TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle da produçao em uma gelateria

Por:   •  15/3/2019  •  Artigo  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DA PERDONATO GELATERIA

RESUMO O estudo do planejamento e controle da produção (PCP) é de suma importância para o sucesso de uma organização. Ele permite analisar, constatar e solucionar os problemas pertinentes às organizações. Por meio deste estudo, é possível notar que o PCP de uma empresa, se bem implantado, torna-se uma das principais ferramentas para competir no mercado. O presente artigo realiza uma análise do planejamento e controle da produção de uma empresa localizada no município de Medianeira-PR, bem como suas características, no setor em que atua. Por meio de visitas in loco e entrevistas, foi possível constatar que a empresa possui algumas deficiências no que diz respeito ao planejamento e controle de produção. O principal objetivo deste estudo é propor melhorias à empresa, buscando organizar o setor de PCP.

PALAVRAS-CHAVE: Identificar. Analisar. Problemas. Produção. Soluções.

1. INTRODUÇÃO

Com as mudanças políticas, econômicas e sociais, as empresas precisam ser cada vez mais competitivas para que não percam espaço no mercado. Para tanto, é necessário produzir cada vez mais, com qualidade e com custo reduzido. O Planejamento e controle da produção é fundamental para que esses objetivos sejam atingidos, uma vez que, ele busca otimizar e controlar toda a produção.

Compreende-se como planejamento e controle de produção, um conjunto que abrange todo sistema produtivo de uma empresa, ele consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. É uma ferramenta que estrategicamente atua na área de administração da produção, e tem como um dos principais objetivos buscar garantir que a produção ocorra de

forma eficaz e produza bens e serviços que atendam a demanda existente no mercado.

Segundo Russomano (2000), o Planejamento e Controle consiste em uma "função de apoio de coordenação das várias atividades de acordo com os planos de produção, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos nos prazos e quantidades".

O PCP é extremamente importante e tem como objetivo melhorar o setor de produção de uma forma abrangente. Quando bem aplicado, aumenta a capacidade operacional e consequentemente a produtividade organizacional.

Para obter uma boa implementação do PCP deve-se ter o reconhecimento das características dos produtos e serviços a serem executados. As diferenças encontradas em cada uma delas fazem com que os responsáveis pelo PCP alterem a forma que devem planejar e controlar as atividades. Isto ocorre porque quanto mais incerta for à demanda, mais difícil será a definição do planejamento e mais rigoroso deverá ser o seu controle.

Sendo assim, este estudo busca descrever o PCP e sugerir possíveis melhorias para a empresa Perdonato Gelateria, sediada em Medianeira-PR. A empresa é de pequeno porte e tem fabricação própria focada em gelatos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com Russomano (2000), os diversos tipos de sistemas produtivos definem o PCP a ser utilizado na empresa, ou seja, o PCP deverá ser específico para cada empresa.

Burbidge (1988) e Zaccarelli (1978) definem PCP com função de planejar, dirigir e controlar as atividades da entrada dos insumos até a saída do produto final.

Tubino (1997) considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor forma possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.

De acordo com Favaretto (2001), o planejamento e controle da capacidade possui o objetivo de garantir a fluidez entre a capacidade disponível em centros de trabalho específicos e a capacidade necessária para atender a produção planejada. Logo, o objetivo da capacidade é identificar para atender a

demanda futura no atual planejamento. Algumas políticas devem ser implementadas, entre elas: acompanhamento da demanda através do ajuste na capacidade, capacidade e sua manutenção e mudança na demanda existente, de tal modo para continuar com a capacidade instalada. (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002).

Já Chiavenatto (1988) atribui ao PCP duas finalidades, atuar sobre a produção de modo a aumentar sua eficiência e cuidar para que os objetivos almejados sejam alcançados.

Bonney (2000) acredita que a função de PCP e seus sistemas integrados direcionam o planejamento e controle de maneira que a organização tenha mais facilidade de detectar sempre as exigências do seu processo produtivo. Cabe a esta função garantir o cumprimento dos objetivos de desempenho organizacionais a partir da aplicação eficiente dos recursos de produção. Sendo assim, ele é o responsável por definir as quantidades de produtos a serem produzidos, manter o controle nos estoques, emitir ordens de produção programadas, movimentá-las e, finalmente, realizar seu acompanhamento na quantidade, tempo e qualidade exigida.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 AMBIENTE ESTUDADO

O presente estudo ocorreu na empresa Perdonato Gelateria, especificamente na unidade da cidade de Medianeira PR, com o intuito de verificar na prática os conceitos desenvolvidos em sala de aula ao longo do semestre.

Desta forma, foi possível identificar, analisar e propor melhorias em seu Planejamento e Controle de Produção.

Para entender melhor a organização como um todo, foram feitas algumas visitas para observar o processo produtivo e realizada entrevistas com o gestor.

3.2 METODOLOGIA DA PESQUISA

Segundo Gil (2009) a pesquisa é classificada em três grandes grupos: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa exploratória aprimora ideias ou traz novas percepções. Já a pesquisa descritiva tem foco na descrição da relação entre as diversas variáveis. A explicativa, identifica os fatores que originam ou que colaboram para a ocorrência de fenômenos.

Este trabalho se fundamenta na pesquisa exploratória, uma vez que o seu objetivo é procurar hipóteses para o problema pesquisado. Este método permite ao pesquisador caracterizar o seu problema e formular seu conjunto. O objetivo da pesquisa deste estudo é identificar os problemas enfrentados pela empresa devido à falta de programação e controle de produção. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com