TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Governamental

Por:   •  24/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL

NA PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO/MS[1]

O texto a ser apresentado baseia-se na aplicação do Planejamento Estratégico Situacional (PES) na Prefeitura Municipal de Bonito/MS, a fim de subsidiar as ações da atual gestão pública municipal.

Vale ressaltar que o PES é uma metodologia recente e exclusiva ao setor público, e não uma adaptação do planejamento estratégico tradicional. Segundo Huertas (1996), é “um método e uma teoria de Planejamento Estratégico Público, que foi concebida para servir aos dirigentes políticos, no governo ou na oposição, onde seus temas são os problemas públicos e é também aplicável a qualquer órgão cujo centro do jogo não seja exclusivamente o mercado, mas o jogo político, econômico e social”.

O Município de Bonito possui 19.587 habitantes (IBGE 2010), sendo o turismo e a pecuária as atividades econômicas predominantes. No turismo, destaca-se o ecoturismo, turismo de aventura e turismo de eventos.  O município tornou-se o destino de ecoturismo mais premiado do Brasil e desponta no cenário internacional.

Os principais atores a participarem no processo de planejamento são: O Prefeito Municipal, Vice Prefeito, Secretários Municipais, Vereadores e o Conselho Municipal de Turismo.

O principal desafio da gestão municipal é criar mecanismo para que o município continue despontando na atividade turística, baseando-se nos princípios da sustentabilidade ambiental, social e econômica, a fim de enfrentar a atual situação de recessão econômica em que se encontra o país, momento em que o turismo e as viagens deixam de ser tratados como prioridade pelos brasileiros.

Os principais problemas apresentados pelos atores participantes do processo foram:

  • Diminuição do número de hóspedes nos hotéis, pousadas e campings;
  • Queda no fluxo de turistas e visitantes;
  • Aumento do desemprego;
  • Fechamento de equipamentos e atrativos turísticos;
  • Queda na geração de emprego e renda;
  • Aumento dos preços dos passeios turísticos, hospedagem, alimentação e transporte aéreo e rodoviário;

Dentre os problemas apresentados, foram selecionados dois problemas, a Queda no fluxo de turistas e visitantes e a Queda na geração de emprego e renda, conforme demonstrado na tabela a seguir:

Tabela 1 – Ranking dos problemas

Problema

Número de Pontos

Queda no fluxo de turistas e visitantes

10

Queda na geração de emprego e renda

4

Aumento dos preços dos passeios turísticos, hospedagem, alimentação e transporte aéreo e rodoviário

2

Fechamento de equipamentos e atrativos turísticos

2

Aumento do desemprego

1

Diminuição do número de hóspedes nos hotéis, pousadas e campings

1

O critério utilizado foi a abrangência social e econômica do problema, pois afeta todo o município, em todas as regiões (área urbana e are rural) e em todos os segmentos. Além disso, afeta também a cadeia do turismo no Estado e do Brasil, tendo em vista que o município de Bonito é considerado um dos principais destinos turístico e indutores do turismo pelo Ministério do Turismo.

Posteriormente, os problemas foram avaliados devido ao seu grau de impacto, governabilidade, factibilidade e custos de postergação, obtendo os seguintes resultados:

Tabela 2 – Matriz de Seleção de problemas

Problema

Impacto

Governabilidade

Factibilidade

Custo de Postergação

Seleção

Queda no fluxo de turistas e visitantes

Alto

Alta

Alta

Alto

Queda na geração de emprego e renda

Alto

Alta

Média

Médio

A aplicação da matriz de seleção de problemas apontou como principal problema a “Queda no fluxo de turistas e visitantes”, pelo fato do Custo de postergação ser considerado alto. Foi ressaltado pelos participantes que este problema também é considerado o mais importante pelo fato de ser o fator que desencadeia os demais problemas, se relacionando diretamente com o principal objetivo deste PES, conforme apresentado no diagrama abaixo:

Diagrama 1 – Problema principal

[pic 2][pic 1]

Na sequencia, foi colocada em discussão a identificação das causas e consequências da Queda no fluxo de turistas e visitantes no município de Bonito/MS.

Figura 2 - Fluxograma de causas e consequências do problema:

[pic 4][pic 3]

Uma vez listadas as causas do principal problema, passou-se para o processo de seleção daquelas que, uma vez enfrentadas gerencialmente, devem levar a resolução do problema.

Foram selecionadas duas causas: baixo poder aquisitivo dos turistas e visitantes e aumento no preço dos atrativos e equipamentos, apresentadas na matriz de ações propostas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com