TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Organizacional

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

Aguinaldo Pereira Xavier 0004-13-1

RESENHA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

Suzano

Outubro, 2015

Aguinaldo Pereira Xavier 0004-13-1

RESENHA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

Trabalho redigido como parte das exigências para a aprovação na disciplina Plano Estratégico, sob orientação do Professor Dr. Alexandre H. de Quadros.

Suzano

Outubro, 2015

RESENHA

No mundo moderno atual, as empresas que fazem acontecer fica entre as melhores com a inovação e competitividade, visando o mundo globalizado.

A importância de uma estratégia nas empresas é evidente, porque define os objetivos, a missão no mundo moderno de hoje, as empresas tem que fazer acontecer, para ficar entre as melhores, visão e nortear as ações gerenciais da empresa, onde o segmento do plano estratégico mostra o que a organização precisa fazer ao longo do processo.

Segundo o texto, as origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra.

A estratégia ao longo da história foi utilizada na teoria militar como modo de estrutura de plano de ataque, na organização mostra a capacidade contínua e sistêmica para o ajustamento e controle das etapas visando o futuro. No cenário geral a estratégia tem o âmbito de nortear o posicionamento frente as situações adversas do ambiente interno e externo.

Segundo Hindle (2002, p.142) conta que os primeiros conceitos de planejamento embora nem reconhecidos como tais, devem provavelmente ter surgido ainda na pré-história, entre as primitivas “donas-de-casa”, que tinham que de certa forma ter certos conhecimentos de planejamento.

Naquele época, as pessoas não tinha espaço e nem tecnologia para conservar os alimentos, ou seja, eles precisavam programar o término de preparo da refeição com o companheiro presente, como é feito hoje em dia com planejamento, controle de orçamento, entre outros.

Segundo Silva (2001, p.89) o planejamento, é a parte fundamental da administração, e tem suas origens nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis.

O trabalho era mais árduo, tudo manual não tinha tecnologia naquela década, portanto ficava mais demorado e exigia mais o intelecto do indivíduo para criar uma estratégia de planejamento para cada tarefa a ser executada, mas era feita nas mesmas condições de hoje, mais demorado, porque exigia do ser humano criar e pensar ao mesmo tempo, para executar o controle das operações, ou seja, a tecnologia neste século XXI, ajudou e muito as empresas para o planejamento de controle de gasto, investimento, entre outros, mas também diminuiu muito a capacidade das pessoas em criar projetos, planejamentos, pensar em um novo plano de negócio, ficou escasso o conteúdo absorvido pelas pessoas por causa da tecnologia.

Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

O texto comenta que nas décadas de 50 e 60 os administradores utilizavam o planejamento operacional, porque o crescimento da demanda estava sobre controle na época, mas na década de 70 com as incertezas sobre o petróleo por causa da guerra entre árabes e israelenses, como outros problemas ocorridos nesta ocasião, houve uma necessidade de uma nova estruturação de planejamento administrativo, para se obter o maior controle dos processos e também é um modelo que ajuda nos momentos de crises e de como enfrentar de cabeça erguida tendo recursos.

Segundo Kotler (1992, p.63), esse novo processo de planejamento tinha 3 ideias básicas. Primeira: uso pela empresa de um portfólio de investimento; Segunda ideia básica: estar em constante avaliação em relação ao potencial de lucro futuro de cada tipo de negócio e A terceira ideia básica: planejamento estratégico é a estratégia propriamente dita.

O objetivo das 3 ideias era ter o controle, direcionar e planejar a melhor estratégia para a organização, a empresa não pode usar os dados do passado para basear um planejamento, porque muda se constantemente o portfólio global, a empresa tem que se estruturar usando as ferramentas exatas para obter o resultado o melhor possível, sendo clara e objetiva nos seus processos bens e serviços ou outro ramo que a empresa atua.

Conforme Matos (1999, p.30), o planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais:

O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da

organização a um ambiente mutável;

O planejamento estratégico é orientado para o futuro;

O planejamento estratégico é compreensivo;

O planejamento estratégico é um processo de construção de

consenso;

O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem

organizacional.

As características fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com