TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico na Empresa Influenza Produções

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.624 Palavras (23 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UNICEUB

Caroline Boni

Cristian Mendes

Daniel Ramos

Elizabeth Cho

Marielle Souza

Rebecca Mariz

Planejamento Estratégico na Empresa Influenza Produções

Brasília

2016

Introdução

 

Este trabalho foi elaborado por alunos do 3º semestre do curso de Administração do Centro Universitário de Brasília - (UniCEUB) do turno matutino. Os autores dessa pesquisa são: Caroline Boni, Cristian Mendes, Daniel Ramos, Elizabeth Cho, Marielle Souza e Rebecca Mariz.

O projeto foi realizado na matéria de Gestão Estratégica e teve como escopo selecionar uma empresa no Distrito Federal que tenha CNPJ e elaborar um planejamento estratégico para a determinada organização escolhida.

Para as empresas, criar um planejamento estratégico é uma maneira de aumentar o nível de conhecimento em relação ao mercado, e assim estar sempre à frente na busca da excelência na comercialização de produtos e na prestação de serviços. Este artigo possui uma grande relevância cientifica, pois desperta o interesse profissional do acadêmico em relação a uma pesquisa para a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico, como a melhor forma da organização adaptar-se ao ambiente onde está inserida, e assim entrar forte no mercado, que está cada vez mais competitivo.

Elaborar uma proposta de planejamento estratégico, é uma forma de analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças para a organização. Com isso buscar o conhecimento teórico para aplicar na prática do dia a dia, objetivando ao final do processo, conquistar clientes e assim fazer com que a empresa alcance os objetivos esperados.

2. Descrição da Empresa

A Influenza Produções LTDA possui o CNPJ: 22.682.655/0001-20 e está localizada no comércio local norte (CLN) 2-3, bloco D, loja 72. A empresa foi fundada em 2010 com o propósito de criar eventos novos e com estilos musicais diferentes. Além de eventos musicais, a Influenza Produções também comercializa produtos relacionados às festas, como bonés, roupas entre outros. Atua no mercado de eventos do Distrito Federal e entorno com 7 funcionários. A figura 1 representa o organograma da empresa.

Figura 1 – Organograma

[pic 1]

3. Análise SWOT

3.1 Oportunidades

  • O mercado de festas autorais de Brasília ainda é bem modesto, sendo possível expandi-lo, criando novos conceitos de festas;
  • O público de Brasília é exige um alto nível de qualidade de seus produtos, inclusive eventos, sendo assim, compatível com os princípios da empresa;
  • Não há sazonalidade na produção de festas. Durante todo o ano há público em potencial para os eventos;
  • Aumento da utilização do e-commerce para a compra de ingressos ou produtos, diminuindo a necessidade de pontos de venda espaçados pelo Distrito Federal;
  • Possibilidade de realização de eventos fora de Brasília;
  • Possibilidade de expansão do público alvo, realizando festas com outros tipos de música;
  • Alta fidelização do público brasiliense;

3.2 Ameaças

  • Existem poucos fornecedores de qualidade no mercado, o que potencialmente aumenta o valor cobrado, ou diminui a possibilidade de parceiros em potencial;
  • Como há um alto custo na realização de eventos, é necessária antecedência para que se consigam preços acessíveis e produtos de qualidade;
  • A crise pode levar ao aumento das diretrizes normativas e/ou das taxas relacionadas à sua execução;
  • Quando o clima não é favorável (chuva, por exemplo), há um custo maior na hora de se realizar a estrutura do evento, além de ser necessário realizar uma comunicação específica demonstrando a preparação do evento para qualquer imprevisto climático;
  • O mercado possui boas empresas concorrentes, que têm mais tempo de experiência, assim como um público fiel;
  • Em tempos de crise, o cliente apenas procura novas festas quando existe um conceito bem trabalhado;

3.3 Pontos Fortes

  • A empresa conhece o bem seu público, ticket médio, gostos e etc.;
  • Tem festas consolidadas, que não sofreram com a crise;
  • Bom relacionamento com os fornecedores de qualidade;
  • Contratos de fornecimento previamente negociados, diminuindo assim, custos;
  • Como possui um público mais jovem, a comunicação é feita em redes sociais próprias, o que diminui o custo da divulgação e atinge melhor o público alvo;
  • Bons meios de distribuição dos ingressos. (Alta capilaridade);
  • Bom conhecimento do ramo musical;
  • A empresa possui algum tipo de planejamento estratégico desde o início;

