TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle da produção

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDERP UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL – MS

POLO URUGUAIANA-RS-BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

URUGUAIANA/RS

Novembro 2015


UNIDERP UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 2]

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharel em Administração 6º Semestre) da ANHANGUERA - UNIDERP – Universidade de Campo Grande MS, para a disciplina de Planejamento e Controle da Produção.

.

.

Orientador: Marcelo Carvalho

Tutor de Sala: 

URUGUAIANA/RS

Novembro 2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ETAPA 1        

2.1.1 Conceitos Sobre O Planejamento E Controle Da Produção.        

2.1.2 Previsão da demanda:        

2.1.3 Planejamento da capacidade de produção:        

2.1.4 Planejamento agregado da produção (PAP):        

2.1.5 Programação mestra da produção (PMP):        

2.1.6 Programação detalhada da produção (PDP):        

2.1.7 Controle da produção:        

2.2 ETAPA 2        

2.2.1 Projeto, Planejamento e Controle de Produção (PPCP).        

2.3 ETAPA 3        

2.3.1 Os Aspectos Técnicos e Operacionais, Controle da Produção:        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

O Planejamento é muito considerável dentro da administração da produção, para qualquer parte do mercado, pois as melhores respostas aos imprevistos que possam acontecer na melhoria de mercado se conquista com ações planejadas. E dessa maneira podemos dizer quanto melhor for o processo de planejamento melhores serão os resultados. Uma das finalidades desta pesquisa é situar a importância do bom planejamento da produção ele é necessitado e atua nos vários setores dentro de uma empresa. E também expor algumas ferramentas de apoio a esse processo


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 1

2.1.1 Conceitos Sobre O Planejamento E Controle Da Produção.

 PCP- Planejamento e Controle da Produção é o departamento que gerencia os processos de produção da indústria. Monitora a atividade e decide a melhor aplicação dos recursos de produção com funções envolvendo planejamento (oque e quando será produzido), programação (recursos utilizados para operações, com início e termino de todo fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção).

Resumindo podemos dizer que o PCP trata de dados de diversas áreas, convertendo em informações, levar a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1°        O que produzir?

2°        Quanto produzir?

3°        Onde produzir?

4°        Como produzir?

5°        Quando produzir?

6°        Com o que produzir?

7°        Para quem produzir?

A partir do formato do processo de Produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP) que é diretriz da produção.

Trata-se de atividade de Administração da Produção referente à alocação ativo e efetivo dos recursos da produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para qual a produção dos bens de serviço do consumo dos clientes.

Quem não organiza o que produz seguramente terá muitos obstáculos em atingir índice de produtividade e qualidade que o mercado exige, portanto está destinado ao desaparecimento. Para que isto não venha ocorrer, deve-se buscar um gerenciamento da empresa de forma prática, ágil e eficaz.

Desta maneira é preciso definir e assegurar que a empresa alcance o propósito de gerar com qualidade e produtividade a garantia de bons êxitos está relacionada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

Assim sendo, fica possível agir corretamente quando ocorrerem erros, falhas de processo ou em metas fracassadas no desenvolvimento de um produto, para que ele seja bem reconhecido. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.

Relevantemente, com o desenvolvimento da administração científica, as utilidades de planejamento e controle da produção, quando exercidas de maneira empírica pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizadas em um departamento especifico da fábrica usualmente chamado PCP.

Em geral, o departamento de PCP empenha-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoque (matérias-primas, em processos de produtos acabados), expedição e controle de ordens de produção, entre outros exercícios do dia-a-dia da produção.

Porém, atividade não se resume ao nível operacional. No nível tático-estratégico, a gerência da produção se define de médio e longo prazo que incluem decisões sobre aquisições de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de matérias e fornecedores, a partir de cálculos atualizados da demanda. Este sistema de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operação e Vendas (POV), abrange, além da produção outras áreas da empresa, particularmente as áreas de vendas e financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (127.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com