TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio I 3º PERIODO

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

03

2. DESENVOLVIMENTO

04

3 CONCLUSÃO

10

REFERÊNCIAS

11


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aprofundar o aprendizado das disciplinas Pesquisa de mercado, negociação, marketing e metodologia científica. Além disso, integrar o estudo do ambiente virtual, do ambiente acadêmico e o desenvolvimento individual do discente incrementando seu conhecimento. E aprofundar o conhecimento teórica para implementação de franquias no seguimento de construção, reforma, elétrica, hidráulica e pequenas reparos em residências e empresas. A franquia trabalhada é a rede Rei da Reforma criada em 2012.

DESENVOLVIMENTO

Com o desenvolvimento do estado de Pernambuco, o setor de serviços na área de construção, reformas e pequenos reparos ficou comprometido devido ao desenvolvimento industrial do parque de empresas no Porto de Suape que captou profissionais nos segmentos acima citados; criou uma demanda por esses serviços em residências e empresas de grande, médio e pequeno porte.

Nesse cenário a implementação de uma franquia da rede Rei da Reforma torna-se viável para atender à crescente demanda.

Assim abordaremos inicialmente os aspectos relacionados a pesquisa de mercado para a instalação da franquia no bairro de Jardim São Paulo – localizado na zona oeste da região metropolitana do grande Recife (PE).

O investidor da franquia Rei da Reforma pode utilizar como ferramenta a pesquisa de mercado. Nela tem-se a possibilidade de mapear o perfil de seus consumidores; quais são seus desejos; o que esperam das empresas em relação às novas demandas; e estudar o mercado tecnológico do segmento. Pode também, observar o histórico de decisões passadas e avaliar com o presente quais decisões se deve tomar para ter-se segurança no investimento do negócio. Desse modo tomar a decisão de seguir no investimento da franquia para um mercado em crescente demanda.

De início o investidor pode se utilizar da pesquisa exploratória que tem como principal característica o primeiro momento na implementação de um estudo mais contundente. Tem como objetivo solucionar questões de problemas encontrados para balizar a decisão da instalação franquia no bairro de Jardim São Paulo. Ela norteia o futuro empresário no estudo inicial de tomada de decisão para o investimento supracitado. É um tipo de pesquisa qualitativa, não estruturada, balizada em amostragens pequenas que explora descobrir causas importantes em busca de oportunidade. Ela é estrutura em perguntas abertas para entender a problemática do consumidor local. Exemplo: encontra-se com facilidade no bairro o serviço de pintura e reformas?; o que determina a escolha do consumidor no momento de comprar o serviço?; eles estão dispostos a pagar até qual limite pelo serviço prestado?; como os moradores do bairro de Jardim São Paulo enxergam atualmente a oferta de serviço no segmento explorado?; quem seriam os principais concorrentes locais ou próximos ao bairro. O que se pretende conhecer com essa pesquisa são os aspectos qualitativos do serviço a ser prestado pela franquia- são aspectos intangíveis no estudo de planejamento do futuro investidor.

A partir daí podemos avançar para a pesquisa descritiva que aponta a reposta para o problema; descrevendo o fenômeno do mercado local; o comportamento de compra do consumidor; a frequência dessas compras; determinação da relação entre utilização do serviço e a percepção das características deste; e quais níveis da variável do mercado estão associadas ao marketing. A pesquisa desse tipo descreve o cliente e o mercado, avaliando a repetição de comportamentos como por exemplo o momento em que os consumidores decidem contratar o serviço de reformas e reparos em geral. E por fim, pode complementar com a pesquisa causal. Ela, como a descritiva, deve ser estrutura e planejada. A diferença é que na causal ela aponta a relação de causa e feito. Vejamos. Qual é a principal causa de a demanda por serviços, reformas e reparos hidráulicos e elétricos ter aumentado no bairro de Jardim São Paulo? Temos provavelmente como resposta: a crescente demanda por mão de obra técnica que são essenciais nas instalações iniciais das empresas no Porto de Suape.

Seguindo adiante, temos a aplicação de abordagens qualitativas e quantitativas para a instalação da rede Rei da Reforma. A abordagem qualitativa é ideal quando se pretende compreender inicialmente o cenário do problema no bairro; porque temos esse tipo de demanda e porque estas não estão sendo atendidas. Esse tipo de abordagem é ideal para o tipo de pesquisa exploratória porque não estrutura dados mais sim trabalha com aspectos intangíveis do consumidor. O foco é a compreensão inicial de um dado problema. Por outro lado, temos a abordagem quantitativa que trabalha com análise de estatística. Esse tipo de abordagem trabalha com dados estruturados, analíticos, abordagens estatísticas; a entrevista é balizada por uma amostra que é a representação do universo pesquisado. Com a padronização possibilita a consistência e a análise de modo único e coerente. Importante salientar que as abordagens são complementares e não excludentes. Para cada necessidade e para cada etapa se tem a utilização de uma ou de outra.

Noutro momento da pesquisa, é necessário que seja feito um levantamento diretamente aos potenciais consumidores do serviço. São feitas perguntas diretas com o intuito de encontrar informações que esclareça o comportamento do consumidor por meio de uma amostra significativa do universo.

As fontes que podem ser usadas no levantamento dos dados podem ser por meio de site de pesquisas profissionais e de relevância significativa. Temos como exemplo o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – nele são encontradas características por regiões e municípios com dados demográficos, culturais, econômicos, tecnológicos e naturais. Temos também o instituto de pesquisa IBOPE; também como instrumento de levantamento de dados os sites de órgão públicos como os de prefeituras e governos de estados, Procon, ONGs que trabalham junto ao consumidor, universidades públicas e privadas. Ou seja, um campo vasto de instituições que possuem banco de dados e informações importantes como o perfil de consumo do recifense, suas preferências de marcas e empresas, o perfil da renda, o nível de endividamento do consumidor o perfil do cliente junto às empresas recém instaladas, para o estudo da instalação de franquia. Ou métodos de levantamentos que serão aplicados são o questionário - que se utiliza perguntas padronizadas e ordenadas; são de fácil aplicação; não necessita da presença direta do entrevistador que por vezes, a depender do entrevistado, este se inibe diante de questionamentos aplicados pessoalmente; pode também utilizar-se de perguntas abertas ou fechadas ou mistas; como desvantagem temos a baixa taxa de retorno, porque todo método de levantamento de dados tem suas limitações; além disso podem ser entregues diretamente pelo entrevistador, pelo correio, por e-mail ou disponibilizados em sites de internet. Entretanto, permitem utilizar métodos com dados quantitativos e estatísticos para uma determinada amostra da população escolhida qualquer que seja o tamanho desta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com