TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção e Sua Importância

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1: Planejamento e Controle da Produção e Sua Importância na Administração

O planejamento do sistema tem objetivo de garantir que a produção ocorra sempre eficaz, produzindo os produtos e serviços específicos das empresas, para gerar o controle, tem que haver o menor custo de produção, para garantir a maior lucratividade, mas para isto ocorrer têm que ter o menor índices de erros, principalmente na gestão da produção para produzir com rapidez e eficiência.

Hoje o plano de produção têm em qualquer sistema de produção mais utilizado pelas empresas, que serve para dimensionar toda a carga de trabalho, a partir da elaboração do plano de produção, o passo seguinte é a programação pra ter uma agenda de compromisso para coordenar melhor todo o processo de desenvolvimento.

O planejamento de produção e controle da produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria , e com os recursos disponíveis têm o melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa , mas para isto acontecer, tem que haver o plano mestre de produção, que é um conjunto de atividades da administração que é relacionada á alocação eficaz e eficiente dos recursos como máquinas, equipamentos e pessoas para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

O PCP consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção, aparece em diversas áreas o que mais destaca é a previsão de demanda que auxilia os gerentes de produção nos matérias necessários e adota uma estratégia de produção para o estoque.

Planejamento da Capacidade de Produção: que determina a necessidade de adequação para o aumento ou redução da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

Planejamento Agregado da Produção (PAP) : Esta nas decisões mais importantes da empresa como volumes de produção, estoques mensais, contratação, demissão de pessoas, uso de horas extras e no contrato de fornecimento e serviços logísticos.

Programação Mestra da Produção (PMP) : Serve para as previsões de demandas e principalmente para pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

Programação Detalhada da Produção ( PDP) : È a operacionalização que define como a fábrica irá operar no dia a dia.

Controle da Produção : È a ultima etapa do PCP que acompanha o fim do processo e da programação realizada, para garantir o rendimento do processo.

Todos estes elementos são importantes para manter o processo de produção e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com