tomador de decisão precisa avaliar se o benefício que obterá em relação a outras alternativas preteridas serão o melhor possível nas circunstâncias em que a decisão está sendo tomada. Caso o retorno do investimento escolhido supere a melhor alternativa rejeitada, constata-se que a escolha foi acertada e obtém-se um lucro, caso contrário, verifica-se um prejuízo e constata-se que a ação escolhida não maximizou os benefícios.

3.  Como pode ser definido o Estado Necessário?

R: É o Estado que de forma abrangente, ampara os cidadãos desassistidos, formulando políticas sociais que atendam às necessidades destes, como também promovam a transformação do país, contribuindo para o crescimento socioeconômico.

4.  Faça uma distinção entre o Estado Herdado e o Estado Necessário.

R: O Estado Herdado configura-se na associação do patrimonialismo, elitismo e oportunismo eleitoreiro. De modo centralizador, adota políticas genéricas e imediatistas. O Estado Necessário, pela via democrática, busca sanar os gargalos sociais, evoluindo as políticas de acordo com as novas faces da população.

5. O administrador público deve priorizar a eficácia administrativa, políticas sociais, ou ambas?

R: O desafio do gestor é justamente priorizar e coordenar ambas. As duas alternativas estão interligadas. A eficácia administrativa é uma condição para a concretização da melhoria das políticas sociais

6. Qual é o objetivo precípuo da Administração Pública? Explique.

R: É servir ao interesse público com atuação orientada pela ética e pelos princípios constitucionais.

7. Quais são as perguntas fundacionais que orientaram o movimento da insatisfação com o planejamento governamental tradicional?

- Quais os grupos que realmente conformam a agenda de decisão mediante sua capacidade de transformar seus problemas privados em assuntos públicos, em questões de interesse do Estado, sobre os quais ele deve atuar?

- O que pode ser feito para impedir que outros assuntos de outros grupos sociais não sejam incorporados à agenda fazendo com que ela fique restrita a assuntos sobre os quais têm controle?

- Que procedimentos usam e de que mecanismos do próprio aparelho de Estado se utilizam para fazer com que os assuntos que logram colocar na agenda sejam decididos e implementados de acordo com seus interesses?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com