TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da produção

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

MRP/MRP II

MRP (material requirement planning), ou em português: planejamento das necessidades de materiais. Esse planejamento surgiu por causa da necessidade de atender a demanda dependente, que é a demanda decorrida da demanda independente. O MRP possui como sua espinha dorsal a lista de material, que também é um software que processa os dados de materiais disponíveis nos estoques, e se for o caso já emite a lista de matérias faltantes. É importante saber que o MRP faz isso com materiais comuns a vários produtos e não de um só produto.

Com o avanço tecnológico o MRP atinge com eficácia outras áreas e não só a de materiais, como: mão de obra, equipamentos, espaços disponíveis para estocagem, instalações, etc. Manufacturing resources planning, ou em português: planejamento dos recursos de manufatura, essa é a denominação para os softwares com essa capacidade de processamento de dados, convencionou-se desta forma de se chamar MRP II, por causa de seu avanço tecnológico, podendo desta forma auxiliar com maior eficiência a produção.

Abaixo segue elementos de um sistema MRP:

Lista de material (BOM): Relação de materiais para a produção.

Controle de estoques: Estoques disponíveis, essa informação é essencial para a operação de um sistema MRP.

Plano mestre: Demanda a ser atendida, já filtrada dos fatores externos, o que deve ser produzido.

Compras: Relação de itens a ser comprados, facilitando o contato feito pelo departamento de compras para com os fornecedores, utilizando o sistema de reabastecimento electronic data interchange – EDI, que é feito pelo computador.

O sistema MRP tem suas vantagens, e são elas:

Instrumento de planejamento: planejamento de compras, contratações ou demissões de pessoal, necessidades de capital de giro, necessidades de equipamentos e de insumos produtivos.

Simulação: através da sua capacidade de simular situações de diferentes cenários, podendo dessa forma ter seus efeitos analisados é um grande auxiliador da tomada de decisão.

Custos: calculo detalhado de cada produto.

Reduz a influencia dos sistemas informais: informações disponíveis.

O MRP II é a extensão do MRP que inclui tais recursos: mão de obra, equipamentos, instalações entre outros. O MRP II é capaz de calcular as necessidades de capacidade instalada, como: mão de obra e equipamentos, a fim de completar o previsto no programa mestre de produção – MPS.

Fonte: http://producaoindustrialequalidade.blogspot.com.br/

Lead Time

Erickesen et al. (2007), definem Lead Time como: "tempo do caminho crítico da manufatura" (manufacturing critical-path time), ou MCT. Ainda na visão desses autores, MCT é: "... a típica quantidade de tempo, em dias corridos, desde a criação da ordem, passando pelo caminho crítico, até que pelo menos uma peça do pedido seja entregue ao cliente". De acordo com essa definição podemos concluir que o gerente é dessa forma auxiliado, pois assim, deve pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com