TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 1 Semetre de Administracao Unopar

Por:   •  19/10/2015  •  Seminário  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 fundamentos e teorias organizacional..................................................................4

2.1 Principios de fordismo........................................................................................5

2.1.2 Exemplos de trabalho informal (fordismo informal)......................................6

2.2 Comportamento organizacional..........................................................................7

2.2.1 Qualidade de vida no trabalho...................................................................  ..08

2.2.2 Cultura organizacional dentro das empresas...............................................09

2.3 Homem, cultura e sociedade.............................................................................10

2.3.1 ANALISE DAS TEORIAS CIENTIFICAS E CLASSICAS DENTRO DAS EMPRESAS...............................................................................................................11

2.3.2COMO A PRODUCAO FLEXIVEL IMPACTAM NA VIDA DOS TRABALHADORES..................................................................................................11

2.4 COMUNICAO E LINGUAGEM.............................................................................12

2.4.1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO...................................................................12

2.4.2 REFLEXOES SOBRE COMUNICACOES INTERNAS................................... 13

3.1 CONCLUSAO......................................................................................................13

        

        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para entender sobre fundamentos e teorias organizacionais, comunicação e linguagem, Homem cultura e sociedade e comportamento organizacional.

Buscando assim um maior entendimento em relação a tais disciplinas e buscando um melhor aprendizado.

2.1 fundamento e teoria organizacional

2.1.1  princípios do fordismo:

1) princípio da intensificação: consiste em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado.

2) princípio da economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados.

3) princípio de produtividade: consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.

 Os princípios do Fordismo foram amplamente difundidos não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, tornando-se uma das bases da organização do processo de produção nas indústrias durante muito tempo, e, embora de maneira modificada, mantendo-se até hoje em muitos países.

No Brasil podemos identificar tais características nas montadoras de automóveis.

Além das montadoras de automóveis podemos encontrar no Brasil outros exemplos de fordimos que são as redes de fast-food como por exemplo a McDonald’s

O conceito fast-food, relacionado à produção da alimentação de McDonald’s, representa a versão fordista da culinária, a divisão e a racionalização do trabalho, que se contrapõem ao trabalho artesanal, “artístico”, dos restaurantes.

2.1.2 Exemplos de trabalho informal (fordismo informal)

A falta de emprego leva muitas pessoas a procurarem meios informais para se manterem. Um desses meios é o chamado de "fordismo" informal. Denominado dessa maneira porque algumas características vitais do que passou a se chamar fordismo se encontram presentes nessa atividade

A atividade a que me refiro é a venda de balas e confeitos em sinais de trânsito. Mas o interessante é não se tratar de qualquer venda, como observamos em muitos pontos da cidade por que não do Brasil. O que chama a atenção é justamente a "especialização" que tal venda adquiriu em alguns sinais de trânsito desta cidade, o bairro no qual observei tal prática. Não sei se ela se estende a outros cidades.

A prática se dá da seguinte maneira, os vendedores deixam na calçada diversas caixas com pequenos sacos de balas e confeitos industrializados, estes últimos são dois pacotes que estão ligados um ao outro, de forma que se tenha o equilíbrio necessário para pendurá-los nos retrovisores dos carros dos possíveis fregueses. Quando o sinal fecha, uma seqüência de passos e ações é instantaneamente acionada e praticada com rapidez e precisão.

2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2.1.1 Qualidade de vida no trabalho.

  Qualidade de vida do trabalhador ou no trabalho é um tema bastante desenvolvido na área da economia e administração que normalmente aborda o conceito no víeis dos programas de qualidade, nos quais a satisfação do trabalhador é um meio para se atingir alta produtividade; mas também é crescente a busca de superação desse paradigma no sentido de considerar, de forma mais humana, as pessoas que estão envolvidas nos processos produtivos.

    A qualidade de vida no trabalho engloba muitos aspectos. Assim como ilustra o Quadro 1, realizam leituras e resumem estes aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com