TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Sociedade São Vicente de Paulo

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Federal de Viçosa

[pic 1]

ERU 475–Planejamento na Organização Cooperativa

Nayara Poleto                82179

Rodrigo Esteves         70568

Talita Oliveira                82182

VIÇOSA

MINAS GERAIS – BRASIL

MARÇO/2017


INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem como objetivo geral a elaboração e consecutivamente a apresentação da metodologia de um Planejamento Estratégico (PE) para a organização coletiva denominada como SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo) mais especificamente para o Conselho Central de Viçosa, que esta localizado na Rua dos Passos, nº 54, no centro de Viçosa-MG. O objetivo específico do planejamento é conseguir um maior comprometimento dos membros. O fator motivacional para o desenvolvimento do PE, no Conselho Central da SSVP, foi a falta de participação e interesse dos membros nas reuniões e assembleias. Para obter informações para a realização do PE, foi realizado, contato com a atual presidente da organização Adriele Aparecida Gomes de Bem, e reuniões com toda a diretoria onde foram passados dados, o estatuto, e as atividades realizadas neste conselho.

HISTORICO:

Histórico Geral da fundação da SSVP em Paris:

Fundada em 24 de Abril em 1833, em Paris, na França por um grupo de seis jovens universitários, liderada por Antonio Frederico Ozanam, a Sociedade São Vicente de Paulo foi criada com intuito de amenizar o sofrimento das pessoas vulneráveis. O lema da SSVP é caridade fecha os olhos e abre os braços. Após a fundação da primeira unidade vicentina em Paris, alastrou-se rapidamente a criação por vários países, a primeira unidade vicentina fundada no Brasil foi a conferencia São José, situada no Rio de Janeiro, que teve sua primeira reunião em 04 de agosto de 1872.

A estrutura organizacional geral da SSVP começa na base que são as conferencias, conselho particular, conselho central, conselho metropolitano, conselho nacional do Brasil ate o topo onde esta o conselho geral internacional.

        Segue abaixo a estrutura hierárquica da SSVP:

        

[pic 2]

Imagem: http://ssvpcpararas.blogspot.com.br/

Fonte: JOSÉ ANTONIO

Histórico da SSVP em Viçosa (MG):

A sociedade civil denominada "SOCIEDADE SAO VICENTE DE PAULO" (s.s.v.p.) foi fundado no dia 8/12/1912, com sede em Viçosa M.G. Seu principal objetivo e finalidade é praticar a caridade cristã, prestando socorro material e assistência moral e religiosa a pessoas necessitadas, sem distinção de cor, sexo, idade, religião, nacionalidade e ideologia. Um dos seus objetivos específicos é a transmissão, aos conselhos particulares de Viçosa e região, de toda informação recebida do conselho metropolitano, localizado em Ouro Preto, sendo assim esse conselho também serve como um canal de comunicação. Sua estrutura organizacional é composta por sete membros; Presidente; vice- Presidente; Coordenador da Comissão de Jovens; Coordenador das CCA'S, ECAFO, Secretaria e conselho fiscal. Esta vinculado a ele os doze conselhos particulares listados a seguir; Conselho Particular de Viçosa, Conselho Particular Nossa Senhora de Fatima, Conselho Particular Santo Antônio, Conselho Particular de Porto Firme, Conselho Particular de Coimbra, Conselho Particular de Ervália, Conselho Particular de Canãa, Conselho Particular de Santa Luiza de Marilac, Conselho Particular de São Miguel, Conselho Particular de Paula Candido, Conselho particular de Brás Pires e o Conselho Particular de Senador Firmino.

Metodologia: Etapas do planejamento:

Para a criação do planejamento, fizemos inicialmente uma entrevista com Adriele Aparecida Gomes de Bem, que atualmente exerce o cargo de presidente do Conselho Central da SSVP. Concordamos com Oliveira (2006, p. 34) que define o planejamento estratégico como um “desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz [...]’’ As etapas que iremos utilizar para o planejamento estratégico são as sete etapas apresentadas abaixo:

           A SSVP possui missão, visão e valores bem definidos, porém essas informações não são divulgadas entre os confrades e as consocias vicentinas. Segue abaixo o negócio, a missão, a visão e os valores da SSVP:

Negócio

Filantropia

Missão

Buscar a santificação pessoal de seus membros, por meio da oração e da visita aos que sofrem, praticando a caridade evangélica pregada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Visão

Transformar a realidade excludente, construindo um mundo mais justo e menos desigual.

Valores

Humildade, a caridade, a simplicidade (essas três, virtudes de São Vicente de Paulo) e desapego do próprio parecer.

Utilizaremos a analise SWOT para fazer as analises interna e externa da organização, para reduzir os fatores que interferem negativamente na SSVP e identificar as oportunidades e pontos fortes a fim de obter melhorias para a organização.

Definiremos objetivos e metas juntamente com a diretoria a fim de criar uma orientação para as atividades, dessa forma criaremos o plano de atividade para orientar melhor o processo.

Definiremos o orçamento a fim de ter os custos e despesas, que surgirão ao longo do planejamento, já estabelecidos.

O controle será feito durante todo o processo para minimizar os erros e conseguir implementar o planejamento da forma pretendida.

Analise do ambiente externo:

Para fazer a analise do ambiente externo, identificaremos as oportunidades e ameaças que podem afetar a SSVP.

Utilizaremos a analise SWOT que é muito usada para identificar as oportunidades e ameaças de uma organização, concordamos que a analise SWOT é uma das melhores ferramentas para analisar as forças externas da SSVP, pois através delas saberemos como agir para aumentar as oportunidades e eliminar as ameaças ou ate mesmo reduzir o impacto delas na organização. Compactuamos com a idéia de Duarte que explica que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (428.7 Kb)   docx (497.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com