TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano estrategico

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.176 Palavras (25 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 25

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E AGRONEGÓCIO: Um estudo de caso das análises financeiras de instituições de cooperativismo e participação no agronegócio do SICOOB CREDILUZ.

Dandara Rílare de Sousa Bispo*

Elaine Iriane Duarte da Silva*

Joielli Geralda de Sousa*

Laiane Ribeiro Ferreira*

Marcelo Augusto de Sousa*

Marília Francielle Caetano Moreira*

Mayra Cinthia Campos Silva*

Tarcísio de Assis Caetano*

Orientador: Nathan Alves Carvalho**

Coorientador: Denise M. Vasconcelos Chaves**

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVE: Finanças, Agronegócio e Sicoob Crediluz

[pic 1]

*Alunos do curso de Graduação em Administração FASF Luz/MG.

** Professor de Administração Financeira II do curso de Graduação em Administração FASF Luz/MG.

**Professora de Administração Rural II do curso de Graduação em Administração FASF Luz/MG.


  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo demonstra a importância do conhecimento da Administração Rural e a Administração Financeira, no dia a dia das pessoas, onde ambos são instrumentos de grande importância para o administrador de empresas.

A sociedade brasileira como um todo tem se beneficiado de várias maneiras do desempenho que o agronegócio vem apresentando desde a década de 1990. Sua produtividade vem crescendo rapidamente e as reduções de custo de produção têm sido repassadas ao consumidor na forma de preços mais acessíveis. Com isso, o poder aquisitivo das camadas mais pobres da população vem aumentando significativamente, criando, assim, espaço para uma ampliação e diversificação do seu consumo. Mesmo assim, uma expressiva parcela da população ainda passa por carência alimentar, principalmente por limitação de renda.

Ao mesmo tempo, o setor vem gerando substanciais superávits comerciais, que permitiram a solvência do país durante as turbulências de sucessivas crises internacionais e tem permitido inéditas reduções da dívida externa brasileira.

O agronegócio é o conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários “ in natura” ou industrializados.

É também uma ferramenta indispensável a todos os tomadores de decisão, sejam autoridades públicas ou agentes econômicos privados, para que formulem políticas e estratégias com maior previsão e máxima eficiência passando pela produção, industrialização e comercialização dos produtos representando um grande campo de trabalho no país. É também o segmento econômico de maior valor em termos mundiais e sua importância relativa varia para cada país.

Já, as demonstrações financeiras, fornecem informações em abundância, que são usadas pelos administradores, investidores, fornecedores de fundos, clientes, fornecedores em geral e órgãos reguladores.

O objetivo das demonstrações financeiras para fins gerais é oferecer informação financeira sobre a entidade que seja útil à tomada de decisões por investidores, financiadores e outros credores, efetivos e potenciais, quanto à financiar a entidade. Tais decisões envolvem comprar, vender ou manter instrumentos de patrimônio e de dívida, e oferecer ou liquidar empréstimos e outras formas de crédito. Também pode ser usada, para predizer como decisões estratégicas, como a venda de uma divisão, um programa importante de marketing, ou a expansão das instalações afetarão o desempenho futuro.

Uma vez, que a mesma é usada pra proporcionar uma visão mais ampla, da situação que a empresa está financeiramente, sendo que por meio deste, podemos analisar questões que podem levar a conclusões das decisões a serem tomadas para um melhor desempenho da entidade.

O trabalho como um todo abordara questões ligadas, ao agronegócio no Brasil, no mundo e na região, e tendo como principal instrumento de trabalho, uma Cooperativa de Crédito da região do Alto São Francisco.

No decorrer do trabalho, poderemos analisar com melhor precisão a importância, dos temas abordado, para atingir o objetivo da pesquisa foi buscado informações bibliográficas em livros, artigos e páginas eletrônicas.

 Com isso a pesquisa se justifica em revelar conhecimentos mais amplos do que seja realmente a importância do conhecimento sobre Administração Rural, juntamente com a Administração Financeira.


1.1 Justificativa         

O presente estudo houve bastante relevância para investigar a importância das demonstrações financeiras em empresas que atuam no Agronegócio. Tendo em vista que o crescimento do agronegócio é de imenso valor para a economia brasileira.

Objetivando no decorrer do trabalho a importância das demonstrações financeiras para as empresas agroindustriais, identificando os principais indicadores financeiros das demais, calculando os mesmos e realizando análise das demonstrações financeiras. Diante das operações do agronegócio (‘antes da porteira’, dentro da porteira’ e ‘depois da porteira’) e de seus agravantes como a sazonalidade, barreiras tarifas, oferta e demanda irá visar à produtividade e a lucratividade da empresa.  

Detalharemos um pouco da história da Cooperativa de Crédito situada em Luz.

A Cooperativa de Crédito de Luz Ltda – é uma Cooperativa de Crédito singular, instituição financeira não bancária, fundada em 26/08/1988, filiada à Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda – e componente do Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil. A instituição conta atualmente com um corpo funcional composto por 35 (trinta e cinco) colaboradores, uma equipe de funcionários treinados e empenhados, uma diretoria dedicada, um conselho de administração e fiscal compromissados com o desenvolvimento econômico e social e uma cooperativa central competente que caminha lado a lado com os ideais da instituição e aspirações de seus 6.000 associados.

As Cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade cooperativa, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados, como concessão de crédito, captação de depósitos à vista e a prazo, cheques, prestação de serviços de cobrança, de custódia, de recebimentos e pagamentos por conta de terceiros sob convênio com instituições financeiras públicas e privadas e de correspondente no País, além de outras operações específicas e atribuições estabelecidas na legislação em vigor. (Pinheiro, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (460.6 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com