TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle da produção

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 16

Etapa 1

Definindo um foco real do que se quer realmente fazer, e desenvolver de forma correta e coerente é a principal característica de um bom planejamento, saber realmente o que sua empresa necessita, focar em um problema, e ver à melhor maneira de se resolve-lo.

Planejamento passa antes de tudo pela necessidade de se realizar algo, e se tratando de produção, dizemos que é necessário um conhecimento amplo, de nossa empresa de nossa capacidade, que quantos podemos produzir, de quanto ira nos custar essa produção, atentando-se a uma realidade que nos proporciona mais qualidade em nossos produtos.

Atuar sobre os meios de produção para aumentar a eficiência; Cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados para aumentar a eficácia.

Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios.

Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.  

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos.  O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas.

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.  Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

O planejamento da produção passa por três fases, são elas:

Fase 1, Projeto de Produção:

Uma empresa para produzir muitas unidades de produtos, precisa responder algumas perguntas e pra isso existe controle no sistema de produção. As empresas sabem quanto tempo elas levam pra produzir uma unidade de cada produto e até quanto ela leva a cada fase da produção, e não é só tempo de produção ou a quantidade que precisa ser controlada também precisa saber como está produzindo com um processo de produção com qualidade, controlar o processo de produção faz com que elimine erros, imperfeições e possa melhorar cada vez mais o processo produtivo.

• Também chamado de pré-produção ou planejamento de operações.

• Procura definir como o sistema de produção funciona e quais suas dimensões, com o propósito de estabelecer os parâmetros do PCP .

• É relativamente permanente e sofre poucas mudanças com o tempo, exceto em situações em que ocorrem alterações.

Constitui um esquema básico que se fundamenta nos seguintes aspectos do sistema de produção da empresa:

• Quantidade e características das máquinas.

• Quantidade de pessoal disponível.

• Volume de estoques e tipos de matérias-primas.

• Características do produto/serviço a ser produzido.

• Métodos e procedimentos de trabalho.

• Tamanho dos lotes econômicos de produção.

Fase 2, Planejamento da Produção:

Quando se trata do planejamento da produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento (Principio da definição do objetivo; Principio da flexibilidade do planejamento.) e, quando se trata do controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle ( Principio do objetivo; Principio da definição dos padrões; Principio da exceção; Principio da ação.)

• Fundamenta-se na previsão de vendas com base no que a empresa pretende colocar no mercado e na capacidade de produzir.

•O planejamento de produção programa as máquinas, os materiais e a mão de obra para produzir um resultado compatível com sua capacidade e com a previsão de vendas.

• É o estabelecimento daquilo que a empresa deverá produzir, tendo em vista, de um lado, a capacidade de produção e, de outro, a previsão de vendas que deve ser atendida.

Definições do Planejamento de Produção:

• O que fazer: produtos/serviços.

• Quanto e quando fazer: capacidade de produção.

• Quem deve fazer: unidades de produção/assessoria.

• Como fazer: processos de produção.

1.Plano de produção: representa aquilo que a empresa pretende produzir em determinado período.

2. Programação da produção: determina quando deverão ser realizadas as tarefas e operações de produção.

3. Emissão de ordens: informa as decisões sobre produção para as diversas unidades ou seções envolvidas no processo produtivo (núcleo de informação e coordenação).

4. Liberação da produção: representa o sinal verde para que todos os recursos sejam mobilizados e coordenados para a execução das ordens.

Fase 3, Controle da Produção:

O controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho, para assegurar que os objetivos da empresa sejam atingidos. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito conforme o que foi planejado e organizado, de acordo com as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-lo e evitar sua repetição. Assim todo controle visa à correção de falhas ou erros, e a prevenção de novas falhas ou erros: o primeiro visa apontar as medidas corretivas, e o outro aponta meios de evita-los no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com