TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas e Praticas de Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  3/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos.

Sabemos o quão são importantes as políticas e práticas de gestão de recursos humanos. Temos diversos fatores responsáveis pelo sucesso de qualquer empresa. E obviamente uma organização com planejamento bem estruturado de RH certamente são uns dos principais passos para que os negócios evoluam e se mantenham no mercado.

Políticas de RH: O que são?

As políticas de RH são um conjunto de regras que determinam como os colaboradores de uma determinada empresa devem se comportar em relação ao trabalho (atividades) e ambiente de trabalho. E elas são definidas a partir das características de cada empresa (Missão, valores e visão).

Diversos fatores devem ser observados para a construção das políticas e normas de RH, como por exemplo um plano de carreira, salários e benefícios, análise de desempenho do funcionário e, especialmente, a cultura organizacional da empresa.

A definição é bem simples, seguir um padrão de comportamento de todos os colaboradores desta instituição, e assegurar um tratamento igualitário entre os integrantes.

As políticas de recursos humanos têm o papel de esclarecer a todos qual é a conduta ideal em cada uma das situações elencadas pela gestão.

Tem também por finalidade facilitar o entendimento dos colaboradores, o manual de conduta exerce uma função estratégica para a equipe de RH, na gestão de pessoal.

Importante abordarmos também que existem Políticas de RH e Políticas Internas, abaixo algumas diferenças: [pic 1]

Temos diferenças entre políticas de RH e políticas internas, a primeira também determina como os colaboradores dever agir quanto ao público externo.

Obviamente que o comportamento dos funcionários pode impactar a imagem da companhia. Desta maneira, as políticas de RH também devem abranger boas normas de conduta que vão ao encontro da missão e dos valores da empesa.

As políticas internas, por sua vez, são diretamente voltadas ás regras a serem seguidas dentro da empesa, por exemplo, a forma como se relaciona com colegas de trabalho, como funcionam os planos de carreira e quais os benefícios oferecidos aos funcionários.

Vale salientar que as pessoas são as responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma empresa. Os colaboradores que não são produtivos ou que não seguem as regras tendem a não trazer resultados esperados pelos gestores.

Alguns casos mais isolados são simples de resolver, seja realizando um período de requalificação do colaborador ou definindo a demissão. Entretanto, se o problema de mau comportamento se torna crônico, os impactos podem ser muito negativos para a companhia.

As políticas irão auxiliar os gestores na padronização dos processos e no entendimento de diferentes cenários e conflitos internos. Isso porque lidar com pessoas exige uma habilidade de adaptação a perfis diversos de colaboradores.

As políticas bem definidas entregam mais segurança a todo os envolvidos, pois empregado e empregador terão seus direitos e deveres com uma visão mais ampla, sistêmica.

As políticas internar muitas das vezes são confundidas com a missão, a visão e dos valores da empresa, porém cabe salientar que são conceitos distintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com