TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social e meio ambiente

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Tema

A influência dos meios de comunicação, em especial a televisão e a internet, que fazem parte do dia a dia de crianças, jovens e adultos.

Problemática

Estas importantes ferramentas não se prestam apenas como lazer e passatempo, mas como babás eletrônicas para pais sobrecarregados e que não tem tempo para dar a atenção de qualidade aos seus filhos. São instrumentos que influenciam o contexto educacional e da formação moral das crianças, pois como se trata de canais abertos e de fácil acesso, muitas vezes os pais têm certa dificuldade em estabelecer regras por não conviver com eles.

Estudo de Campo

A mãe que lida com as rotinas da casa, trabalha de Home Office e tem que cuidar de duas crianças. Como tem que administrar seu tempo nos afazeres domésticos e organizar tudo para as crianças irem à escola, recorre à televisão, sua babá eletrônica, para entreter seus filhos, que ficam sobre total influência desde meio de comunicação, enquanto executa as atividades. Após encaminhar seus filhos para escola, dedica-se a sua ocupação profissional até o retorno das crianças. Com a chegada dos filhos, retoma sua rotina doméstica, colocar os filhos no banho, ver as lições da escola e alimenta-los. Para terminar seus afazeres antes de seu marido chegar, vale-se, novamente, da sua babá eletrônica para o entretenimento das crianças. Ela não tem muito tempo para dedicar-se a lazer com seus filhos, cultivar brincadeiras de socialização. Para suprir sua ausência de atenção, recompensa-os com coisas materiais, muitas delas a pedido deles que sofreram a influência do meio de comunicação.

Conclusão do Estudo

Os valores estão totalmente contrários. Os meios de comunicação deveriam ser somente para lazer, sem ter tanta influência na educação e caráter das crianças. As crianças absorvem tudo que veem e ouvem, assim, programação em geral induz as crianças a crescerem precocemente e manipulam a formação de suas atitudes, pois há violência, competição, vaidade e consumismo.

A melhor solução é controlar o acesso das crinaças a esses meios de comunicação, determinando tempo de uso e o que podem assistir. Dedicar mais tempo para brincadeiras pedagógicas e ao ar livre, para não haver um aumento nas crianças com obesidade, pois já convive com este problema.

As crianças são o futuro deste mundo consumista e para controlar o consumismo infantil tem que se modificar a educação desde pequenos.

Referência Bibliográfica

1. CHAÍ, Marilena. Indrodução à filosofia. São Paulo:Ática, 2000.

2. RUSCHEINSKY, A. Educação Ambiental: abordagens múltiplas, 1ª ed. Porto Alegre:Artmed, 2002.

3. CRIANÇA, a alma do negócio. Disponível em https://youtu.be/49UXEog2fI8> postado em 23/04/2011. Acesso em 15/03/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com