TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico é uma ferramenta da Alta Administração

Por:   •  23/6/2017  •  Artigo  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

EMPREENDEDORISMO

DISCUSSÃO 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento Estratégico é uma ferramenta da Alta Administração de uma empresa ou organização que permite lançar luz no futuro, em relação ao longo prazo, permitindo a seus dirigentes identificar os pontos fortes e as ameaças externas e os pontos fracos da empresa ou da organização, com vistas aos desafios e oportunidades internas e externas. A estratégia consiste em erradicar os pontos fracos, superar as ameaças e maximizar os pontos fortes. Para tanto, deve ser utilizada, de modo inteligente, os fatores componentes da matriz de SWOT.

O planejamento estratégico compreende três níveis de planejamento. O planejamento estratégico ou de longo prazo, de onde se originam as decisões estratégicas que envolvem toda a empresa. Esse plano define o porquê da sua existência, o que ela faz e como faz e o que deverá fazer para alcançar níveis mais elevados de desempenho. O planejamento tático ou funcional, que desdobra os planos estratégicos em ações especializadas para as unidades organizacionais, elaborados nos níveis intermediários. Define responsabilidades, planos de ação e objetivos para cada unidade funcional. O planejamento operacional coordena os cronogramas, decisões, orçamentos, planos, subplanos e as atividades individuais.

Sintetizando: o planejamento estratégico é um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa ou organização, com vistas a obter um nível de otimização dos resultados, inclusive na relação da empresa com o meio ambiente. Há alguns princípios que devem ser observados na formulação dos planos estratégicos, entre os quais destacam-se: o princípio da contribuição de objetivos, qual seja, visar os objetivos máximos da empresa ou organização (eficiência e eficácia); e o princípio da maior penetração e abrangência, que consiste em permear toda a organização ao provocar mudanças nas pessoas, na tecnologia e nos sistemas. De modo geral, o planejamento estratégico envolve cinco tipos de atividades: definição da missão corporativa; análise da situação (também conhecido, no jargão técnico, como auditoria de posição); formulação de diretrizes e objetivos; formulação de estratégias; planos de gestão; implementação; monitoramento e retroalimentação. As informações e elementos relevantes para formulação de um plano estratégico originam-se de dois fluxos: de cima para baixo (top down), ou seja da Alta Administração para todos os escalões de decisão das empresas; e de baixo para cima (bottom up), dos escalões inferiores até a mais Alta Gerência.

Simultaneamente com o planejamento estratégico, utiliza-se, deve ser utilizado como seu braço operacional, o planejamento estratégico de tecnologia da informação (TI), sistema que possibilita avaliar se os resultados obtidos estão conforme o planejado, permitindo, assim, um eficiente sistema de monitoramento e retroalimentação, sobretudo porque o planejamento estratégico deve ajustar-se às cambiantes situações dos ambientes internos e externos. Observe-se, por oportuno, que ambos os planejamentos devem situar-se em nível da Alta Direção da empresa ou organização, sob a responsabilidade do CEO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com