3.4 Pontos Fracos

  • A empresa não conhece o público de Brasília no geral, não podendo expandir mercado, sem essa informação detalhada.
  • Para a aproveitar a oportunidade de mercado em expansão são necessários 3 meses de antecedência para a festa, e há poucos funcionários e uma agenda com 30 eventos já definidos.
  • Falta de um controle financeiro efetivo.
  • Falta de capital de segurança.
  • Não realiza eventos simultâneos, por falta de processos para manutenção da qualidade.
  • Não há um processo de seleção e treinamento padronizado.
  • Empresa nova, ainda faltando organizar a estrutura interna e consolidar as políticas desenhadas nos planejamentos, com um sistema que a integre.

4. Missão da Empresa

4.1 Análise de Cenários

        

        Elementos

Cenários

Provável

Otimista

Pessimista

Crise Financeira

Impeachment da presidente faz com que o cenário econômico brasileiro melhore dentro de dois anos. Fazendo com que a empresa possa ter expectativa de lucro nos próximos anos.

Impeachment da presidente faz com que o Brasil cresça e atraia novos investidores, com isso o público da empresa tem mais condições de gastar mais com os serviços e produtos da organização.

Não ocorrendo o impeachment a crise financeira se agrava fazendo com que o país acabe tendo seu setor político-econômico destruído. Levando a empresa a fechar as portas. Já que a mesma não possui mais dinheiro no fundo próprio para a crise.

Fornecedores

Continuar com os fornecedores atuais buscando uma relação vantajosa para as duas partes. Já que existe uma relação estável e as partes se conhecem.

A empresa busca por novos fornecedores e encontra empresas mais qualificadas e com um custo benéfico superior à dos fornecedores atuais. Visando o desenvolvimento de novas parcerias e formando uma cadeia de suprimentos que como resultado final agrega mais valor à marca.

Fornecedores não são valorizados pela empresa, fazendo com que a relação de parceria se encerre, seus fornecedores podem começar a trabalhar com concorrentes. Deixando a empresa sem fornecedores imediatos o que pode levar muito tempo para ser resolvido e com graves riscos de uma perda expressiva de clientes e capital.

Renovação das ideias das festas

Empresa desenvolve parcerias para renovar temas de festas para inovar e chamar a atenção do público.

Em curto prazo a empresa cria um setor especializado na área criativa não correndo o risco de ao envolver parceiros externos as ideias sejam acessadas por concorrentes.

A organização não acredita que a área de ideias seja importante porque os funcionários estão acomodados. Com isso as festas continuam com os mesmos temas, podendo gerando riscos.

Serviços inovadores em Brasília

A venda de produtos das festas continua e com o passar do tempo a qualidade dos serviços cresce já que pesquisas sobre satisfação são feitas com os clientes e através disso um feedback é passado. Fazendo com que a empresa melhore na prestação desse serviço que é inovador na região.

A prestação de serviços cresce com a criação de um novo ramo de produtos que foram captados pela opinião dos clientes, pois através dele foi possível observar o que os clientes queriam e como a empresa poderia atendê-los de maneira prática.

Outras empresas copiam os serviços exclusivos da marca e fazem sucesso com isso. Uma ideia da empresa sendo usada contra ela mesma.

Divulgação da empresa digitalmente

A empresa continua investindo nos meios de publicidade atual, pois ela já esta inserida em diversas redes sócias, tem seu site próprio já estabelecido.

A área de divulgação ganha um setor especifico e recebe mais verba. Gerando um crescimento na propaganda e aumentado o público.

A empresa deixa de lado a divulgação digital e deixa de captar grande parte do seu público. Sendo que a divulgação digital é a maior forma de propaganda da empresa.

Expansão geográfica das festas

Empresa consegue criar um evento teste fora do DF em 2017. Fechando parceiras e contratando bandas conhecidas.

Empresa se firma no cenário regional/nacional e realiza eventos periodicamente que são um sucesso de público e crítica.

Empresa se apressa e tenta ainda em 2016 criar eventos fora do DF, sem conhecimento e sem os devidos cuidados. O resultado leva a um prejuízo considerável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   docx (140.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com